Conheça os 4 tipos de criatividade

“Você não é todo mundo”, já dizia a sua mãe! Já percebeu que algumas pessoas são muito boas em certas atividades enquanto outras se destacam em algo completamente diferente? Agora, quando falamos em “criatividade”, encontramos a mesma situação. Diferentemente do que muitos imaginam ao dizer “não sou criativo”, existe mais de um tipo de criatividade, e você com certeza vai se identificar com um deles! Preparado para se aprofundar um pouco mais? Confira agora, com o Horóscopo Virtual.

O que é a criatividade

Difícil expressar em palavras o conceito de “criatividade”, contudo é possível dizer que, quando criamos algo novo e diferente e que tem algum valor ou uso neste nosso mundo, nós estamos sendo criativos. Nós podemos exercer nossa criatividade em diferentes áreas da vida, seja inovando em processos no trabalho, melhorando nossa produtividade quando encontramos formas criativas de otimizar nosso tempo ou simplesmente criando piadas inusitadas numa conversa entre amigos.

Os tipos de criatividade

1 - Deliberada e cognitiva 

Lâmpadas amarelas penduradas.

Essas pessoas são movidas por propósitos. Elas têm muito conhecimento sobre um assunto específico e costumam misturar seus conhecimentos e suas intenções na busca por conquistar seus objetivos. São excelentes pesquisadoras, investigadoras e têm ótima capacidade de resolver problemas.

Esse tipo de criatividade exige tempo, dedicação e conhecimento, e costuma se desenvolver em pessoas que estudam um mesmo assunto ou trabalham no mesmo ramo por muito tempo. Um exemplo é Thomas Alva Edison, que, experimento após experimento, criou a eletricidade, a lâmpada e a telecomunicação.

2 - Deliberada e emocional

Homem branco desenhando num caderno, sob mesa com lápis e cadernos.

Quem tem esse tipo de criatividade costuma ser bastante influenciado por suas emoções, ainda que na tomada de decisão costume adotar uma postura lógica e racional. Pessoas sensíveis e emotivas por natureza têm sua criatividade ativada em momentos de quietude, no equilíbrio entre seu pensamento emocional e suas ações racionais. Em outras palavras, quem tem esse tipo de criatividade pode se ver mais criativo quando está apaixonado, triste, nervoso ou reflexivo – e aqui encontramos aquelas pessoas que dizem ter as melhores ideias no banho ou que soltam os textos mais amorosos e originais nas fotos de casal das redes sociais!

3 - Espontânea e cognitiva

Homem branco sentado numa cadeira no meio da estrada, segurando livro na cabeça, e folhas voando ao redor.

Quem tem esse tipo de criatividade também pode ter as melhores ideias tomando banho, e isso acontece porque essas pessoas costumam sofrer dos famosos bloqueios criativos. Elas têm a capacidade de resolver um problema, só não sabem como. Quando se veem mais relaxadas, finalmente aquela ideia brota na cabeça como se fosse flor! A criatividade espontânea e cognitiva costuma ser ativada quando a nossa mente consciente para de funcionar um pouco – quando relaxamos, por exemplo – e dá lugar ao nosso subconsciente. É como se esse tipo de criatividade precisasse de uma dica ou inspiração para funcionar.

Alguém que pode exemplificar essa criatividade é Isaac Newton, que teve a ideia da Lei da Gravidade assim que uma maçã caiu em sua cabeça, num momento de descontração.

4 - Espontânea e emocional

Homem branco com mãos sujas de tintas coloridas, enquanto segura dois pincéis.

Talvez esse seja o tipo de criatividade mais exclusivo, pois não é algo que você possa desenvolver. Normalmente é um talento de berço, como dizem. Isso acontece porque essa criatividade está relacionada à epifania, aquele momento em que, de repente, você passa a compreender alguma coisa. O diferencial dessas pessoas é que elas têm um ponto de vista diferente e muito mais profundo do que o da maioria das pessoas, e é exatamente isso que as leva a ter esses momentos “Sherlock Homes” – quando tudo parece simples e claro para elas, mas não para os outros. É comum que pessoas ligadas às artes, como artistas, pintores, escritores ou músicos, apresentem esse tipo de criatividade.

Você também pode gostar:

Como sua mãe te disse, você não é todo mundo. Mas, após ler este texto, quem é você quando o assunto é criatividade? Conte-nos nos comentários e lembre-se: toda ideia tem valor. Pratique sua criatividade e você com certeza vai perceber grandes melhorias na sua vida. Mesmo que certas ideias não deem certo, elas ainda podem render boas risadas com seus amigos! Em outras palavras, essa é uma das melhores facas de dois gumes que você vai encontrar ao longo da vida!

Confira também: