Portal Feng Shui

O Feng Shui foi criado por mestres chineses há mais de 4000 anos e é estruturado pelos quatro elementos da natureza e pela energia Ch'i, a força vital que rege e administra o mundo.

Principais pontos de energia da casa

Confira todos os pontos de energia da casa clicando abaixo:
Porta de entrada

O principal ponto de energia de uma casa é a porta de entrada. Ela é considerada boca da casa e o Ch’i que entra por ela é distribuído por todos os cômodos e terá efeito sobre a saúde e prosperidade da família.

A porta de entrada deve estar em perfeito estado de conservação, quanto mais bonita e vistosa melhor será a qualidade do Ch’i a entrar por ela. Uma fechadura dourada ajuda a atrair prosperidade.

Quarto das crianças

A coisa mais importante no quarto de uma criança é a posição da cama e a qualidade desta que deve ser confortável e aconchegante. A posição é a mesma dos adulto com visão para porta de entrada sem estar diretamente na frente dela e tomar o cuidado de não dividir a cama com banheiro e cozinha. A energia da água e do fogo que domina estes dois ambientes pode prejudicar a saúde da criança e diminuir sua capacidade de concentração.

Não coloque móveis muito grandes, opressivos e nem prateleiras sobre a cabeça. Evite os beliches que prejudica tanto quem dorme embaixo como quem dorme na cama de cima, as duas ficam com pouco espaço e oprimem.

Outro cuidado que deve ser tomado no quarto de crianças são as imagens nele utilizadas, observe que tipo de mensagens estas imagens estão passando.

A escrivaninha deve ser colocada de maneira que a criança tenha visão de quem entra, mas que também não fique exposta diretamente a ela, porque o nesta posição o Ch’i chega muito acelerado e é prejudicial.

O quarto deve alegre com muitas cores e é muito importante que a criança participe das escolhas.

Cozinha

O outro ponto de energia muito importante é a cozinha. O fogão é o símbolo máximo de prosperidade independente do guá da casa onde ele se encontra. Sua localização na cozinha é muito importante. Ele não deve ser visto da entrada da casa ou da sala de jantar. Não deve ficar ao lado ou em frente da pia, senão for possível a mudança de local deve-se colocar entre eles um objeto do elemento madeira que pode ser por ex. um jogo de colheres de pau, uma plantinha, ou um objeto da cor verde. Isto vale também para a geladeira e a lavadora de louças.

Quem cozinha não deve ficar de costas para a porta, se for este o caso coloque um espelho atrás do fogão para se ter a visão de quem entra. O fogão deve estar sempre limpo e em perfeito funcionamento. Todas as bocas devem ser utilizadas.

Cozinha em ordem traz prosperidade. Ela deve ser iluminada e receber luz natural. Os armários devem estar bem arrumados e a geladeira e despensa fartas para atrair ainda mais fartura. Flores e frutas também são elementos indispensáveis para o bom Feng Shui.

Sala de jantar

A sala de jantar é onde se come a comida que foi preparada na cozinha. Este local combina a energia nutritiva com a social. Se este cômodo for usado diariamente pode ser um lugar muito dinâmico.

A mesa deve ser redonda, oval ou com as bordas arredondadas, deve ter um numero par de cadeiras bem confortáveis.

Um grande espelho refletindo a mesa tem a função de duplicar a prosperidade. Fora dos horários das refeições mantenha no centro da mesa um fruteira farta ou um belo arranjo de flores.

Dormitórios

Considerado o terceiro item mais importante no Feng Shui. Passamos nele praticamente um terço de nossas vidas por este motivo devemos tratá-lo como um santuário, livre do estresse da vida moderna.

O dormitório é onde recuperamos a energia perdida e também construímos a base de um relacionamento feliz.

A cama deve ficar posicionada de maneira a se ter visão da porta de entrada, mas que não esteja diretamente voltada para ela, se for este o caso pendurar um cristal multifacetado entre a porta e a cama.

No caso de suíte manter a porta do banheiro sempre fechada e se a porta se abrir diretamente para a cama também colocar um cristal entre elas. A cabeceira da cama deve sempre estar encostada numa parede desde que não seja partilhada com banheiro ou cozinha principalmente com o vaso sanitário e o fogão.

Uma viga exposta não deve cruzar a cama porque prejudica a saúde e o relacionamento entre casais se esta cortar a cama verticalmente. Uma solução é rebaixar o teto.

Banheiros

Melhor seria que ficassem fora de casa como antigamente. O banheiro é relacionado com o elemento água e para os chineses a água é relacionada com o dinheiro, portanto muito desperdício de água afetara as finanças da casa.

Alguns cuidados básicos devem ser tomados para evitar este problema. As portas dos banheiros devem estar sempre fechadas e a tampa do vaso sanitário sempre abaixadas.

Consertar torneiras pingando e vazamentos que além das finanças prejudicam também a parte emocional.

Tenha sempre no banheiro elemento madeira que ajuda a conter o Ch’i desperdiçado através da água. O ideal são as plantas naturais, mas podem ser também objetos de madeira ou na cor verde.

Sala de estar

É o primeiro lugar a ser avistado, por isso deve passar uma mensagem de boas vindas. Deve ser um lugar acolhedor, confortável e tranqüilo.

O sofá não deve estar de costas para a porta de entrada e os móveis devem ser dispostos de maneira que estimulem o convívio social.

A iluminação deve ser diversificada para ser usada conforme a necessidade.

Escritório particular

Muitas pessoas têm em casa um escritório particular onde exercem suas atividades profissionais. É importante que este local tenha um tratamento diferenciado do restante da casa. A energia do trabalho é diferente da energia doméstica, se elas se confundirem uma exaure a outra.

A melhor localização para o escritório é na área da prosperidade ou do trabalho da casa, mas independente desta localização o escritório deve ter o baguá aplicado separadamente e suas áreas ativadas com as intenções voltadas para a vida profissional.

Crie limites físicos e emocionais em torno do escritório. Estipule horários e evite ao máximo misturar atividades profissionais com as atividades domésticas.

A posição dos móveis segue os preceitos do Feng Shui. Não trabalhar de costas para a porta e manter o ambiente bem iluminado, ventilado e muito organizado.

Quartinho da bagunça

Este famoso cômodo que pode ser um sótão, um porão ou um quartinho no fundo do quintal não precisa ser necessariamente um problema se alguns cuidados forem tomados.

Estes cômodos devem ser mantidos limpos, iluminado e ventilados. Pelo menos a cada seis meses faça uma faxina e jogue toda tralha inútil fora.

Guardar muitas coisas sem uso, quebradas, sujas tornam a energia do local estagnada e prejudica sua vida na área onde ele esta localizado.