Casa 8 em Capricórnio: leveza e mudanças

As casas astrológicas constituem a principal estrutura de um Mapa Astral. Numeradas de 1 a 12, elas abrigam elementos, com os quais interagem, trazendo aspectos fundamentais de nossa personalidade. Entre esses elementos, estão os signos. E, para falar sobre essa combinação entre signos e casas, montamos uma coletânea superinteressante. Aqui, você vai saber tudo sobre a Casa 8 no signo de Capricórnio.

Antes, porém, você tem de entender o papel de cada um: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. As casas regem diferentes áreas e aspectos da nossa vida, como, por exemplo, aparência, finanças, comunicação, família, carreira, e assim por diante.

A interação entre esses dois revela uma série de insights sobre as áreas em que somos mais ativos, os desafios a serem transpostos e os talentos que precisamos desenvolver. Assim, para compreender como se dá essa relação, você precisa conhecer as características de Capricórnio e os temas da oitava casa.

Direto ao ponto:

Então, continue lendo para saber tudo!

A Casa 8 no Mapa Astral

Mulher segurando uma vela branca

Essa é uma das quatro casas sucedentes, que são aquelas que regem nosso desenvolvimento pessoal. É a temida casa dos tabus, já que trata de temas como morte, sexualidade, ocultismo e crises existenciais.

Ela mostra como nos comportamos diante de situações que requerem mudanças radicais em nossa vida, como perdas significativas, doenças graves, rupturas, desafios e adversidades profundas, entre outras.

Cabe lembrar que morte aqui não se trata somente do sentido físico, mas também do encerramento de ciclos, dissolução do ego, transições rumo ao desconhecido. Sendo assim, a Casa 8 revela como reagimos à finitude das coisas e da vida, ao luto e ao desapego, além do que deixamos como legado.

QUERO FAZER MEU MAPA ASTRAL PERSONALIZADO

Também envolve a espiritualidade e o ocultismo, mostrando como nos conectamos com o que é impalpável e não pode ser explicado pela racionalidade. Além disso, indica as nossas crises internas, o contato com nosso lado sombra e nossas fragilidades, como também a transformação por meio de experiências excruciantes.

No que tange à sexualidade, a Casa 8 mostra nossas intimidades mais profundas e o quanto tendemos a nos entregar. Revela como lidamos com nossa libido e como nos relacionamos com nosso corpo. Também diz respeito aos desejos e fantasias direcionados a nossos parceiros, além de apontar necessidades e bloqueios sexuais.

Diferentemente da Casa 2, que fala dos recursos que nós mesmos geramos, aqui o dinheiro chega de outras pessoas (heranças, pensões, empréstimos etc.). Essa casa mostra como gerenciamos esses recursos, como negociamos com os outros e como são as nossas contribuições e dependências financeiras.

Características do signo de Capricórnio na Astrologia

Capricórnio é o décimo signo do Zodíaco, e seus nativos nasceram entre os dias 22 de dezembro e 20 de janeiro. Representa a perseverança e o foco, mas também revela uma sisudez.

Conheça os principais pontos fortes e fracos desse signo de Terra.

Características positivas de Capricórnio

– Perseverança, determinação, empenho e trabalho duro, rumo ao sucesso.

– Responsabilidade em todas as áreas da vida, consigo mesmo e com os outros.

– Seriedade e maturidade.

– Capacidade de organização, estruturação e planejamento.

– Praticidade e objetividade.

– Resiliência, lealdade e ética.

Características negativas de Capricórnio

– Dificuldade para demonstrar sentimentos (sobretudo afeto), passando a ideia de frieza emocional.

– Dedicação excessiva ao trabalho, em detrimento da vida pessoal e do próprio bem-estar.

– Medo de fracassar, o que leva a perseguir o êxito, ainda que isso traga custos emocionais altos.

– Necessidade de controle, tanto pelo medo de falhar quanto pelo desejo de que tudo saia do seu jeito.

– Teimosia e certa inflexibilidade.

– Avareza.

– Tendência ao pessimismo.

O que significa Capricórnio na Casa 8?

Mulher irritada olhando para o notebook em cima de uma mesa de madeira

Quando temos Capricórnio na Casa 8, isso quer dizer que as energias capricornianas, como pragmatismo e necessidade de controle, agem sobre a nossa relação com os tabus e temas complexos da vida.

