Os pais de cada signo

Nossa base começa sempre na família. Nos ensinamentos que nos são passados por quem nos trouxe ao mundo ou que nos criou desde sempre. Nossos pais são a primeira referência que temos como seres humanos. São eles que nos ensinam valores como afeto, respeito, dignidade, entre outros tantos aprendizados.

Não é à toa que essas figuras essenciais em nossas vidas têm, cada um, o seu dia. Mas você sabia que há também uma outra data, que celebra a parentalidade como um todo e é uma verdadeira homenagem a ambos? É o Dia Mundial dos Pais e das Mães, celebrado anualmente em 1º de junho.

Dois homens carregam uma menina. Os três sorriem.

Não importa se são pais biológicos ou do coração, o que importa é quem cuida de nós, quem está ali do nosso lado nos momentos bons e nos mais difíceis. Quantas vezes você não precisou deles? E eles sempre estiveram lá por você.

Quando você deu seus primeiros passinhos, falou as primeiras palavras ou quando você discursou na sua formatura, conseguiu seu primeiro emprego... Quem estava lá? Quando você passou por alguma decepção amorosa ou se sentiu inseguro ou desmotivado em algum projeto, quem estava ao seu lado? Quando você sentia pavor por um pesadelo na infância ou tinha medo de dar um novo passo na vida, já quando mais velho, a quem você recorria?

Se a resposta a todas as perguntas for “meus pais”, então você descobriu a missão deles aqui na Terra em relação à sua vida. Cada um ao seu modo, é claro.

E por terem suas próprias características, veremos por aí diferentes tipos de pais e mães, cada um com seu jeito de cuidar dos filhos. E para tentarmos traçar melhor esses atributos, fomos buscar nos astros a ajuda necessária. A Astrologia tem um papel muito importante quando o assunto é a nossa personalidade, pois ela tem as ferramentas necessárias para uma análise eficiente e, ao mesmo tempo, leve.

Confira aqui, no Horóscopo Virtual, como são os pais de casa signo e veja se os seus se identificam com o que explicaremos. Mas aproveite também para se divertir um pouco.

Áries

Menina sentada em uma cadeira entre um homem e uma mulher adultos.

Mãe

A mãe ariana é meio sem paciência, mas tem um coração enorme. Sabe dar carinho na medida certa, sem ser muito grudenta ou sentimental. Ela preza a independência dos filhos acima de qualquer coisa. Essa mãe é aquela que quer ver os filhos voando logo para fora do ninho, para ganharem o mundo.

Pai

Direto e conciso, o pai de Áries não gosta de dar voltas. Com ele o papo é reto. Ele é do tipo que fala o que tem que ser falado na cara e não tem papas na língua. Mas não é alguém que costuma guardar mágoa ou rancor. Logo depois de brigar, ele já nem se lembra mais o que motivou o estresse. E tudo se resolve com um abraço amigo e carinhoso.

Touro

Homem com o dedo indicador erguido. Sua mão está apoiada sobre um caderno aberto; à frente, há óculos.

Mãe

A mãe taurina é do estilo mandona. Gosta de tudo do jeito dela, e ai de quem a contrarie. Mas não podemos negar que ela é aquela mulher que dá abraço, carinho e protege os filhos como ninguém. Seu maior objetivo é ver os filhos sendo bem-sucedidos na vida. Então não mede esforços em fazer com que eles encontrem seu caminho.

Pai

O pai taurino tende a ser um pouco teimoso. Mas não chega a ser muito estressado; pelo contrário, é aquele pai mais tranquilo, que gosta de ficar no seu cantinho, de boa. Por ser muito dedicado ao trabalho, ele vai exigir esse mesmo empenho dos filhos, o que pode trazer algumas divergências. Mas tudo sempre acaba em paz.

Gêmeos

Homem e mulher adultos sentados em cadeiras de praia. Sobre as pernas do homem, há uma menina. Os três sorriem e estão em uma praia.

Mãe

A mãe de Gêmeos é comunicativa, adora falar e cria os filhos com essa mesma característica. Ela adora explicar tudo que acontece, de forma didática e elucidativa. É uma ótima pessoa para trocar uma ideia, pois ela vai saber falar sobre tudo. A única coisa não tão legal é que essa mãe pode ser um tanto faladeira, especialmente quando precisar chamar a atenção dos filhos.

Pai

O pai geminiano é divertido e comunicativo – assim como a mãe. É o cara que vai organizar os churrascos em família, as festas de fim de ano e todas as outras comemorações em casa. Ele é quem vai reunir a galera, inclusive os amigos dos filhos. Às vezes, pode até ser meio chato para os próprios filhos, mas os amiguinhos vão se amarrar em ter um “tio” amigão como ele.

Câncer

Homem e mulher sentados em gramado. Ao redor deles, há um menino e uma menina. Sobre o colo da mulher, há um bebê.

Mãe

Essa nativa é a agregadora, aquela que reúne a família e a protege como seu bem mais precioso. A família está sempre no topo de suas prioridades e seus filhos são a sua razão de existir. É aquela mulher que carrega as fotos das crias na carteira ou na tela de fundo do celular. Chega a ser “chata” de tanto que fala nos filhotes.

Pai

O pai canceriano é aquele paizão que ama cuidar e que está por perto a todo instante. Se for pai biológico, é aquele tipo que acompanhou todas as consultas, viu todas os ultrassons e chorou quando ouviu o coração do bebê bater. Se for pai do coração, é aquele que sempre apoiou a decisão de adotar ou cuidar de um filho, isso se a ideia não partiu primeiro dele.

Leão

Homem, mulher e criança em ambiente externo e arborizado.

Mãe

A mãe leonina é literalmente aquela “leoa” que protege os filhos com unhas, dentes, palavras e olhares fortes.

Surpreenda-se com a reação dos signos ao saber que serão pais

Ela é dona de um brilho sem igual e inspira os filhos em tudo. Além disso, ela ama essa posição, uma vez que também quer ver suas crias brilhando na vida. De vez em quando, ela faz um draminha, mas é comum, basta colocá-la nos holofotes de novo e tudo se resolve.

Pai

Esse nativo é um pai amoroso e generoso, o típico pai coruja que fala: “Puxou a mim”. Toda vez que se descobre um talento nos filhos, ele adora dizer que foi herdado dele. Pode ser meio narcisista, mas ele fala de forma tão animada e engraçada que as pessoas acabam recebendo isso de forma positiva.

Virgem

Duas crianças entre um homem e uma mulher. Os quatro estão de mãos dadas e em frente de um lago.

Mãe

É conhecida por ser aquela mãe que ama tudo em ordem, que fez a gente aprender a guardar os brinquedos antes mesmo de começar a andar. Mas não foi só isso que ela nos ensinou – coragem, lealdade e responsabilidade são alguns dos valores que a genitora virginiana nos motiva a ter.

Pai

Responsável, zeloso e amoroso, esse pai às vezes pode ser duro, mas ele só cobra isso porque sabe que seus filhos serão pessoas dignas. Ele tende a ser um pouco crítico, mas o amor pelos filhos consegue quebrar um pouco essa característica, fazendo com que ele seja mais compreensivo e coloque suas cobranças de uma forma mais afetuosa.

Libra

Família sentada à mesa come em conjunto.

Mãe

A mãe de Libra tem o dom de nos mostrar os dois lados de uma história, promovendo em nós o senso de justiça e a sensatez, para que possamos agir de forma digna e equitativa. Ela tem um jeito especial de lidar com conflitos e nos ajuda a desenvolver melhor a nossa inteligência emocional.

Experimente uma simpatia para unir a sua família

A única coisa que pega pra essa mãe é a dificuldade de dar uma bronca nos filhos, pois ela fica na dúvida: será que vai pesar a mão?

Pai

Librianos são pais diplomáticos que amam resolver qualquer contenda na base da conversa, sabendo ouvir todos os lados da discussão e tentando trazer uma solução que beneficie todas as partes. É aquela pessoa que vai intermediar as rusgas entre irmãos, e sempre vai buscar o diálogo aberto entre todos. Isso às vezes pode fazer com que eles se pareçam um pouco distantes, mas eles amam, sim, suas crias.

Escorpião

Homem e mulher sentados em frente de dois jovens.

Mãe

A mãe de Escorpião é aquela mulher forte, decidida e que busca extrair essas mesmas qualidades dos filhos. Ela os impulsiona e motiva a serem independentes, mas está sempre de olho em tudo. Pode dar espaço para as crias, mas tende a nunca perder o controle da situação. E pode acreditar: ela é bem difícil de ser enganada, portanto quem faz isso apostou em um péssimo negócio.

Pai

Esse pai costuma ser bem amoroso, profundo e expressivo, ainda mais quando o assunto é demonstrar o amor pelos filhos. Pode ser um pouco ciumento, em especial quando se trata de filhas meninas. É aquele pai que vai perguntar ao aspirante a futuro genro: “Quais são as suas intenções com a minha filha?”, com aquele olhar que bota medo em qualquer um.

Sagitário

Família composta por duas crianças e dois adultos. Todos sorriem e estão abraçados.

