A diferença entre causa e propósito e como isso impacta sua vida

Estamos cercados de pessoas que se dizem profissionais do desenvolvimento humano alegando-nos o tempo todo que precisamos ter um propósito. Pois afinal ter um propósito é algo que nos torna mais dignos e mais motivados para nosso trabalho. Eu mesmo já caí nesse conto. Isso me trouxe muitos problemas e por isso é que decidi escrever este texto. Neste texto quero explicar a você a diferença entre causa e propósito. Porque é mais importante ter uma causa e ignorar o propósito. Como ter uma causa pode te ajudar a ter uma vida com mais significado e útil, enquanto que ter um propósito lhe trará mais problemas do que soluções. 

CAUSA X PROPÓSITO 

À primeira vista acreditamos que causa e propósito são a mesma coisa. Mas na verdade são dois conceitos muito diferentes. Primeiro, vamos iniciar falando sobre as diferenças entre ter um propósito e ter uma causa. 

Nas palavras do dicionário, propósito é “Grande vontade de realizar ou de alcançar alguma coisa; desígnio: ser feliz é o meu propósito de vida”. Ter um objetivo na vida é algo louvável, mas ainda está centrado em um eu, em apenas satisfazer o seu próprio desejo. Parece ser na verdade um sentimento muito autocentrado, por meio do qual buscamos o significado daquilo que fazemos. Pensamos em como nos sentimos bem realizando tal tarefa e como é importante esse prazer. Perceba que esse sentimento de prazer e significação é utilizado como forma de motivação da força de trabalho. Se antes não tínhamos esse propósito, esse objetivo, agora temos, mesmo que centrados em nossas próprias necessidades. 

Dessa forma, muitos palestrantes e profissionais utilizam o propósito como mecanismo de venda e impulsionam pessoas a fazerem o mesmo. Isso se transforma em um problema no momento em que a pessoa crê que seu propósito lhe trará uma vida mais plena. Mas sabemos que o autocentramento apenas cria um campo de uma visão limitada, de não conseguir enxergar o outro no mundo dele e apenas gera uma preocupação com a própria satisfação. (Fiz um texto sobre isso que você pode ler aqui: https://www.horoscopovirtual.com.br/artigos/3-maiores-inimigos-da-felicidade-o-autocentramento) 

Como disse Dalai Lama, “O planeta não precisa de mais pessoas bem-sucedidas, o planeta precisa, desesperadamente, de pacificadores, curadores, historiadores e amantes de todos os tipos”. Essa frase de Sua Santidade Dalai Lama demonstra o quanto as pessoas se esqueceram da causa. A causa é quando vamos além de nós mesmos, quando transcendemos nossa própria busca hedonista e nos dedicamos a auxiliar o outro. Ao sair da fixação do eu, que está tão presente em nossa sociedade, ampliamos nossa visão e percebemos que a felicidade genuína ocorre quando beneficiamos o outro. 

A causa não nos dá apenas significado em nossos afazeres, mas produz uma motivação correta. A motivação correta é quando agimos no mundo de maneira ampla e de forma a pacificar as relações, curar as pessoas, ajudar quando necessário e sair de um autocentramento que consome nosso ser. Em uma sociedade em que há tantos selfies, exposição da vida privada e adulação ao eu, sair do autocentramento parece ser algo quase inacreditável. Porém, quando o fazemos vemos o quanto visões como “tenha um propósito” parece ser algo muito menor do que “tenha uma causa”. A causa nunca está relacionada somente ao eu, pois até mesmo seu significado está relacionado ao coletivo. Retirada do dicionário, causa é: “Interesse coletivo a partir do qual um grupo se rege; partido: a causa do povo”

Por isso temos que sair do conto do propósito. Eu mesmo já escrevi sobre como o propósito pode ajudar, mas acabei desistindo dessa ideia. Desisti, pois vejo a causa como uma forma mais positiva de sair de um engano que é produzido para gerar mais produção. Hoje entendo que propósito nada mais é que uma forma moderna de um autocentramento e isso nos impede de irmos em direção a uma causa, fazendo o que deveria ser nosso foco: Transcender o eu.


Leia também: 3 passos para desenvolver sua autoestima e encontrar sua missão

Confira também: