Conheça os sintomas da ansiedade

Você sente uma bola na garganta de nervoso? Coração batendo rápido sem ter feito exercício? Insônia? Bem, talvez você sofra de ansiedade e não esteja sabendo. Todos nós temos episódios de ansiedade vez ou outra. Esse é o sentimento que temos frente a uma situação que não esteja na nossa zona de conforto ou que nos represente algum tipo de ameaça. Ora nos sentimos ansiosos para uma entrevista, ora um encontro, mas existem pessoas que encaram os sintomas da ansiedade todos os dias, sem nenhuma “razão” aparente.

Para elas pode ser sufocante, uma vez que se sentem frustradas, afinal é como se não tivessem controle sobre suas próprias emoções, pensamentos e sentimentos. E o pior é que essa questão pode se tornar um verdadeiro obstáculo no dia a dia, pois pode afetar o desempenho no trabalho, nos relacionamentos e a qualidade de vida em geral dessa pessoa. E, quando se chega nesse ponto é possível que a pessoa tenha desenvolvido o transtorno de ansiedade. Ainda que cada um vivencie esse fenômeno de forma diferente, existem alguns sintomas comuns e é isso que abordaremos hoje!

Sintomas físicos da ansiedade

• Dor de estômago

Algumas pessoas desenvolvem estomatite ou esofagite — quando o estômago ou o esôfago inflamam, tendo como uma das possíveis razões o desequilíbrio emocional.

• Sentir-se perdido ou tonto

Você pode se sentir tonto como se estivesse perdido ou fosse cair a qualquer momento. Algumas pessoas podem chegar a desmaiar.

• Sentir-se cansado ou inquieto

Aqui você pode se sentir extremamente cansado, sempre com sono e letárgico, mas também há pessoas que sentem como se não conseguissem parar quietas. Algumas descontam em exercícios, porém outras se sentem aprisionadas em seus próprios corpos por não conseguirem colocar aquela energia para fora.

Mulher com as mãos juntas apoiando seu rosto

• Dores no corpo

A ansiedade deixa o corpo tenso e isso causa dores, seja nas costas, ombros, braços ou dores de cabeça.

• Respiração rápida

É comum sentir a respiração acelerada, como se tivesse acabado de ser salvo de um afogamento.

• Falta de ar

Da mesma forma que podem sentir a respiração acelerada, pessoas também relatam falta de ar. Elas podem estar sentadas ou deitadas, mas é como se não entrasse ar suficiente nos pulmões, é como se parte do ar ficasse bloqueada na garganta, onde muitos relatam sentir uma “bola”.

• Batimento cardíaco acelerado ou irregular

Nesse caso é como se você sentisse seu coração pulsando mesmo sem ter feito nenhum exercício. Você pode sentir pulsando acelerado ou de forma irregular.

• Calafrios ou suor

Algumas pessoas sentem o corpo quente e suam, outras suam frio, e outras sentem calafrios por todo o corpo.

• Dificuldade para dormir

Seja pelo excesso de pensamentos ou pela sensação de que o cérebro ou o coração não dão uma folga, é comum enrolar horas na cama até conseguir pegar no sono.

• Morder os próprios dentes (bruxismo)

Consequência da tensão, podemos deixar a mandíbula tensa e acabar forçando nossa arcada dentária. Quando dormimos, o estresse causado pela ansiedade pode provocar o bruxismo — quando mordemos nossos próprios dentes.

Mulher sentada em uma poltrona com a mão na cabeça

• Náusea

Não importa o que ponha na boca, parece que tudo desce mal, provoca enjoos e, em muitos casos, parece que mexe até com o fígado, causando dor de cabeça e suor frio.

• Mais viagens ao banheiro

A ansiedade pode desregular suas idas ao banheiro. Algumas pessoas podem fazer suas necessidades a cada 5 minutos, outras podem levar horas ou até dias.

• Ataque de pânico

Dor no peito, batimento cardíaco acelerado, falta de ar, desespero, medo de morrer ou de algo que não sabemos exatamente a origem, esses são alguns sintomas de ataque de pânico.

Você também pode gostar:


• Falta ou excesso de fome

Enquanto algumas pessoas descontam a ansiedade na comida, tendo o pote de sorvete como seu consolo principal, outras têm zero apetite e podem acabar comendo apenas pela insistência alheia.

