por Daniel Alan

Você sabe qual é o seu dosha?

Dentro da concepção da Medicina Ayurveda, saber qual é o dosha predominante é essencial, pois através deste conhecimento podemos lidar melhor com nossas escolhas. Mas antes disso precisamos saber: O que é dosha?

Para ciência milenar, a Ayurveda, existem três constituições básicas, os doshas. Um representa a estrutura e é chamado Kapha, o segundo representa o movimento, a energia e é chamado Vata e o terceiro representa a transformação e é chamado Pitta.

Todos nós somos formados por estas três energias.

- Kapha: As estruturas como ossos, músculos e gordura. 
- Vata: Os movimentos do sistema circulatório, do sistema nervoso e digestório.
- Pitta: A transformação dos alimentos e oxigênio em ATP (adenosina trifosfato), conversão de matéria em energia.

Cada indivíduo, no entanto, é constituído por uma proporcionalidade diferente destas três energias, e isto nos torna únicos.

Alguém mais dinâmico, extrovertido, impulsivo, agitado, instável, ansioso, que consegue realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo possui uma porção maior da energia Vata. Alguém muito organizado, metódico, perfeccionista, com uma memória infalível, dotado da rigorosidade dos britânicos para horários possui mais energia de Pitta. Já alguém mais calmo, tranquilo, que gosta de desenvolver uma atividade de cada vez, que sente dificuldade em enfrentar mudanças e em realizar atividades que não tenham uma rotina muito bem estabelecida, que age sempre com segurança e confiança e que são reconhecidas por sua lealdade tem mais energia de Kapha.

Descobrir qual é nossa constituição é fundamental para percebermos se estamos agindo de acordo com nossa essência. Alguém Vata se dará melhor em trabalhos que tenham horários flexíveis e atividades dinâmicas. Já para a constituição Kapha são recomendadas atividades que tenham rotina e principalmente que dê segurança e estabilidade. O tipo Pitta se adaptará melhor em atividades que exijam raciocínio lógico e conhecimento técnico apurado.

Nas próximas postagens trarei mais informações para lhe ajudar a definir qual é seu dosha predominante, fique ligado!

Daniel Alan

+ artigos

Fisioterapeuta, palestrante, membro da WFCMS (World Federation Chinese Medicine Socities). Especialista em Fisiologia Humana pela Faculdade de Medicina do ABC. Coordena os cursos de Pós Graduação e de formação livre em Acupuntura, Massagens Ocidentais, Terapias Orientais, Yoga, Naturopatia e Estética no Sol (Instituto Terapêutico). Atualmente estuda Psicologia Junguiana, além de também coordenar o curso de Pós Graduação em Naturopatia da UNIP.