por Erickson Rosa

Você possui uma felicidade autêntica?

Ser feliz. Esse é o objetivo de cada pessoa viva nesse planeta. Devemos entender que todo tipo de atitude que qualquer pessoa tiver, por mais irracional que pareça, é uma tentativa de buscar a felicidade. Entretanto, poucas são as pessoas que encontram a felicidade autêntica. E talvez você esteja perguntando: "O que é felicidade autêntica?".

Antes de explicar a felicidade autêntica, vamos entender o que ela não é. 

Muitas pessoas acreditam que encontrarão a felicidade quando tiverem uma boa casa, um ótimo carro na garagem, um saldo bancário gordo e até mesmo uma pessoa que seja super amorosa e que a ame verdadeiramente.  Contudo, cometem um erro fatal contra si mesmas, que é condicionar a sua felicidade nos acontecimentos externos.

No momento em que se acredita que a felicidade está em algum lugar que não dentro de você, sua felicidade perde a possibilidade de se manifestar. Ela está atrelada ao ter e não ao ser. Um fato curioso disso é que sempre achamos que vamos encontrar nossa felicidade quando conquistarmos algum bem, ou então algum status financeiro ou profissional. Porém, essa expectativa sempre é menor que a realidade e logo nossa mente se acostuma com o estímulo tão duramente conquistado, e então nos vemos partindo para a próxima conquista, acreditando que no próximo bem estará a felicidade.

A felicidade autêntica não se encontra em locais, coisas, ou qualquer outro lugar que não seja dentro de você. A felicidade autêntica não é condicionada por eventos externos, pois é genuína e verdadeira. Ela é um estado do ser e não um status para se ter.

Sei que esse conceito pode parecer meio estranho, por isso vou lhe dar dois exemplos. 

Uma moça chamada Daniela acredita que sua felicidade será alcançada se ela conseguir passar em um concurso. Esse concurso irá trazer felicidade e finalmente estabilidade financeira. Ela estuda dia e noite, e se prepara arduamente para prova. Contudo, ela não consegue aprovação no concurso. Suas expectativas foram frustradas e Daniela sente-se muito mal. Sente que é incapaz. Toda a expectativa de felicidade que ela depositou na aprovação foi por água abaixo e ela acredita que será impossível alcançar a felicidade de outro modo.

O erro de Daniela é acreditar que sua felicidade depende de sua vaga no concurso. Ela não cogita que poderá se frustrar com seu trabalho, que pode não ser como ela imagina e nem que tem outras possibilidades na vida. Ela está condicionando sua felicidade e isso traz sofrimento, pois se sua felicidade está em algo, quando esse algo vai embora o sofrimento surge.

Agora vamos ver o caso de Juliana. Juliana estava se preparando para realizar um concurso. Ela tinha depositado muita energia e estava confiante que iria passar. Havia estudado bastante. Porém, Juliana não conseguiu a aprovação que tanto desejara. Juliana sabe que essa aprovação não é sua felicidade, mas apenas um objetivo que construiu para si. Ela observa-se e olha feliz seu resultado e sabe que se continuar tentando irá passar. Mesmo que não passe, isso não é o final do mundo, pois existem outras oportunidades. Sua felicidade não está na dependência de resultados e nem de conquistas. Sua felicidade já existe em seu interior.

A felicidade autêntica é alcançada quando compreendemos que ela reside dentro de nós. Que devemos ser felizes pelo que temos em nossa vida, pelas pessoas que convivem conosco, pela vida que temos a oportunidade de viver e por todas as bênçãos que temos em nossa vida. 

Aprenda a não condicionar sua felicidade. Seja feliz hoje e aproveite seu dia.

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.