por Equipe Horóscopo Virtual

Como não perder a passagem de uma estrela cadente

O céu noturno proporciona todo tipo de beleza àqueles que o observam. A lua e as estrelas nunca deixam de encantar, mas outro fenômeno vai além: é um presságio de boa sorte. São as estrelas cadentes. Quem nunca fez um desejo após ver um rastro de luz cruzar o céu em uma noite estrelada?

As estrelas cadentes, diferentemente do que seu nome sugere, são fragmentos deixados por cometas ou asteroides. Ao desprenderem-se dos corpos celestes, esses pequenos fragmentos - chamados meteoros - entram na atmosfera da Terra e se incendeiam, gerando a luminosidade que então torna-se visível para nós. Não é difícil ver uma estrela cadente quando se tem a chance de passar um bom tempo observando o céu, mas existem algumas formas de facilitar essa experiência.

Em primeiro lugar, é possível descobrir quando ocorrerão chuvas de meteoros. Esses são os momentos em que é mais fácil ver estrelas cadentes cruzando o céu. Devido à órbita conhecida de diversos cometas, os astrônomos podem prever quando os detritos deixados por eles entrarão na atmosfera terrestre. Clubes de astronomia costumam postar a época das chuvas de meteoros na internet, quantos detritos elas provavelmente trarão, além do dia em que elas serão mais intensas e, portanto, mais estrelas cadentes serão visíveis.

As chuvas de meteoros costumam aparecer em determinadas áreas do céu, e por isso ganham nomes inspirados nas constelações das quais estão próximas. Portanto, se você já sabe a data em que terá chances de ver estrelas cadentes, basta descobrir para qual parte do céu deverá olhar. E para fazer isso não é preciso estudar astronomia, nem ficar perdido entre constelações que você não reconhece. Hoje em dia, aplicativos para smartphone identificam uma constelação facilmente. Basta equipar seu celular com um e apontá-lo para o céu para conhecer melhor as estrelas e descobrir onde estará sua chuva de meteoros.

Um fator essencial para observar uma estrela cadente é uma boa iluminação. Ou seja, quanto menos poluição luminosa melhor. Na cidade, as estrelas são esparsas, estrelas cadentes então, são uma visão quase impossível. Quem deseja ver com clareza uma chuva de meteoros deve procurar o campo, ou algum lugar isolado, com pouca iluminação artificial onde o céu esteja espetacularmente coberto de estrelas. Lá será o local ideal para ver a passagem da estrela cadente.

E por último, divirta-se! A ocorrência de estrelas cadentes não é uma ciência exata, elas podem demorar horas a passar e virem nas mais variadas quantidades. Talvez apenas uma ou duas. Portanto, não dá para ficar na impaciência de querer ver logo uma e ir embora. O momento de observação precisa ser agradável para a espera não se tornar tediosa e valer a pena. Uma boa companhia, trilha sonora, talvez até uma fogueira e piquenique noturno são perfeitos para acompanhar uma noite de estrelas e um vislumbre de boa sorte.


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.