Portal Feng Shui

O Feng Shui foi criado por mestres chineses há mais de 4000 anos e é estruturado pelos quatro elementos da natureza e pela energia Ch'i, a força vital que rege e administra o mundo.

As cores do Feng Shui

A cor é um profundo aspecto regenerativo que afeta nossa vida todos os dias. Quanto mais conhecimento tivermos sobre o impacto das cores em nossas vidas mais poderemos usá-los a nosso favor.

Clique na cor para ler a explicação
Amarelo

É a cor do sol, da felicidade, da sabedoria, da imaginação e das boas energias. É a cor de maior visibilidade ao olho humano. Pessoas com tendência para esta cor estão sempre em busca de novidade e autossatisfação. É também muito usada por pessoas com uma cabeça boa para os negócios e com forte senso de humor. É associada a pessoas intelectuais. Pode ser usada para iluminar ambientes escuros.

Efeitos da cor: Estimula, ativa a mente, anima, alegra e aquece. Na versão dourado, estimula ganhos materiais. Evitar em locais de meditação e áreas de descanso.

Vermelho

É a primeira cor a ser notada no campo de visão. É a cor mais auspiciosa na cultura chinesa.

Efeitos da cor: O vermelho afirma a vida, aumenta o calor da pele, a temperatura do corpo, acelera o coração, favorece a liberação de hormônio, estimula a atividade sexual, atrai a atenção masculina, favorece os impulsos e a ação, estimula a paixão. Evitar em locais de trabalho intelectual ou introspectivo, quartos de dormir e salas de espera. Por ser uma cor de ação muito forte, deve ser usada com moderação para evitar ansiedade e estresse.

Laranja

É a cor da juventude, da força, da curiosidade, estimula as cores frias e complementa o azul. Associa os benefícios físicos e psicológicos do vermelho e do amarelo. No oriente é considerada a cor mais espiritual.

Efeitos da cor: Antidepressiva, excitante, alegre e estimulante. Estimula a integração de pessoas com o ambiente e a comunicação entre elas, diminui a sensação de solidão, gerando entre as pessoas um sentimento de igualdade. Evitar em locais de descanso ou que precise de concentração, locais onde deve haver uma liderança e quartos de criança.

Azul

É a cor do céu e do mar, do mistério e da espiritualidade. É uma cor que purifica e dissolve energias negativas.

Efeitos da cor: : Refresca e esfria o ambiente, leva a contemplação e a espiritualidade, relaxa e produz um clima noturno quando usada em tons mais escuros. Promove a serenidade, a inspiração, a paz e a tranquilidade. Evitar em locais que precisam de alegria e comunicação, em lugares frios, em passagens de forma geral. Usada em excesso causa apatia, melancolia, duvidas e desconfianças.

Verde

É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida! Esta ligada ao crescimento, à juventude e à esperança no futuro. Representa esperança e abundância. Também associada à cura, é a cor da harmonia e do equilíbrio. É uma cor geralmente apreciada por pessoas gentis e sinceras.

Efeitos da cor: promove a ligação com a natureza, gera a paz e tranquilidade ao ambiente. Promove o desejo de cooperação e amplia os sentimentos de justiça e liberdade. Estimula a renovação, cura, harmonia e fertilidade. Pode ser usado praticamente em qualquer ambiente, porém seu excesso pode levar à avareza, ciúme, inveja e preconceitos.

Branco

É a cor da pureza, perfeição e amor divino. Combina todas as cores e reflete luz e calor.

Efeitos da cor: Traz para o ambiente a sensação de limpeza e frescor, mas também de frieza. Evitar em climas frios, salas de espera, quartos de criança, locais de encontro onde as pessoas ainda não se conhecem. Seu excesso pode causar irritação e impaciência devido à falta de estímulos.

Preto

É a cor do mistério e do poder. Nada revela e pouco faz para iluminar, exigindo grande concentração da visão. Absorve todas as cores e a luz sem refleti-las para o ambiente.

Efeitos da cor: Expressa força, emite calor, gera mistério e oculta formas. Evitar em locais destinados à higiene, cura e locais onde há crianças. O excesso pode causar angustia, depressão, tristeza e desanimo principalmente em pessoas já com sintomas de depressão.

Purpura

É a cor associada à intuição, espiritualidade e transformação. Combina a paixão e a energia do vermelho ao relaxamento, calma e espiritualidade do azul.

Efeitos da cor: Auxilia no processo de autoconhecimento, evolução interior e transformação. Abre as portas da percepção. Aumenta a autoestima e indica poder. Evitar em lugares onde a igualdade se faz necessária. Seu excesso pode causar dispersão.

Rosa

É a cor do amor incondicional, romance, carinho e afeto. Ligada culturalmente ao feminino.

Efeitos da cor: Estimula a maturidade, a compreensão, dedicação, delicadeza, autoestima, charme, gentileza e o amor puro. Dissolve as mágoas e desperta o instinto maternal. Evitar em quartos de meninos por não ser uma cor bem aceita pelo universo masculino. Seu excesso pode gerar arrogância e excesso de autoestima.

Cinza

É uma cor sóbria, mistura do preto e do branco. Está associada à independência, à autossuficiência, ao autocontrole: é uma cor que atua como escudo contra as influências externas.

Efeitos da cor: Estimula a precaução, seriedade, o compromisso e a dedicação ao trabalho. Seu excesso pode estimular um sentimento de renuncia a premiações e merecimentos e uma excessiva autocritica.