por Erickson Rosa

Você fica desmotivado de seus projetos? Aprenda como sair dessa armadilha

Nada melhor em nossa vida que alcançar aquilo que tanto buscamos. Ainda mais quando esse objetivo foi conquistado a duras penas. Entretanto, não raro é ficarmos desmotivados quando nossos objetivos não são alcançados ou quando as coisas não saem bem como esperamos.

Identificou-se com isso? Pois então esse artigo é para você. Neste artigo, quero ensinar três estratégias para que você não se desmotive dos seus objetivos, pois a principal diferença entre o sucesso e o fracasso de seus projetos é a capacidade de avançar mesmo diante das dificuldades. Então, vamos às estratégias.

1. Encare seus erros como aprendizados

Quando iniciamos um novo projeto ou objetivo, temos que entender que o aprendizado sempre fará parte do processo. Deve-se ter essa visão de aprender com os erros e as falhas cometidos durante o caminho, pois assim eles se tornam mais toleráveis e podemos aprender novas habilidades e tomar novos caminhos.

Se você inicia um projeto já pensando que tudo será perfeito, acaba gerando uma expectativa que no primeiro erro o desmotiva e leva à desistência de seus objetivos. Mas, se você olha para o processo como uma forma de aprender e aumentar suas próprias capacidades, o erro perde a força de desmotivá-lo e, assim, a cada situação que sai diferente do que imagina, há também algo novo a ser aprendido.

2. Ame o processo

Não adianta apenas focar no resultado. É preciso também amar o processo. Imagine que você esteja fazendo uma caminhada para ir até o topo de uma montanha com um guia. Durante o percurso, o guia vai apresentando várias coisas para você que estão na trilha: lagos, bosques, árvores centenárias e diversas outras coisas. Ao final da caminhada, você se sente satisfeito, mas só porque também aproveitou a jornada. A mesma coisa vale para os objetivos que temos. Temos que olhar e aproveitar nossa jornada, pois ela é tão ou mais importante que o objetivo final. Não desperdice sua jornada!

3. Veja uma oportunidade de se conhecer

Sempre que vamos em direção a um novo objetivo, temos a oportunidade de nos conhecer em novos cenários e situações. É um processo de descoberta de si mesmo e de uma nova visão de si e do mundo. O mundo é tão amplo quanto a nossa mente, por isso a importância de ampliar nossa visão para também aumentarmos o nosso mundo. Lançar-se em novos desafios e em novas circunstâncias retira você da zona de conforto e faz com que desenvolva novas habilidades. Essas habilidades que aprenderá serão para sempre suas e lembrar-se disse vai motivá-lo.

O crescimento não vem sem o sofrimento e a saída da zona de conforto. Veja que toda mudança requer certo nível de empenho e dedicação. Quando estamos fazendo um curso ou uma faculdade, precisamos nos dedicar para adquirir esse novo conhecimento. Normalmente, isso vem com certa dificuldade, pois estamos nos aventurando em uma nova realidade. Por isso, devemos olhar para essas situações como uma forma de crescer e conhecer as capacidades até então ocultas em seu interior. Há um mundo interno pronto para você desvendar.

Se gostou deste artigo, compartilhe com alguém que acredite que vá se beneficiar disso, pois, afinal, o conhecimento só é útil se aplicado.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.