por Equipe Horóscopo Virtual

Tire seus sonhos do escuro

Sonhar nos faz ter esperança de dias melhores, de uma vida melhor e de nos tornarmos mais felizes. Mas, se sonhos trazem tantas coisas boas, por que, muitas vezes, desistimos de colocá-los em prática ou sequer tentamos fazê-los virar realidade? A resposta para essa pergunta é um pouco complexa, pois envolve sensações e sentimentos.

É muito comum colocarmos obstáculos no caminho dos sonhos, e eles acabam sendo mais fortes que a nossa vontade de por o desejo em prática. O primeiro obstáculo é o medo de sermos julgados. Infelizmente, a opinião alheia afeta muita gente e se torna um verdadeiro bloqueio emocional que nos impede de realizarmos o que queremos.

Há, também, outras dificuldades, tão grandes quanto o medo do julgamento, que são: o medo de errar, a procrastinação (ou seja, sempre deixar para depois), a exigência para que tudo esteja perfeito (o que é impossível porque um projeto é incapaz de prever absolutamente todos os defeitos) e achar que é incapaz.

É preciso deixar tudo isso de lado, mas não é fácil. Todas essas características fazem parte de um ciclo vicioso que é preciso ter muita coragem e força de vontade para abandonar. É claro que, além disso, há outras coisas que você pode fazer para finalmente tirar seus sonhos do escuro e transformá-los em realidade. Onde você poderá encontrar essas dicas? Aqui mesmo! Basta continuar lendo este artigo. Separamos 10 dicas que, com certeza, vão te ajudar a não ter medo de lutar por seus sonhos.

Sonhe

Parece óbvio, mas não é tanto assim. As pessoas começam a parar de sonhar quando percebem que nenhum sonho está se tornando realidade. Nunca se permita parar de sonhar. Aliás, sonhe o máximo que puder, sempre que puder (isso inclui sonhar durante o dia), com toda a intensidade que você se permitir. Lembre-se sempre de que são os sonhos que nos fazem crescer.

Reflita

Muitas vezes, sonhamos com coisas que queremos muito. Outras vezes, sonhamos com coisas que, na verdade, não queremos – neste caso, apenas sonhamos. Então, antes de colocar qualquer sonho em prática, reflita se é algo que você realmente deseja e quer que se torne realidade. Porque, com certeza, você terá que se esforçar e, para que seu esforço tenha valia, é preciso que seja algo importante para você. A reflexão também é necessária quando queremos realizar mais de um sonho por vez (sendo que todos são importantes). Lembre-se de que quantidade não significa qualidade, certo? Às vezes é melhor deixar um sonho de lado por um tempo e se concentrar no principal.

Planeje

Depois de refletir, se você chegar à conclusão de que realmente quer colocar em prática o seu sonho, então é chegada a hora de planejá-lo. Isso significa que você precisará de um lápis ou uma caneta, um papel e muita paciência. Você escreverá cada detalhe que precisa ser feito. E é assim que seu projeto começa a tomar uma forma. Não se esqueça de planejar passo a passo e na ordem correta, ou seja, se o seu sonho é abrir uma loja, o primeiro passo é escrever como você juntará dinheiro para construí-la e não como será a porta de entrada do local. Se o seu sonho é se tornar mãe, a primeira coisa é consultar um ginecologista e não engravidar ou comprar o berço. E assim por diante.

Antecipe problemas

Faz parte do planejamento, também, pensar em todos os pedregulhos que estarão em seu caminho. Então, pense em cada problema que você pode ter (e que é provável que você tenha) e antecipe-os: finja, por um instante, que você está vivendo a situação e tente pensar na melhor solução. Dessa forma, se você de fato passar por um problema no futuro, estará minimamente preparado. É claro que é impossível prever tudo o que vai acontecer, mas prever a maioria te poupará muita dor de cabeça...

Coloque a ideia em prática

Depois de sonhar, refletir e planejar, chegou a hora de colocar seu plano de ação em prática. Agora é a hora de você fazer o que for preciso (logo, tudo o que escreveu em seu planejamento) para que seu sonho se torne realidade. Não tenha medo. Lembre-se de que o melhor momento é agora. O minuto anterior não volta mais, e o minuto seguinte nós não sabemos nem ao menos se existirá, portanto faça acontecer no presente, sem se pensar no passado e se preocupando com o futuro, mas agindo agora.

Tenha foco

Distrações servem apenas para distanciar-nos de nossos objetivos, sonhos e desejos. Isso não significa que você precisa virar um robô, não ver mais seus amigos e pensar somente em seu sonho. Significa, no entanto, que pautará suas principais ações e seu esforço em conseguir atingir seu objetivo. Um exemplo: se seu objetivo é virar um atleta, você pode sair com seus amigos e se divertir muito, porém será melhor que não consuma bebidas alcoólicas ou comidas gordurosas e volte para casa cedo para conseguir descansar. Caso seja necessário, releia sua estratégia de planejamento e mentalize quais atitudes precisa ter. Isso vai te ajudar a se manter no caminho certo.

Seja paciente

Um passo de cada vez. Se tentar subir mais de um degrau por vez, você corre o risco de tropeçar e cair três. É aquele velho ditado: a pressa é inimiga da perfeição. Alcançar um sonho pelo caminho mais curto pode significar que ele terá curta duração também. Então, respire fundo e lembre-se de que cada passo é importante em sua caminhada.

Inspire-se

Inspiração é um aspecto-chave para você continuar no caminho certo, com vontade de alcançar seu objetivo e continuar gostando daquilo que escolheu como meta. Então, inspire-se em pessoas que já alcançaram o objetivo que você está almejando. Observe-as, veja o que elas fazem de diferente que você poderia fazer também. Mas atenção: inspirar-se em alguém é muito diferente que copiar alguém. A inspiração fará com que você tenha ainda mais vontade de correr atrás de seu sonho. A cópia fará com que você desanime, uma vez que não estará mais fazendo do jeito que gostaria de fazer, ou agindo do jeito que gostaria de agir. Seja sempre você mesmo, mas cada vez mais inspirado.

Persista e não desista

Não é difícil encontrarmos pessoas que tiveram a coragem necessária para ir atrás de seu sonho, mas no meio do caminho desistiram porque viram que o caminho seria recheado de adversidades. Sim, você com certeza passará por momentos difíceis quando estiver correndo atrás do que quer, mas, se desistir, tudo o que você já fez terá sido em vão. Não desista. Somente quem não desiste um dia alcança o que quer. Tenha fé, esperança e confiança em si mesmo. Você pode até perder uma batalha ou outra no meio do caminho, mas, vencendo a maioria, a guerra será sua.

Pensamento positivo

O pensamento positivo tem poder. Tem mesmo! Quando você pensa positivo, tem mais força de vontade, mais gana, mais esperança. Você confia mais em seu projeto, você supera obstáculos com mais facilidades. Pensar positivo não significa enganar a si próprio achando que tudo será lindo e perfeito. Pelo contrário! PensTar de forma positiva significa que, mesmo nos piores momentos, nos mais difíceis, você será forte o suficiente para vencê-los e continuar sua trajetória. Pensar positivo faz você valorizar a si mesmo. Lembre-se sempre: você é capaz, você merece realizar seus sonhos. E você vai conseguir!


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.