por Equipe Horóscopo Virtual

A cura por meio da reflexologia

Com tantos problemas e males que afetam a saúde, cada vez mais as pessoas buscam tratamentos alternativos para complementar o tratamento médico tradicional, prevenir doenças ou como forma de relaxamento. Um desses tratamentos alternativos é a reflexologia dos pés.

A reflexologia é uma massagem terapêutica que pressiona pontos específicos na sola do pé para que afete outras partes do organismo. A crença é de que cada ponto pressionado afete a energia do ponto do corpo correspondente. Pode parecer estranho existir uma associação da planta do pé com todo o corpo, mas isso já é uma prática bem antiga, o que nos leva a acreditar que, se durou até hoje, deve ter algo bem interessante nela.

As origens são incertas, pois diversos povos usavam esse método de massagem. Há registros de pelo menos 5 mil anos atrás de que os chineses, os egípcios, os persas e os indianos já a utilizavam. Alguns séculos mais para frente, também foi constatado que os europeus e os índios norte-americanos usavam a reflexologia dos pés.

Além de relaxar e melhorar a distribuição energética do corpo, a reflexologia é utilizada para tratar dos seguintes males:

  • Em relação à dores, é utilizada para tratar dores na coluna, torcicolos, dores de cabeça e enxaqueca, dor de garganta, dores musculares em geral e dor no estômago.

  • Algumas doenças inflamatórias já foram tratadas também, como sinusite, rinite, amigdalite e cistite.

  • Doenças gastrointestinais também podem ser amenizadas com a reflexologia. Algumas delas: azia, má digestão, intestino preso, hemorroidas e gastrite.

  • Outros males que podem ter a reflexologia como tratamento complementar e alternativo: depressão, tontura, ansiedade, insônia, asma, cólicas, menopausa e impotência sexual.

Apesar de todos esses males poderem ser tratados complementarmente com a reflexologia, alguns cuidados devem ser tomados. Os especialistas da área alertam para se consultar com um especialista para saber se pode ou não fazer o tratamento no caso de: infecções e feridas nos pés, inflamações, trombose, gravidez até o terceiro mês e diabetes descompensada. Na dúvida, sempre consulte um especialista antes de tentar qualquer tipo de tratamento alternativo.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.