por Equipe Horóscopo Virtual

Semelhanças entre o signo de peixes e o animal

Você já parou alguma vez para ficar observando o comportamento de um peixe? São animais que parecem calmos, mas nunca estão parados. Seguem o fluxo das águas e parecem se confundir com a imensidão do ambiente que está a sua volta. E assim também é o arquétipo das pessoas que tem muita energia do signo de Peixes em seu mapa astral.

Para saber se uma pessoa tem forte identificação com um signo, não basta ver apenas o signo solar, mas sim analisar todo o mapa dela. No caso de uma pessoa que tem forte presença de Peixes no mapa, alguns traços são bem característicos e podemos relacionar eles com o comportamento do animal que serve como símbolo para essa energia: o peixe.

Na astrologia ocidental, o elemento água é a representação das emoções e o signo de Peixes é um signo da água, sendo assim tem a característica básica de ser emocional. Levando em conta esse simbolismo, um peixe passa o tempo todo dentro da água, ou seja, dentro de suas emoções e emoções coletivas. Em rios, ele segue o fluxo da correnteza e se deixa levar, assim como piscianos se deixam levar pelas emoções em que estão imersos. No mar, o animal se funde à imensidão do oceano e praticamente não se distingue do todo. Relacionando essa característica com a personalidade do pisciano, é normal percebermos que eles tem uma conexão com o todo mais aberta do que os demais signos do zodíaco. Isso pode ser percebido tanto em situações boas quanto ruins. Se o peixe se confunde com o todo em que está inserido, o mar que representa as emoções e o inconsciente coletivo, o pisciano também se confunde com as emoções e com o inconsciente coletivo de onde ele se encontra. Por isso se ele frequentar lugares com boas energias ele pode se sentir extremamente bem, enquanto se frequentar lugares cheios de conflitos e emoções desequilibradas ele será levado por isso também.

Outra característica fácil de notar no animal peixe é que ele é liso e muda de direção facilmente. É bem difícil conseguir pegar na mão um peixe sem que ele escorregue e saia para o lado que está virado. Assim também é a pessoa que tem essa energia em sua personalidade. Em situações de conflitos ela pode escorregar e sair para o lado que está virada sem se deixar ser pega. Outro aspecto interessante de se observar no animal é que ele não dorme, mas sim alterna entre o estado de vigília e de repouso, o que podemos identificar nos piscianos como a facilidade que eles tem em entrar em estados alterados de consciência, ou se desligar do material e do concreto. E, por fim, uma relação não muito agradável, mas que também pode ser encontrada ao observarmos o animal peixe: é um animal que morre pela boca quando fisgado. Podemos enxergar esse traço em alguns piscianos em uma tendência em se perder no consumo de bebida alcoólica ou outras substâncias prejudiciais ingeridas pela boca, e tudo isso para se perder na imensidão do inconsciente coletivo em que ela não consegue se separar.

Comparar o símbolo de um animal com os traços de personalidade que representam o signo é um estudo interessante, mas não deve ser levado ao pé da letra. Pois sempre devemos lembrar que cada pessoa é única, e para descobrir bem a personalidade de alguém é necessário o estudo do mapa astral como um todo, que possui uma mistura de energias de diversos signos diferentes.

Para finalizar, vamos fazer uma reflexão: Peixes é um signo que transmite uma sensibilidade muito grande e pessoas com essa característica podem servir de termômetro para sabermos como está o ambiente em que vivemos. Agora, levando em conta o simbolismo das águas citado acima, como estão as águas da região onde você vive? Cidades com rios poluídos e que servem para despejo de esgoto mostram claramente como estamos tratando nossas emoções. Por isso devemos ficar alertas a como tratamos as nossas emoções e devemos procurar limpar as nossas águas interiores, independente se tivermos a energia do signo de Peixes em nossos mapas. Pense sobre isso e sinta as suas emoções se limparem e as águas fluirão cada vez melhor em sua vida.


Artigo escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.