Assim, esse signo traz para a oitava casa uma visão mais objetiva e até mesmo pessimista da vida e da morte. Capricórnio é um signo que pende para o ceticismo, então, tem uma certa dificuldade para aceitar certos aspectos ocultos.

E, ainda, quando o assunto é morte, além de uma perspectiva menos positiva, esse signo traz a dificuldade de desapegar das coisas materiais. Como da vida, nada levamos, esse é um aspecto que pode trazer crises.

Nesse sentido, a Casa 8 deflagra conflitos significativos na esfera da materialidade. Um deles se refere às transformações, que entram em atrito com as energias terrenas do signo, trazendo dificuldade para deixar que a vida flua nesse canal de mudanças.

Tranquilize seu coração ao lidar com perdas difíceis

Outro problema é que essa casa extrai de Capricórnio um lado sombra que pode colocar em xeque a ética tão prezada pelo signo, especialmente quando é o sucesso que está em jogo.

Nas questões sexuais, esse signo traz comprometimento e fidelidade. No entanto, a intimidade é algo que precisa ser construído em base muito firme, já que esse é um signo de Terra e, portanto, precisa de estabilidade em tudo.

No que se refere a recursos compartilhados, Capricórnio imprime responsabilidade, organização, planejamento e possibilidade da existência de heranças ao longo da vida.

Descubra, a seguir, as características pessoais da Casa 8 em Capricórnio. Mas tenha em mente que cada pessoa é única; então, mesmo que muitos tenham essa mesma configuração, não quer dizer que pensarão igual. Nosso artigo contribui grandemente para que possamos entender melhor os outros e a nós mesmos, mas os achados em um Mapa Astral são próprios de cada um.

Características de quem nasce com Capricórnio na Casa 8

Ter Capricórnio na Casa 8 significa ser uma pessoa que analisa as coisas de forma prática e objetiva, então busca explicações racionais para aquilo que está além do palpável. Isso pode trazer conflitos, se ela não se sentir segura quanto a suas convicções.

As transformações podem permitir pontos de crises no trabalho, já que ela tem tudo planejado, “tintim por tintim”, em sua cabeça, e qualquer coisa que saia do roteiro pode bagunçar seu emocional.

Por outro lado, isso não quer dizer que só vai ter coisa ruim nesse aspecto. As transformações também podem trazer aprendizado, crescimento e uma mudança de olhar para o futuro.

A pessoa com essa configuração tem uma retidão autoimposta, então tudo precisa andar nos trilhos. Contudo, lá no âmago, nos seus sentimentos mais sombrios, ela flerta com alguns desvios de conduta, que são motivo para vergonha e culpa.

Por exemplo, no trabalho, o desejo de sucesso a todo custo pode trazer pensamentos invasivos sobre sair da linha tênue que divide o certo do errado. No sexo, apesar de ela ser mais conservadora, fiel e comprometida, pode nutrir fantasias bem “fora da casinha”.

Confira o perfil do signo de Capricórnio

Apesar disso, ela valoriza a ética no trabalho, como também a lealdade e o respeito no sexo ou nas relações íntimas. Aliás, intimidade é algo que o outro precisa merecer, pois essa pessoa demora muito para se entregar totalmente. É preciso construir um alicerce bastante sólido para ela sentir segurança e confiança no parceiro.

Capricórnio é um signo que lida muito bem com dinheiro. Então essa pessoa é ótima para gerir recursos, tanto os dela quanto os compartilhados. É alguém que pode até ter sorte com heranças, mas até no dinheiro que vem de outros ela emprega seu esforço e dedicação.

Resiliente, comprometido e esforçado, Capricórnio não dispensa muito tempo pensando nas transcendências da vida; ele quer entender o aqui e agora, o que ele pode ver e tocar. Os temas da Casa 8 não são totalmente sua especialidade, então pode haver crises e conflitos internos. Contudo, esse signo não gosta de ficar olhando para trás nem remoendo problemas. Ele funciona basicamente como um algoritmo: cada dia aprende mais com as mudanças e experiências, para trazer ao mundo a sua melhor e mais funcional versão.

Será que você se viu representado nessa pessoa? Se sim, é bem capaz de você ter Capricórnio na casa das transformações. Para saber, não tem mistério: faça seu Mapa Astral completo para descobrir isso e muito mais e prepare-se para se surpreender com o que a Astrologia sabe sobre sua personalidade.

Confira também: