por Giovanna Sapienza

Férias – Entregue-se ao descanso

Muitos já estão entrando nas tão esperadas férias ou recesso coletivo. Depois de um longo ano de trabalho, preocupação e desgastes, aqui estamos nós para mais uma passagem de ano. Muitos reclamam da pressão excessiva e dos problemas que enfrentam no trabalhando, alegando a falta de um descanso merecido e o acúmulo de stress e nervosismo.

Pois bem, antes de mais nada quero deixar bem claro que o descanso está diretamente ligado a qualidade e não a quantidade. De nada adiantar tirar 30 dias de férias se a sua cabeça continua pensando nos problemas, nas coisas que você precisa fazer quando voltar ou como seus colegas estão tocando as coisas no escritório. Você sai do trabalho, mas o trabalho continua em você, deixando sua mente ativa 24h por dia, com alguns minutos de dispersão e real descanso.

Antes que você comece a balbuciar qualquer desculpa, quero deixar bem claro que nada nem nenhum argumento irá justificar o fato de você não curtir suas férias e se desligar completamente do seu trabalho. Na verdade isso acontece pois temos a triste mania de querer controlarmos tudo, ficamos preocupados pois nos sentimos indispensáveis em nossa ambiente de trabalho. (Puro orgulho, não é mesmo?)

Saúde e Rendimento

Depois desta lista de erros e enganos que cometemos quase todas as férias, quero deixar claro o porque você realmente precisa se desligar de tudo. Nenhum corpo e nenhuma mente que mantenha um estado saudável de vida e um bom rendimento consegue ficar imerso no trabalho o dia todo, 365 dias por ano. Por mais que você ame o seu trabalho e se sinta plenamente realizado com ele, seu corpo precisa de descanso.

O correto seria este equilíbrio entre vida, saúde e trabalho fosse aplicado todos os dias, durante a sua rotina diária, mas vamos nos ater a este período de férias. Esqueça o celular, Facebook, redes sociais, Skype, e seja lá o que for, sei que para muitos isso parece tarefa impossível, mas tente pelo menos alguns dias.

Se for viajar, aproveite a natureza, respire novos ares, saia para fazer caminhadas, tome sol, passeie com seu cachorro, vá tomar um sorvete, enfim, se ligue a atividades que façam sua cabeça espairecer. Já citamos aqui, em textos anteriores, a importância de você reeducar seu cérebro e controlar seu pensamentos e aqui esta ação é mais do que necessária. Cada vez que o pensamento do trabalho ou das tarefas preocupantes invadir sua mente, mude imediatamente de foco, vá fazer algo que ocupe sua cabeça, assista um filme, qualquer coisa que te ajude a esvaziar sua mente destas questões.

Por mais difícil que esta tarefa possa parecer, é importante entendermos que o autocontrole é primordial para o nosso desenvolvimento. Para que você conserve uma boa saúde ao longo de 2015 e para que seu trabalho e seus objetivos sejam concluídos com sucesso, este descanso é mais do que necessário. Quanto mais você cobra sua mente e quanto menos você se desliga nestes períodos de férias, mais cansado você ficará, e ao longo do ano, de uma forma ou de outra seu corpo cobrará este posicionamento e este restabelecimento.

Esqueça o celular, desligue-se da rotina e do trabalho, deixe este momento de descanso fluir.  Não se preocupe com horário e problemas que não fazem parte deste momento, curta suas férias. Descanse!

Tenho certeza absoluta que seu 2015 será muito mais produtivo e positivo!!!

Giovanna Sapienza

+ artigos

Terapeuta Holística, Jornalista e espiritualista, fundadora do projeto Saber Pleno. Amante de arte, comunicação e natureza, já estuda espiritualidade e novos caminhos para saúde e bem estar há 5 anos. Acredita muito nas relações pessoais, nos processos energéticos e nos bons sentimentos como caminho para uma vida feliz.

Frase de cabeceira: “A dor é inevitável, mas o sofrimento é opcional.”