Descendente em Virgem: Uma pessoa exigente nos relacionamentos

Saber sobre a própria personalidade, por meio da ajuda de um Mapa Astral, é um exercício rico e muito compensador. Isso ocorre porque esse gráfico traz elementos cruciais para essa missão — e um deles é o Descendente, signo que versa sobre a nossa interação com os outros. Para falar sobre esse tema, desenvolvemos uma série de artigos incríveis. Aqui você vai saber tudo sobre o Descendente em Virgem.

Para uma compreensão mais abrangente, vamos familiarizar você com esse ângulo do Mapa que fica na cúspide (“fronteira”) da Casa 7, do lado oposto ao da Casa 1 (lar do Ascendente). Além disso, explicaremos mais sobre o signo de Virgem e o papel dele como Descendente, além de trazer as características de quem nasceu com essa configuração.

Você encontrará nesse artigo:

Prepare-se para aprimorar seus conhecimentos sobre Astrologia, indo além do signo solar e se aprofundando em conceitos que complementam a sua personalidade de forma mais efetiva. Boa leitura!

O Descendente no Mapa Astral

Bem, vamos entender primeiro o que é o signo Descendente e qual é seu papel. O Mapa Astral é dividido em 12 casas, sendo 4 delas as de maior expressividade, já que exercem as influências mais fortes em nossa personalidade. São elas: Casa 1 (Ascendente), Casa 4 (Fundo do Céu), Casa 7 (Descendente) e Casa 10 (Meio do Céu).

O Descendente trata de nossas interações pessoais e o tipo de indivíduos por quem sentimos mais atração. Como um contraponto ao Ascendente, ele nos possibilita conhecer a nós mesmos por meio do contato com o outro.

Conheça tudo sobre o perfil do signo de Virgem

É aqui que administramos parcerias, negócios, casamentos, amizades e, até mesmo, inimizades (não é à toa que a Casa 7, seu lar, é a malfadada casa dos “inimigos declarados”).

Dessa maneira, o Descendente decifra como escolhemos nossos interesses amorosos e os amigos mais chegados, além de revelar padrões de interação, demandas emocionais e expectativas quanto às pessoas.

Por exemplo, é ele o “responsável” por instabilidades nas suas relações afetivas, a preferência pela companhia de pessoas mais dinâmicas ou a necessidade de trocas mais serenas.
E como seria esse ângulo do Mapa sob a influência do signo mais perfeitinho do Zodíaco? Descubra um pouquinho adiante.

Características do signo de Virgem na Astrologia

Pessoa organizando uma gaveta

Para descobrir como é o Descendente em Virgem, primeiro você tem que conhecer as características desse signo de Terra. Compreendido entre os dias 23 de agosto e 22 de setembro, é regido pelos planetas Mercúrio no primeiro decanato, Saturno no segundo e Vênus no terceiro. Como todo signo, tem o lado bom e o lado ruim. Conheça os principais atributos.

Características positivas de Virgem

- Senso de organização e planejamento, além de temperamento pragmático e metódico, que gosta de ver tudo em ordem e sem imprevistos.

- Responsabilidade e maturidade, não só nas tarefas, mas também com relação às pessoas.

- Lealdade, honestidade e confiabilidade, em todo tipo de relação.

- Prestatividade e disposição para servir, ajudando quem quer que seja, sem necessidade de ser compensado ou receber retribuição, pois esse é um signo que adora se sentir útil.

- Coragem e destemor quanto ao trabalho, pois é produzindo que seus nativos se sentem realizados.

- Mente afiada e inteligência acima da média, graças à sua capacidade de análise e grande facilidade de aprender.

- Paciência extrema, sendo quase impossível de ser tirado do sério. Além disso, tem calma, prudência e cautela na tomada de decisões.

- Comportamento reservado e discreto, evitando fofocas, intrigas e todo tipo de exposição.

- Preocupação com a saúde física e mental, o asseio e a moderação (por exemplo, com bebidas e comidas).

Características negativas de Virgem

- Perfeccionismo e mania de organização, a ponto de criar uma obsessão por tudo no devido lugar.

- Crítica exagerada e teimosia, em que o pensamento é que nada está bom, especialmente se não for do jeito desse signo. Isso pode trazer a fama de chato.

Estude o simbolismo do Fundo do Céu no Mapa Astral

- Mania de cobrança — quanto aos outros ou a si mesmo, o que pode trazer estresse e desentendimentos.

- Facilidade para se estressar e ficar ansioso, muito por causa de seu jeito perfeccionista e crítico.

- Tendência a se exceder no conservadorismo e nas limitações quanto a novos conceitos.

O que significa o Descendente em Virgem?

Ter Virgem como signo Descendente significa uma busca por parcerias e amizades com pessoas práticas, organizadas e éticas. Há uma valorização do planejamento, da ordem, do intelecto e da inteligência.

Toda pessoa com Descendente em Virgem tem o Ascendente em Peixes, o que traz mais oposições do que similaridades. E é em cima dessas diferenças que é preciso encontrar um equilíbrio na relação consigo mesma e com o outro.

Entre as similaridades, podemos dizer que essa pessoa não tem medo de se sacrificar pelos outros — algo que Virgem também valoriza, já que tende a ser servil e dedicado. Além disso, ela o faz com racionalidade, algo inexistente no Ascendente, que se entrega à ilusão e ao escapismo, por não saber lidar com as decepções.

Essa é uma configuração que pede pragmatismo e menos vitimização. Demanda também maior organização e poder de análise. Aqui temos que encontrar uma interseção entre o sonhar e o realizar.

Como a Casa 7 é regida naturalmente pelo signo de Libra, as energias deste com as de Virgem se complementam, pois são dois signos que prezam a estética e valorizam o equilíbrio.

Embora o Descendente se direcione a todo tipo de parceria, nosso foco aqui é a vida a dois. Então dedicamos os próximos tópicos a esse aspecto. Confira!

O que o Descendente em Virgem busca em seu parceiro?

Homem com as mãos no joelho da esposa

No geral, a pessoa com Descendente em Virgem busca um parceiro organizado, prático e inteligente, mas também ético, dedicado e emocionalmente responsável.

Para ela, uma boa relação precisa de ordem, equilíbrio e planejamento, até mesmo para se contrapor a seu jeito mais avoado e distraído. A segurança e a estabilidade também são primordiais, até porque sua natureza tende a ser meio carente.

Sua personalidade compassiva e sensível, de quem age por intuição e idealismo, pede um par que “segure a onda” dos possíveis devaneios que ela tenha. Esse posicionamento vem também ajudar a desenvolver um lado mais racional.

Com Virgem na Casa 7, ela pode vir a atrair pessoas do trabalho para seu convívio, especialmente para uma relação amorosa. Geralmente, atrai alguém que seja concentrado nas tarefas diárias e prime pela rotina, em busca de uma vida funcional e sem imprevistos desagradáveis.

Quais são os desafios desse posicionamento?

Como todo posicionamento, esse também tem desafios a serem trabalhados. O principal é aprender a adotar uma vida mais prática e utilitária, em que a rotina de ambos funcione como um relógio suíço. Eis um grande desafio para quem tem o Ascendente em Peixes!

Outra questão importante é saber amadurecer, para aprender a lidar com críticas, pois o Descendente em Virgem vem com “o pé na porta” nesse sentido. Flexibilidade é a chave, para ambos os lados.

Aprender a trabalhar os próprios defeitos, transformando-os em potencial é uma forma de se mostrar mais maduro e objetivo para o outro. Deve-se fazer isso em vez de se vitimizar ou fugir das responsabilidades, pois é preciso lembrar que se trata de uma vida em conjunto.

É bom também buscar um equilíbrio na hora de expressar os sentimentos — sabendo dosar pragmatismo e sensibilidade, objetividade e intuição, concisão e afetuosidade, e assim por diante.

Reflita se você se permite amar de verdade

E essa vai para todo Descendente: tendemos a buscar no outro aquilo que achamos não ter, mas o pior é que temos — o que ocorre é que nos guiamos muito mais pelo signo solar e Ascendente do que pelos outros aspectos do Mapa. Não espere no outro aquilo que não desenvolveu ainda. Simplesmente se inspire e evolua.

É claro que outros achados no Mapa vão preencher todas as lacunas da nossa personalidade, trazendo uma configuração mais completa e individual sobre nós. E não tem script, pois, quando o assunto é relação interpessoal, não há previsibilidades. Apesar disso, com o conteúdo que trouxemos, você já tem um bom começo para entender um pouco melhor como funciona o Descendente em Virgem. Se você acha que pode ser um dos seus posicionamentos, faça um Mapa Astral para entender melhor esse aspecto da sua vida. Você vai ficar de boca aberta quando descobrir tudo o que a Astrologia pode revelar sobre o seu jeito de ser!

Confira também: