por Equipe Horóscopo Virtual

Curiosidades sobre o Dia de Reis

Com certeza, você já ouviu falar sobre o Dia de Reis. Aquele dia que tem alguma coisa a ver com os três magos, umas pessoas diferentes fazendo algum tipo de festa na rua. Mas o que é tudo isso, afinal? Se você nunca parou para reparar ou se já ouviu falar, mas não sabe exatamente o que é, está prestes a descobrir.

Origem

Vamos começar do começo: O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro. Mas por quê? Porque foi nesse dia que Jesus se manifestou para os outros povos, ou mais precisamente, o dia em que os reis magos viram a Estrela de Belém brilhar e foram ao encontro de Jesus, que acabara de nascer.

A tradição diz que eram três reis magos - eles não faziam magias nem nada, na época "mago" era, na verdade, um sábio ou erudito. Cada um tinha uma origem diferente: um era negro, o outro branco e outro moreno de origem síria ou persa provavelmente, eles representavam toda a humanidade conhecida naquela época.

Assim, quando encontraram Jesus lhe ofereceram três presentes: ouro, incenso e mirra, presentes esses que simbolizavam a divindade e imortalidade do novo rei. A Bíblia em si apenas diz "magos vindos do Oriente", mas devido aos três regalos criou-se a tradição dos três reis magos.

A estrela

Talvez você se questione sobre essa tão misteriosa Estrela de Belém. Será que é por causa dela que temos uma incrível quantidade de músicas falando sobre uma estrela nos guiar até o nosso destino? Talvez. A verdade é que há diversas teorias sobre o que foi exatamente essa estrela.

Alguns dizem que foi o fenômeno nova ou supernova da astronomia, outros acham que os magos viram o cometa Halley, outros pensam que foi a consequência de uma conjunção planetária - quando dois corpos celestes aparecem um perto do outro no céu - , e outros ainda dizem que foi uma chuva de meteoros. Mas a verdade é que, até então, não houve a confirmação de nenhuma dessas teorias.

A comemoração pelo mundo

No Brasil, as cidades, principalmente as do interior, promovem os reisados ou Folia de Reis, que nada mais é do que uma festa folclórica com influência europeia que vai do dia 24/12 até dia 06/01, retratando os 3 reis magos protegendo Jesus dos soldados que queriam matá-lo.

A folia conta com personagens, dança, música e orações. Talvez seja aquela folia que você um dia viu passar na sua rua e se perguntou o que era. Em outros lugares, principalmente na Europa, em que a data é tão importante que virou até feriado, as pessoas trocam presentes, isso mesmo, diferente de nós que trocamos no Natal.

Sim, o Dia de Reis envolve Jesus, sábios, presentes, uma estrela, uma verdadeira história cheia de lições que embala o mundo há anos. Agora que você conhece um pouco mais sobre esse dia, já pode ir participar da folia, ou melhor, pode fazer igual a Europa e transformar a data em mais um dia de família e presentes. Provavelmente, será um verdadeiro adeus à sua vida financeira, mas piadas à parte, essa é uma data para reunir seus entes queridos, confraternizar e espalhar para o mundo aquela velha e eterna mensagem que deveria ser aplicada em todos os dias de nossas vidas: respeito, amor e fraternidade.


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.