Mãe

Essa nativa é a imagem da aventura e da alegria. Está sempre de bom humor. É aquela mãe que todos os amiguinhos dos filhos amam. É ela que reúne a criançada e inventa as mais loucas brincadeiras, além de estar sempre pronta para todas as aventuras. Só que quando somos um pouco mais velhos, ela pode ser “engraçadinha” até demais... mas isso é um mero detalhe, pois essa mãe é um verdadeiro tesouro na vida de um filho.

Pai

O sagitariano é aquele pai engraçadão que faz piadas fofamente toscas. Sabe as famosas piadas de “tio do pavê”? Pois é, fazem parte do repertório desse nativo. Às vezes até fica meio chato, mas tudo que esse pai faz por nós compensa qualquer coisa “engraçadinha”. É um supercompanheiro das viagens, é aquele que vai incentivar o mochilão para algum destino desconhecido e vai ser todo ouvidos quando voltarmos para contar as nossas aventuras.

Capricórnio

Pai segura bebê enquanto escreve em bloco de notas. Ele está sentado à mesa, onde há um computador.

Mãe

Essa é a mulher que vai nos ensinar que o trabalho duro é o único caminho para uma vida confortável. Ela vai nos ensinar a ter os pés no chão desde pequenos. É aquela mãe que só vai deixar a gente brincar depois que arrumar o quarto, porque em primeiro lugar vêm as responsabilidades. No início, isso até pode se tornar um conflito. Mas um dia, como ela costuma falar, compreenderemos os motivos para tudo que ela nos ensinou.

Pai

O pai capricorniano é responsável e trabalhador. É ele que vai nos orientar a sermos responsáveis, corretos e a lidarmos com o dinheiro de forma prudente. Vai nos ensinar a poupar e a não gastar “como se não houvesse amanhã”. Pode ser que isso entre em choque com a nossa personalidade, em especial se formos inclinados a ser consumistas. Mas, no final das contas, veremos que foi tudo para o nosso bem.

Aquário

Menina entre um homem e uma mulher. Os três estão deitados sobre o chão.

Mãe

A aquariana é mente aberta, desapegada e está sempre nos ensinando a analisar tudo, contestando quando sentirmos que algo não está correto. É graças aos ensinamentos dela que aprendemos a lutar por nossos direitos e a encarar as injustiças em prol de um mundo melhor. Essa mãe até pode parecer um pouco mais fria que as demais, mas pode acreditar: dentro dela, um amor incondicional se funde a um enorme orgulho por seus filhos.

Pai

O aquariano é aquele pai que nos mostra como faz bem fazer algo pelos outros. É o nosso exemplo sobre coletividade e cuidados com a comunidade. Vamos aprender com esse homem a entender que a parte depende do todo, e vice-versa. É aquele pai que nos apresentará o mundo do voluntariado e das grandes missões humanitárias. Assim como a mãe aquariana, ele pode parecer um pouco distante e desapegado, mas é porque, para ele, um mundo melhor, até para seus próprios filhos, começa a partir do coletivo.

Peixes

Um homem e uma mulher carregam crianças nas costas. Os quatro sorriem.

Mãe

Carinhosa e zelosa, a mãe de Peixes está sempre preocupada com o bem-estar físico e emocional de seus filhos. Empática, ela consegue sentir todas as dores dos seus filhos e é bem capaz que isso também se estenda aos filhos dos outros. Pode ser meio avoada, achando que todos os nossos amiguinhos são gente boa, mas ela saberá discernir quando o perigo é real.

Pai

Sabe aquele pai engraçado, brincalhão e otimista? É o pai pisciano. Ele sempre tem uma palavra doce para nos consolar, em especial nos momentos em que estamos pra baixo. E nem precisamos procurá-lo, pois ele já tem esse sexto sentido e consegue perceber quando algo não vai bem. O único problema é que esse nativo tende a enxergar tudo de forma muito positiva, o que pode dificultar a solução de algum problema relacionado ao comportamento da prole. Mas nem é por maldade, é porque ele acredita que enxergar o melhor das pessoas ajuda a construir um mundo mais bonito.

Preze um bom relacionamento entre pais e filhos

E então? Conseguiu identificar seu pai ou sua mãe nas características que selecionamos? Claro que nem todas as pessoas são idênticas e esses são apenas alguns dos infinitos aspectos da personalidade de cada um. Mas o que mais importa é celebrar o amor pelos pais e, da parte deles, abraçar a parentalidade, esperando que o mundo abrace os seus filhos da mesma forma.

Esperamos que você tenha gostado deste material que foi preparado com muito carinho. Não se esqueça de compartilhar com seus amigos e, especialmente, com seus pais! Com certeza eles vão amar.

Confira também: