por Erickson Rosa

Não espere a morte chegar

Pode parecer forte o título do artigo, exatamente por falar de morte. No entanto, a morte é algo que, sem dúvida, faz parte e é uma das certezas da vida.

Quando negamos a existência da morte, negamos a possibilidade de vivermos a vida em sua total plenitude. É como se um jogador de futebol jogasse uma partida achando que essa nunca acabaria. Ele iria jogar de maneira preguiçosa, perdendo interesse e se motivando muito pouco. Afinal, a partida nunca acabaria e sem final não há propósito.

O final da partida dá significado à ela. Da mesma forma a morte existe para a vida. Quando tomamos consciência da morte, entendemos que temos que expressar as nossas emoções verdadeiramente. Não precisamos estar em nosso leito de morte para expressar os desígnios de nosso coração.

Para que entenda isso de maneira profunda, faço um pequeno exercício com você.

Imagine-se em seu leito de morte, você está em seus últimos instantes nessa terra. Mas antes de partir você chamou todos seus amigos e familiares para se despedir deles. O que você diria para cada um deles? Quais sentimentos você gostaria de expressar aos seus familiares? Você saberia o que dizer? Gostaria de ter escrito algo?

Veja que nesse momento não importa as mágoas, brigas, arrependimentos, ou qualquer outro sentimento trivial. Será um momento de agradecimento, de gratidão e de compartilhar todo amor que sente por aqueles que você criou laços durante sua vida.

Bem, tenho uma ótima notícia para você. Você pode expressar agora suas emoções, não precisa esperar a morte chegar. Fale hoje com quem você ama, diga como se sente, não espere nenhum dia. Escreva uma carta, um e-mail, mas fale sobre a emoção que sente em seu coração para aquela pessoa.

Quando tomamos consciência que um dia iremos partir, fazemos o possível para que nossa jornada seja inesquecível. Não nos comportamos como um jogador desmotivado, mas sim com uma motivação incrível, sem desperdiçar tempo algum com brigas sem sentido, raiva, mágoas, discussões. O tempo é muito valioso para ser desperdiçado com pequenezas.

Ações como essa apenas jogam fora o tempo precioso que passamos ao lado de quem amamos e o tempo precioso que sua vida possui. Não devemos ver a morte como o fim de tudo, mas sim pelo contrário, como o final de um ciclo e início de outro.

Ponderar sobre a morte é entender que a vida é maravilhosa e que devemos aproveitar seu tempo amando, respeitando, fazendo o bem a si mesmo e a outras pessoas.

Aproveite o momento de hoje para enviar um e-mail, uma mensagem para quem você ama. Caso você não saiba o que dizer, compartilhe esse texto com essa pessoa que é especial em sua vida. Dessa maneira você demonstrará o quanto essa pessoa é importante para você.

Pensar na morte nos faz entender o quanto a vida é preciosa e o quanto devemos apreciar os bons momentos que ela nos traz. Bem como aprender com os difíceis momentos vividos, pois afinal, a dificuldade também faz parte do viver.

Quando amamos verdadeiramente e expressamos o que há em nosso coração, não há necessidade de temer a morte, pois afinal, somente teme a morte aquele que não vive verdadeiramente e intensamente.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.