por Valquiria Rita Geraldini

Um exercício de relaxamento com flores

Contemplar a beleza de uma flor é uma das melhores formas de entrarmos em contato com sentimentos de alegria, amor e, principalmente, com a perfeição que a natureza nos presenteia.

As flores são a perfeita expressão de uma beleza pura e natural que nos traz inspiração, provocando também uma mudança no nosso estado mental propiciando uma experiência que pode nos proporciona paz e relaxamento.

Você pode realizar um delicioso exercício de relaxamento utilizando flores. Vá a algum lugar onde tenha variedade de flores para vender e escolha a sua favorita, ou aquela que mais despertar a sua atenção.

Pode ser girassóis, margaridas, gérberas… Leve para a sua casa a flor escolhida e encontre um lugar tranquilo onde não seja incomodado(a) por alguns minutos. Sente-se confortavelmente, respire fundo por três vezes procurando relaxar o corpo e focalizando a atenção na própria respiração percebendo a entrada e a saída de ar de seus pulmões.
 

Nesse estado de relaxamento, olhe para sua flor, observe-a. Procure concentrar sua atenção na flor. Cada vez que pensamentos desviarem a sua atenção, simplesmente deixe-os passar trazendo novamente a sua atenção para a flor escolhida.

Quando sentir que deve parar, feche os olhos e respire fundo três vezes, focalizando a atenção na própria respiração percebendo a entrada e a saída de ar de seus pulmões. Abra os olhos e perceba como está se sentindo. Possivelmente uma sensação de paz e tranquilidade inundou a sua mente.

Você pode ainda manter um caderno próximo a você e após o exercício desenhar ou descrever suas sensações, impressões ou percepções que aconteceram durante a atividade, ou até mesmo ideias ou insights que possam ter surgido. Este poderá ser um diário onde você poderá registrar as suas experiências quando realizar seus exercícios de relaxamento e meditação.

 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.