por Equipe Horóscopo Virtual

Feng Shui: O que é Baguá?

Para promover a boa circulação de energias no ambiente de casa, o Feng Shui usa técnicas de disposição de móveis, uso de cores e elementos que podem fortalecer os diferentes aspectos energéticos presentes num lar. Para aproveitar ao máximo os benefícios do Feng Shui, usa-se o baguá.

O baguá é como um mapa ou bússola que orienta cada cômodo ou ambiente da casa a uma área energética. Ele tem uma forma octogonal e cada um de seus lados chama-se guá, ou ká, representando um setor da vida, mais o centro que significa saúde. O grande objetivo do Baguá é, portanto, fortalecer cada área energética em busca de uma vida mais plena e saudável.

Os setores são: Trabalho e negócios; Sabedoria e religião; Família; Prosperidade e riqueza; Fama e sucesso; Amor; Filhos e sonhos; Amigos e ao centro, Saúde. Para visualizá-los em relação à casa é preciso ter um planta do imóvel com todos os cômodos (cada andar vai exigir a repetição do mesmo processo). Pegue uma figura do Baguá e posicione o guá do trabalho sobre a parede da entrada principal. Faça os ajustes necessários para que todo o baguá esteja sobre a planta.

Essas áreas irão emitir energia para todos os moradores do lar. Quando energizamos esses ambientes com os instrumentos aplicados, eles podem ter um grande efeito benéfico na vida de cada um. A energização é capaz, inclusive de espantar a negatividade e aliviar os efeitos de áreas problemáticas do baguá.

A principal área problemática é o banheiro, por ter um ralo, ou seja, um lugar por onde a energia se esvai. Em determinadas casas, principalmente apartamentos, outro problema surge. Devido ao formato irregular, uma área do baguá fica sem um ambiente correspondente. O que significa que a casa terá mais dificuldades para atrair a energia relacionada àquele setor.

Para corrigir esses problemas, é preciso compensar a negatividade. No banheiro: plantas, cristais e cores apropriadas ajudam no problema. Nas áreas faltantes usar símbolos correspondentes ou então fazer o bágua separadamente em outros cômodos e neles fortalecer o setor que está vazio na casa.

A cozinha, por outro lado, é um ambiente altamente energético, por ser um local onde se prepara a comida e onde a família tende a se reunir com mais frequência. Ela simboliza prosperidade e abundância. Para preservar essa prosperidade, a cozinha deve sempre permanecer organizada, sem utensílios ou eletrodomésticos quebrados, com boa iluminação e cores vibrantes. Manter temperos coloridos à mostra, por exemplo, é sempre uma boa.

A energização de cada setor faz por meio do uso e valorização de suas cores e elementos. Para Trabalho e negócios, as cores preta e azul, o elemento é água. Sabedoria e religião, cores azul e amarela e elemento terra. Para Família, a cor verde e o elemento madeira. Prosperidade e riqueza têm as cores amarela e dourada e o elemento madeira. Para Fama e sucesso as cores são vermelha e amarela e o elemento fogo. Amor tem as cores rosa, branca e vermelha e o elemento é terra. As cores de Filhos e sonhos são branco, dourado e prata e seu elemento é metal. Amigos têm as cores branca, dourada e prata e o elemento metal.

Além dos elementos específicos, a esfera facetada do Feng Shui assim como outros objetos característicos também podem ser usados para ampliar o poder energizador dessa técnica. E vale lembrar, quanto mais cada morador da casa se dedicar a trabalhar e fortalecer suas próprias energias pessoais, mas os efeitos benéficos do Feng Shui serão percebidos por todos.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.