por Equipe Horóscopo Virtual

Santa Luzia - A Santa protetora dos olhos

No calendário cristão existem inúmeras datas especiais que representam comemorações de dias de Santos Católicos que talvez você nem imaginaria a existência e a importância de cada um deles. No dia 13 de dezembro, por exemplo, comemora-se o dia da Santa Luzia - também conhecida como Santa Lúcia - a protetora dos olhos que, para os fiéis, significa a janela da alma e também o canal de luz para o mundo.

Desde o século V, seu nome Luzia já era ligado à visão, ou seja, a palavra “Luz” sempre foi derivada pela sua denominação. Considerada uma Santa auxiliadora, as pessoas costumam invocá-la por meio de orações para que a fé de um tratamento ou uma cura especial em casos de doenças nos olhos e/ou cegueira seja exaltada. Com o tempo, essa tradição ganhou a confiança dos fiéis, fazendo com que a prática da reza se espalhasse pelo mundo inteiro, permanecendo até os dias de hoje.

A Santa Luzia veio de uma família nobre e italiana que, ao passar dos anos, acabou-se realizando um voto de virgindade perpétua para sua vida. Antes dessa decisão, sua mãe, Eutíquia, pretendia apresentar Luzia para um jovem da Corte local. Mas, seu livre arbítrio fez com que adiasse esse matrimônio. 

Com essa decisão tomada, Luzia acabou sendo acusada pelo jovem, que seria seu futuro esposo, por não aceitá-lo na época. Mesmo sendo indiciada, a Santa não queria quebrar essa aliança e muito menos romper seu santo voto que tinha com os deuses. O “ex-noivo” ficou indignado com o cancelamento do casamento e a denunciou para as autoridades perseguidoras, na qual foi levada a julgamento.

No entanto, este governo não aceitou sua sentença de escolha e tentaram levá-la a força para um prostíbulo, para servir à prostituição. Mas, nem mesmo dez homens juntos conseguiram tirá-la do chão para encaminhá-la. Com isso, fizeram com que o seu falecimento fosse ali mesmo com jatos de resina e azeite quente, mas nem isso fez com que ela viesse a falecer. Rebeldes e impiedosos, os carrascos a decapitaram com apenas um golpe de espada em sua garganta. A Santa Luzia entregou sua vida em 303, deixando a seguinte frase: “Adoro a um só Deus verdadeiro, e a ele prometi amor e fidelidade”. 

Gostou da história? Espalhe essa oração para os amigos, familiares e para todos aqueles que estão precisando de uma força maior para cura nos olhos. 

“Ó Santa Luzia, que preferistes que vossos olhos fossem vazados e arrancados antes de renegar a sua fé e conspurcar vossa alma; e Deus com um milagre extraordinário, vos devolveu dois olhos perfeitos para recompensar vossa virtude e vossa fé, e vos constituiu protetora contra as doenças dos olhos. Eu recorro a vós para que protejais minhas vistas e cureis a doença de meus olhos. Ó Santa Luzia conservai a luz dos meus olhos para que possa ver as belezas da criação o brilho do sol, o colorido das florestas e o sorriso das crianças. Conservai também os olhos de minha alma, a fé, pela qual eu possa compreender seus ensinamentos, reconhecer o seu amor para comigo e nunca errar o caminho que me conduzirá onde vós Santa Luzia, vos encontrais, em companhia dos Anjos e Santos. Santa Luzia, protegei meus olhos e conservai minha fé. Amém”.

 

Artigo escrito por Mariana Ramos.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.