por Valquiria Rita Geraldini

Uma reflexão sobre o perfeccionismo e o uso das essências florais

Todos nós sempre queremos ser perfeitos. Estamos em busca da perfeição seja nas relações amorosas e familiares, no trabalho ou em nós mesmos. E a cada erro que cometemos somos invadidos por raiva e frustração, o que prejudica muito a nossa autoestima.

A pessoa perfeccionista é uma grande prisioneira de si mesma, pois além da busca excessiva pela perfeição, a obsessão e o controle na maioria das vezes também se fazem presentes. Além disso, a falta de flexibilidade e a dificuldade em realizar mudanças também é uma característica dos perfeccionistas, uma vez que para eles só existe uma forma de ser.

Enquanto a ideia platônica de perfeição não for eliminada, culpas e frustrações vão se acumulando.

Na minha opinião, o caminho para o equilíbrio é a aceitação pessoal, uma vez que cada erro contribui para o crescimento individual. Neste processo, o autoconhecimento se torna fundamental.

A Terapia Floral pode auxiliar muito os perfeccionistas a manterem seus ideais elevados, porém com uma mente flexível. Dentre todas as essências florais, existe uma que se destaca: Rock Water, que pertence ao Sistema dos Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, na década de 30. Na realidade, Rock Water é uma essência ambiental, pois é feita de água pura de fonte e vai trazer as qualidades de flexibilidade, como a água, desenvolvendo uma mente aberta com capacidade de aceitar os prazeres da vida e abrindo mão de princípios e teorias preestabelecidas.

A Terapia Floral através do uso das essências florais pode ser também uma possibilidade para trilharmos um caminho de autoconhecimento. Para maiores informações, procure um Terapeuta Floral. Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ser usados conjuntamente com qualquer tratamento que também seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizados tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.