por Erickson Rosa

A escolha é sua

Você sabia que viver uma vida de felicidade e uma de infortúnios e sofrimento é uma questão de escolha? Pode parecer meio estranho isso, pois sei que parece ilógico uma pessoa escolher uma vida de sofrimentos. Quem em sã consciência escolheria o sofrimento? Na verdade, ninguém escolhe conscientemente sofrer, mas sim de maneira inconsciente. 

Vou explica melhor. Cada pessoa possui uma forma de ver a vida, de entender cada fenômeno e cada evento. 

Um mesmo acontecimento pode ser bom ou ruim, dependendo do olhar de cada um. Uma pessoa que gosta de atrair olhares irá sentir-se bem ao entrar em uma sala com várias pessoas e tornar-se o centro das atenções.  Por outro lado, uma pessoa tímida irá sentir-se intimidada e até mesmo envergonhada. 

Veja que são duas formas diferentes de observar o mesmo evento. Isso acontece por que essas pessoas possuem crenças diferentes de si mesmas e da vida, do funcionamento do mundo, de como as coisas são. 

Durante nossa infância e adolescência, somos condicionados a interpretar como a vida é. Adquirimos essa interpretação de nossos pais, avós, cuidadores, etc. Essas pessoas, por sua vez, adquiriram essas crenças de seus pais, e assim por diante. 

Então, essas interpretações, por muitas vezes errôneas, não são nossas, mas sim herdadas.

Essas crenças do mundo e de si mesmo podem ser limitantes e sabotadoras de nossa felicidade.  Uma mulher que acredita que todos os homens são ruins, irá se relacionar com homens ruins para confirmar sua crença. Irá de maneira inconsciente atrair homens que possuam comportamentos que sejam iguais ao de sua crença.

Somos atraídos por aquilo que desejamos. Nossa mente atua de forma a atrair e ser atraída por aquilo em que está focada. Se aumentarmos o foco em problemas, sofrimento e coisas negativas, nossa mente irá nos dar mais disso.
Porém, podemos mudar essas crenças. COMO? É aí que entra sua ESCOLHA.

Você pode escolher diariamente se você quer focar em coisas negativas em sua vida ou nas positivas. Sei que pode parecer simples, mas isso fará uma total diferença.

Se você é uma pessoa que só reclama das situações, é muito provável que receba mais disso. Veja que sua mente está focada em ver os problemas, obstáculos e dificuldades da vida. Dessa forma, sua mente entende que é isso que você deseja. Você irá ver por toda parte somente isso. Sua mente está concentrada nisso. Mais você pode escolher outro caminho, ao qual eu chamo de caminho da gratidão.

Quando somos gratos por aquilo que temos, manifestamos a energia de recebimento ao universo e focamos nossa atenção nas coisas positivas. As oportunidades aparecem aos nossos olhos e podemos então mudar nossa própria realidade. 

Apenas mudando seu foco atencional, você irá criar uma nova realidade, pois sua visão criadora estará direcionada para as oportunidades, e não para os obstáculos.

Pode parecer simples essa tarefa, mas quando temos o hábito de reclamar e lamuriar, parar com isso pode ser mais difícil do que parece. 

Por isso, reúna 10 coisas pelo que você se sente grato e escreva-as em um pequeno pedaço de papel.  Todo dia, pela manhã, leia-as para você mesmo. Isso fará ativar em você a energia da gratidão. Então, qual a sua escolha?

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.