Chás que substituem remédios

Provavelmente, você já ouviu da sua avó ou daquela amiga mais natureba que um chazinho pode ser um verdadeiro aliado para a sua saúde e bem-estar, não é mesmo? Pois saiba que elas estão cobertas de razão; e quanto mais natural for o chá e, consequentemente, a concentração das propriedades das ervas, melhor será o resultado.

Os remédios alopáticos costumam tratar um lado de nossos problemas e atacar outros, além disso, podem deixar de fazer efeito a longo prazo nos exigindo uma quantidade cada vez maior da droga. Sem contar que, muitas vezes, as dores não são intensas e beiram mais a um desconforto. É principalmente nessas horas que os chás se tornam perfeitos.

Abaixo, relacionamos alguns chás e suas principais indicações para cuidar da sua saúde. Tenha essa lista sempre em mãos e aplique assim que julgar necessário!

Hortelã

Um dos chás mais indicados quando o problema é na região do estômago e do intestino, ou qualquer outro tipo de problema estomacal como azias e ânsias. Por ser uma erva refrescante, ela auxilia na limpeza de bactérias nocivas, ajuda na digestão e na eliminação de gases. Além dos problemas de origem estomacal, também é indicada para aliviar congestão nasal.

Boldo

Também é um chá que é um verdadeiro aliado do sistema digestivo. Ajuda a eliminar gases, cuida de azia e auxilia na digestão de gorduras. É também altamente indicado para pacientes com problemas na vesícula biliar.

Capim-limão

Indicado para ser consumido quando se quer relaxar, preferencialmente antes da hora de dormir, pois seu efeito calmante ajuda a ter uma boa noite de sono. É também indicado para quem sofre de enxaquecas ou outras dores crônicas, pois possui efeito analgésico.

Alecrim

O chá de alecrim, apesar de menos consumido e não tão famoso, é um importante aliado para redução de cólicas menstruais ou biliares. Tem ação desintoxicante e melhora a saúde do fígado. Também ajuda para aqueles que estão de dieta, pois produz sensação de saciedade.

Conheça as 7 plantas que ajudam a equilibrar os chakras!

Erva-doce

É indicada para tratar problemas intestinais e também tem ação expectorante. É uma erva importante para consumo regular de quem tem doenças respiratórias. Também tem efeito calmante e diurético.

Erva-cidreira

Uma erva que é uma verdadeira aliada de uma boa noite de sono. Tomar uma xícara quentinha antes da hora de dormir garante uma noite tranquila. Ela é capaz de causar uma leve diminuição na frequência cardíaca, ajudando quem sofre de insônia, ansiedade e qualquer tipo de nervoso.

Hibisco

Um importante diurético, muito usado para quem tende a ter retenção de líquidos. Por esse poder, também é capaz de eliminar toxinas nocivas. Também ajuda a fortalecer o sistema imunológico.

 

Confira também: