Dicas para controlar a ansiedade

Quem tem ansiedade sabe: ela é realmente um monstro de sete cabeças — ou, quem sabe, até mais. Muitos de nós sentem que o cérebro não para ou que não temos controle sobre ele. Mesmo sem querer pensar, de alguma forma, ele cria vida própria e pensa em mil e uma coisas que poderiam acontecer, todos os possíveis “e se” dos universos paralelos.

Por fim, o coração resolve entrar na onda e bate tão rápido quanto a velocidade dos pensamentos. Enfim, ainda que a ansiedade possa ser sentida de forma diferente por muitas pessoas, a verdade é uma só: em excesso, ela é um incômodo e um verdadeiro pesadelo.

Ela pode prejudicar nossas relações, afetar nossa produtividade, acabar com nosso sono e prejudicar nossa qualidade de vida. A fim de diminuir esse peso dos seus ombros, o Horóscopo Virtual separou 13 dicas para aliviar os sintomas da ansiedade.

• Relaxe seu corpo

Mulher mais velha relaxando no sofá

Relaxar o corpo também ajuda a relaxar a mente. Tente fazer meditação, ioga, sauna e, se tiver o privilégio, por que não aproveitar uma jacuzzi? Para potencializar ainda mais os efeitos de relaxamento, aposte em velas e óleos essenciais.

• Distraia sua mente

Saia para uma caminhada, assista a seu programa de TV favorito, cozinhe, ouça e dance músicas no seu quarto... Faça qualquer coisa que você goste e que o tire da inércia.

• Pratique exercícios

Exercitar-se diminui os hormônios relacionados ao estresse e melhora o humor. Além disso, caso você seja o ansioso com sintomas de hiperatividade, ter um exercício para focalizar toda essa energia pode se revelar uma saída muito benéfica para sua condição.

• Traga seus pensamentos para o mundo físico

Uma das coisas mais enlouquecedoras sobre a ansiedade é que ela acontece majoritariamente na nossa mente. Em outras palavras, nós somos os únicos que temos acesso a ela. Contudo, se você trouxer seus pensamentos para o mundo real, seja por meio da escrita, seja por meio da pintura ou de alguma outra técnica expressiva, você vai perceber que todo o tumulto na cabeça diminui um pouco.

• Coma alimentos que contenham triptofano

Cacho de bananas

Esse aminoácido trabalha com a serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Consumi-lo pode ajudar a aliviar os sintomas da ansiedade. Você pode encontrá-lo em bananas, chocolates ou em cápsulas, por exemplo.

• Invista em chás calmantes

Chás que acalmam são uma ótima forma de contornar a ansiedade. Hortelã e camomila nunca deixam ninguém na mão!

• Invista em tempo de qualidade

Faça coisas que lhe façam bem, mas, principalmente, esteja perto de quem você ama. Seja seus familiares, sejam amigos ou animais de estimação, essa companhia traz aquela sensação de conforto que não encontramos mais em lugar nenhum.

• Mantenha um diário da positividade

Diário aberto sobre a mesa com lápis

Se você acha que manter um diário em geral possa ajudar você, ótimo! Mas não se esqueça de manter um diário da positividade também. Em outras palavras, nele você escreverá tudo de bom que acontece nos seus dias: aquele almoço gostoso, o fato de sua família estar com saúde, aquele elogio sincero... Qualquer coisa que tenha lhe feito bem nesse dia.

• Cheque seus níveis de magnésio

Pessoas que sofrem de severa falta de magnésio podem sentir grandes diferenças na ansiedade, uma vez que esse nutriente tem um efeito relaxante no organismo.

• Beba água

Desidratação não causa ansiedade, mas pode piorar os sintomas, principalmente se você for o ansioso que sofre de falta de ar, já que a boca seca só parece piorar a falta de ar no organismo. A fim de evitar essa situação, assegure-se de beber bastante água.

• Converse

Conversar ajuda tanto a distrair quanto a colocar para fora tudo o que está rolando na sua cabeça. Converse sobre suas inseguranças, seus medos e suas ansiedades com alguém. De repente a pessoa pode lhe fornecer um outro ponto de vista, e a situação talvez nem seja o monstro de sete cabeças que parece.

• Controle sua respiração

Garota meditando na cama

Existem diversas técnicas de respiração que podem ajudá-lo a acalmar os nervos. Um bom exemplo é inspirar pelo nariz por 5 segundos, segurar o ar por 2 segundos e soltá-lo em 7 segundos.

• Finja

Nosso corpo não gosta de ter duas ideias conflituosas na cabeça. Em outras palavras, se você agir de forma diferente do que sua mente está pensando, seu cérebro irá processar como definitivo o modo como você agiu, não como pensou. Por exemplo, durante o dia, tente agir como uma pessoa que não tem ansiedade agiria. Pode ser difícil, mas vale a tentativa.

Você também pode gostar:

Agora que você conhece tantas dicas para aliviar os sintomas da ansiedade, que tal colocar alguma em prática? Somos todos diferentes, e o que funciona para um pode não funcionar para outro. Nós também sabemos que lutar contra a ansiedade é a mesma coisa que vencer um leão todos os dias: nada fácil. Mas persista, dê o seu melhor. E, se ainda assim sentir que a ansiedade está prejudicando sua qualidade de vida, procure ajuda médica. Você com certeza será capaz de receber um tratamento adequado.

Confira também: