por Valquiria Rita Geraldini

Abandonando o vício do cigarro com o auxílio da Terapia Floral

Nem sempre é fácil levar adiante a promessa de abandonar o cigarro. São muitas as pessoas que tentam deixar de fumar e não conseguem. É importante insistir e tentar novamente mesmo diante de várias tentativas fracassadas.

A nicotina encontrada no tabaco é estimulante e uma das maiores causadoras da dependência. Os maiores obstáculos para quem resolve parar com o cigarro é a vontade insaciável de fumar depois de ficar algum tempo sem fornecer nicotina ao organismo e a síndrome de abstinência.

É importante verificar também que o cigarro muitas vezes é utilizado por algumas pessoas já viciadas para atenuar ansiedade e nervosismo. Isto deve ser resolvido para que a pessoa consiga parar de fumar.

Para auxiliar na conquista do equilíbrio emocional, encorajar e fortalecer a pessoa a tomar uma decisão definitiva e parar de fumar, sugiro procurar um bom Terapeuta Floral para que este profissional possa selecionar algumas essências florais mais indicadas para redirecionar as emoções que estão em desarmonia, eliminando também os efeitos tão prejudiciais à saúde e à qualidade de vida.

Apenas para exemplificar vou citar três essências florais do Sistema dos Florais da Califórnia criado por Patricia Kaminski e Richard Katz que podem ser úteis para quem quer abandonar o cigarro.

Nicotiana

Preparada a partir da flor do tabaco, além de ser muito recomendável para pessoas dependentes do fumo também proporciona uma integração do bem-estar físico e emocional, através de uma conexão harmoniosa com a Terra. 

Yerba Santa

É muito útil nos casos de dependência ao cigarro, permitindo que as emoções fluam livremente acalmando aquelas que ficam oprimidas no peito.

Morning Glory

É excelente para dependências, possibilitando uma energia vital resplandecente, permitindo que a pessoa se sinta desperta e revigorada, em contato com a vida, sendo ideal para quem quer abandonar o vício.

Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvantes com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.