por Equipe Horóscopo Virtual

Yoga avançado: Invista na sua formação em Yoga

Não é simples definir de forma exata o Yoga, já que é uma prática que transcende os aspectos corporais e chega à mente e espiritualidade. O Yoga deriva da palavra “yuj” e em sânscrito significa “união”, palavra que tem tudo a ver com o principal intuito deste conceito.

O Yoga procura harmonizar o corpo e a mente, levando a bem-estar integral e autoconhecimento. Esta busca por equilíbrio conta com a ajuda de ensinamentos indianos milenares, como técnicas de respiração, posturas corporais e meditação.

Os benefícios proporcionados pela prática são incontáveis, sendo ela utilizada para acalmar a mente, exercitar o corpo ou até mesmo para espantar um pouco o estresse. Quem pratica o Yoga deve entender que é preciso estar comprometido para conseguir usufruir dos resultados integrais que ele tem a oferecer para corpo, mente e espírito.

Existem diversas variações do Yoga.  Algumas procuram trabalhar mais o corpo e outras estão mais voltadas ao bem-estar da mente, tudo depende do praticante e do que ele procura quando pensa em praticá-lo:

Hatha

É a modalidade mais praticada no Ocidente e "mãe" dos outros estilos. Seu foco está no corpo, como qualquer outro estilo que trabalha com posturas. Seu diferencial está na condução lenta da aula, com ênfase na respiração cheia (completa, ou "yogi"). É o ideal para o iniciante se familiarizar com a prática.

Ashtanga

É uma variação do Hatha Yoga, que traz exercícios mais intensos para a força e o condicionamento físico, organizados em 6 séries fixas. A condução rápida e vigorosa, baseada numa respiração específica e em focos para o olhar, torna este estilo não recomendável para iniciantes.

Iyengar

Outra ramificação do Hatha Yoga, focaliza na postura do praticante e, graças a seu foco minucioso nos ajustes corporais, é muito recomendado para aqueles que têm dores por conta de má postura e também os que querem desenvolver uma boa consciência corporal.

Kundalini

É uma prática mais voltada para a parte sutil do corpo do yogi onde estão localizados os chakras, que são o foco desta prática. Seu objetivo é alcançar todos estes centros de energia e desbloqueá-los. Como através do sutil atinge-se o plano físico, ela também traz benefícios físicos, principalmente para postura e flexibilidade.

Entretanto, em todas as práticas existem níveis de dificuldades, não necessariamente divididos em fases na prática, mas dentro do desenvolvimento de cada praticante, de forma que cada um evolui de forma individual e única. 

O Yoga avançado vai além de posturas mais complexas, a verdadeira evolução está no quanto você aprendeu sobre seu corpo, sua mente e seu espírito desde que começou a praticá-lo. Consiste no quanto você permitiu que sua mente se expandisse e que seu espírito evoluísse com o auxílio dos ensinamentos, e isso requer um grande comprometimento.

Para alcançar este patamar, é preciso contar com a ajuda de profissionais qualificados e aptos a te aconselharem de forma adequada neste jornada. O instrutor de Yoga precisa estar constantemente aprendendo e estudando para executar este importante papel na busca espiritual de outros, e assim é preciso que invista na sua formação em Yoga e esteja disposto a conhecer e compartilhar todos os importantes ensinamentos da prática.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.