• Tremores ou Toc

É comum as mãos tremerem ou bater os pés no chão constantemente no meio de uma crise, em casos mais agressivos é possível sentir os tremores por todo o corpo. Outros desenvolvem comportamentos compulsivos, como checar se fechou a porta ou lavar as mãos diversas vezes.

Homem olhando para fora da janela

• Vícios

Na tentativa de fugir ou amenizar os sintomas da ansiedade, certas pessoas desenvolvem vícios, seja em videogames, cigarros, comida, álcool ou outras drogas.

• Boca seca

Não importa quanta água você tome, parece que a boca continua seca.

• Perda de cabelo

A perda de cabelo pode ser causada por fatores emocionais e a ansiedade é um deles. Você pode notar mais cabelo caindo durante o banho, na hora da escovação e, em casos mais severos, no simples ato de mexer no cabelo.

Sintomas da ansiedade na mente

• Tensão, nervosismo ou sentir que não consegue relaxar

É difícil explicar sensações, mas é como se você estivesse em alerta constante. Todos os seus músculos estão tensos, o meio da sua sobrancelha vive com a expressão de preocupação, e não importa o que você faça, parece que tem algo que te impede de relaxar.

• Constante medo do pior acontecer

Você fica constantemente remoendo os piores pensamentos que você tem na sua cabeça. Quando você é criança costuma ser “se eu pisar nessa parte do chão, vou morrer”, quando você é adulto o menu das desgraças é infinitamente maior.

Mulher ao lado da janela

• Sentir que o mundo está avançando rápido ou devagar demais

Você tem a sensação de ser um dos personagens do jogo The Sims, e de repente é como se Deus apertasse a flechinha para acelerar ou desacelerar o tempo. Tudo fica ainda mais insuportável uma vez que você se vê aprisionado nessa situação.

• Sentir que os outros podem notar sua ansiedade ou que estão te olhando

Quando você está ansioso tudo fica mais intenso, se você já se questionava sobre o que os outros estão pensando de você, isso piora ainda mais, principalmente porque sua atenção está a mil por hora e é como se todos estivessem prestando atenção em você.

• Constante preocupação, ou sentir que algo de ruim acontecerá se você parar de se preocupar ou se questionar

É comum a constante preocupação quando você se encontra numa crise de ansiedade, mas o pior é que, por mais que você tente se acalmar, é como se sua própria mente te sabotasse e pensasse que se você sair desse estado algo muito ruim acontecerá. E, bem, ninguém quer arriscar né?

• Excesso de pensamentos e questionamentos

Sua cabeça simplesmente não para. Você sente que tem zero autocontrole sobre si mesmo ou seus pensamentos, e você chega a se odiar principalmente antes de dormir, uma vez que essa é uma das maiores razões da falta de sono.

• Pensar demais sobre o passado ou sobre uma situação futura

Seja ficar remoendo algo que aconteceu no passado com o famoso “E se eu tivesse falado ou feito isso”, você também pode se ver pensando em mil e um cenários sobre todas as possibilidades do futuro. É quase como ser o próprio Doutor Estranho na sua mente.

Mulher deitada olhando para o lado

• Dissociação

Você pode sentir dois tipos de dissociações: ou sentir-se desconectado do mundo como se ele não fosse real ou sentir-se desconectado da sua própria vida e da sociedade, como se você fosse o expectador e não o protagonista.

• Dificuldade para se concentrar

Seja pelo excesso de pensamentos ou sintomas físicos, você se verá com dificuldade para focar sua atenção em algo que não seja o desespero em se acalmar ou parar de pensar.

• Irritabilidade

A sensação da falta de controle sobre si mesmo e o constante fluxo de pensamentos ruins mexem com a cabeça de qualquer um, o que pode causar irritação em muitas pessoas.

Agora que você conhece um pouco mais sobre os sintomas da ansiedade, será que você se identifica com algum deles? A explicação é algo genérico, uma vez que é importante enfatizar que cada pessoa sente diferente, contudo, se você perceber que esses sintomas estão atrapalhando a sua vida, procure ajuda! Existem diversos medicamentos, terapias e até exercícios que podem te ajudar nessa luta. Lembre-se: você não está sozinho.

 
 

Confira também: