O filme sobre o Nordeste que combina com cada signo

O Nordeste, diferentemente do que muitos imaginam, não é seca, fome e pessoas dormindo em redes. Muito pelo contrário, essa terra é lar de muita coisa boa: comida — quem nunca se fascinou com carne de sol? —, história (alô, cangaço), paisagens — praias, mar e tudo que há de bom? Check! — e cultura (só Deus sabe quantas igrejas e feirinhas de artesanato ricas de cultura você pode achar nessa região!).

Sendo o destino número um de viagem de muita gente, na falta de um avião neste momento, o jeito de matar a saudade dessa terra fascinante é por meio da tela. Muitos filmes se passam no Nordeste ou exaltam a sua cultura, e é exatamente isso que iremos conferir hoje. Assim, dê uma olhada no filme do Nordeste que combina com cada signo:

Áries — "O Céu de Suely"

Arianos são cheios de energia: eles dão tudo de si, não importa qual a situação, e são a referência de coragem do Zodíaco.

Encante-se com os principais mitos do folclore brasileiro

É possível ver essa mesma determinação em "O Céu de Suely" (2007), em que Hermila acaba iniciando uma rifa de seu próprio corpo a fim de comprar passagens de ônibus e iniciar uma nova vida com seu filho em algum lugar bem longe de onde se encontra.

Touro — "Vidas Secas"

Se o taurino sabe de algo é nunca desistir. Ele é determinado, e sua teimosia faz com que ele sempre siga em frente.

"Vidas Secas" (1963), inspirado na obra de Graciliano Ramos, traz uma família que enfrenta a seca, a fome e a maldade dos homens e, mesmo com todas as dificuldades e a falta de esperança, permanece seguindo em frente.

Gêmeos — "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro"

Geminianos são comunicativos e conhecidos pela sua dualidade: eles mudam de opinião e não têm vergonha disso.

Em "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro" (1969), temos Antônio das Mortes, que, com a missão de eliminar um novo cangaceiro da região, acaba de cara com a realidade do povo do sertão, e esses eventos o levam a ter novos questionamentos e novas perspectivas que o põem em contato com toda a proposta geminiana.

Câncer — "O Caminho das Nuvens"

Cancerianos são sensíveis, cuidadosos e bastante dedicados à família; essa é a sua maior prioridade.

Em "O Caminho das Nuvens" (2003), encontramos um pai de família que, na busca de um emprego digno para sustentar os seus, parte da Paraíba para o Rio de Janeiro de bicicleta. Apesar de toda a fome, todo o calor e o cansaço, o laço que une a família está sempre ali.

Leão — "O Auto da Compadecida"

Leoninos são generosos, engraçados e verdadeiros líderes. Eles têm certo talento de fazer com que tudo dê certo de um jeito ou de outro, e talvez isso se dê graças à sua personalidade leve, criativa e atraente.

Em "O Auto da Compadecida" (2000), encontramos João Grilo, jovem criativo que adora usar sua criatividade para dar um jeitinho nas situações, e Chicó, alguém que acaba se apaixonando pela pessoa errada. Ambos são postos à prova por Nossa Senhora.

Virgem — "Deus é Brasileiro"

Virginianos são muito ligados ao que é certo ou errado. Eles são detalhistas, generosos e adoram a perfeição. Assim, nada mais perfeito do que relacioná-los ao filme de Deus. Em "Deus é Brasileiro" (2003), encontramos Deus cansado dos erros da humanidade e em busca de férias.

Divirta-se ao som do forró de cada signo

Mas, para isso, Ele precisa encontrar um substituto. É exatamente assim que o nativo de Virgem se sente na maior parte dos seus dias; a diferença é que, para ele, a sensação é de que não existem férias.

Libra — "Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo"

Librianos são movidos pelo amor e pelo equilíbrio. Eles são resilientes e encaram tudo como um aprendizado.

Em "Viajo Porque Preciso Volto Porque Te Amo" (2009), encontramos um geólogo que parte numa missão para estudar o solo nordestino. Aqui, você não encontra apenas o lado romântico de Libra, mas também sua capacidade de analisar, lidar com os próprios problemas e levantar-se após as derrotas.

Escorpião — "Lisbela e o Prisioneiro"

Escorpianos são pura emoção e sensação. Sensuais, românticos e misteriosos, a paixão é o que move suas vidas.

Assim, em "Lisbela e o Prisioneiro" (2003), temos uma moça romântica que, apesar de já ter o casamento marcado, acaba se apaixonado por outro homem que, dado seu histórico, acaba prometendo várias enrascadas. Mas como o nativo de Escorpião diria: não há limites quando a paixão está em jogo.

Sagitário — "Cinema, Aspirinas e Urubus"

Sagitarianos são mente aberta, adoram viajar e colecionar experiências.

Assim, o filme nordestino que mais os representa é "Cinema, Aspirinas e Urubus" (2005). Nessa obra, encontramos dois homens no ano de 1942, um alemão e outro homem simples, que, por um encontro do destino, acabam tornando-se amigos e viajando juntos exibindo filmes sobre um remédio milagroso para pessoas que nunca puderam ir ao cinema.

Capricórnio — "Bacurau"

Capricornianos são responsáveis, inteligentes e esforçados. Em "Bacurau" (2019), temos uma vila futurista onde a morte de uma senhora une a todos contra ameaças que os cercam. Difícil falar mais sem dar spoiler, mas o lado capricorniano que existe escondido nessa vila dá-lhes persistência e capacidade de lutar contra o que quer que esteja atrás deles.

Aquário — "Gonzaga — De Pai para Filho"

Aquário é o signo da inovação, da liberdade e da criatividade. Em "Gonzaga — De Pai para Filho" (2012), temos a história de Gonzaga, que sai de casa cedo em busca de novos horizontes.

Encontre cinco destinos especiais para viajar a dois

Essa aventura lhe rende mulher, filho e certas dificuldades que o levam a voltar à estrada. Podemos ver nessa obra toda a originalidade, a rebeldia e a intuição aquariana.

Peixes — "O Homem que Engarrafava Nuvens"

Piscianos são criativos, sensíveis e bastante ligados à arte. Dessa forma, não é de se estranhar que seu filme nordestino seja o documentário "O Homem que Engarrafava Nuvens" (2009). Nesse filme, encontramos histórias sobre o compositor Humberto Teixeira — parceiro de Luiz Gonzaga —, que produziu diversas canções de baião, inclusive o sucesso "Asa Branca". Dono de grande sensibilidade e criatividade, ele foi um dos responsáveis por fazer do baião um sucesso tanto nacional quanto internacional.

O Nordeste é definitivamente uma caixinha de surpresas. Não importa o que digam, essa região tem muito a oferecer: história, cultura, gastronomia, turismo… Não há como deixar de visitar. Assim, confira os filmes por hora e prepare sua mala assim que puder: aventuras esperam por você!

 

Confira também: