por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça os decanatos zodiacais!

Os decanatos são muito importantes, pois indicam quais os planetas que compõe cada signo e, com isso, o planeta que rege cada um de nós, de acordo com a data de nascimento. Funciona assim: o Zodíaco é composto por uma volta de 360º. Essa volta é dividida entre os doze signos do zodíaco, portanto cada um deles representa 30º dessa volta. Vale dizer que cada signo não possui trinta graus exatamente, mas é um número aproximado.

Os 30º de cada signo são divididos em três partes iguais de 10 graus, que são os decanatos. Justamente por representarem partes de 10º que o nome dado é decanato (o prefixo “deca” representa o número 10).

Essa divisão é feita a partir das datas correspondentes do signo. Ou seja, para saber em qual decanato do seu signo você está é preciso analisar sua data de nascimento. É muito importante saber o decanato, pois, assim, você saberá qual astro rege sua vida e influência diretamente na sua personalidade e forma de agir.

No sistema ocidental, os decanatos são regidos pelos seguintes astros:

Áries

1º decanato: 21 a 31 de março
O regente é Marte. Este astro dá muita garra, força de vontade para conquistar os objetivos e coragem para superar os desafios e percalços da vida sem tripudiar.  
2º decanato: 1 a 10 de abril
O regente deste decanato é o Sol. Este regente faz a pessoa se destacar bastante, principalmente por ser alguém alegre, positivo e criativo. É preciso tomar certo cuidado com arrogância e prepotência. 
3º decanato: 11 a 20 de abril
O regente é Júpiter, que concede determinação e um senso de justiça extremamente apurado.

Touro

1º decanato: 21 a 30 de abril
O primeiro decanato de Touro é regido por Vênus, astro que torna a pessoa mais amável, amigável, cuidadosa e romântica. 
2º decanato: 1 a 10 de maio
O regente é Mercúrio. Este astro traz a habilidade da comunicação, da análise e do discernimento. 
3º decanato: 11 a 20 de maio
Saturno é o astro regente do terceiro decanato de Touro. Traz para seus regidos o cuidado, o planejamento e a análise. São pessoas que não agem por impulso, pois tudo é calculado.

Gêmeos

1º decanato: 21 a 30 de maio 
Quem rege é Mercúrio. Pessoas adaptáveis, inteligentes e pacientes. Entendem que o que tudo deve ser conquistado à base do merecimento. 
2º decanato: 31 de maio a 9 de junho
O planeta Vênus traz para seus regidos a necessidade da busca pelo amor. Vênus faz as pessoas do 2º decanato  de Gêmeos serem educadas, gentis e um pouco emotivas. 
3º decanato: 10 a 20 de junho
O regente é Urano. Justiça é muito importante para você, assim como a liberdade de poder tomar suas próprias decisões.

Câncer

1º decanato: 21 a 30 de junho 
A Lua rege as pessoas do primeiro decanato de Câncer. Isso as torna seres extremamente sensíveis, românticos, mas, também, um pouco possessivos e dramáticos. 
2º decanato: 1 a 10 de julho
Quem rege é Plutão, que traz persistência, educação, dedicação e a habilidade de não se deixar levar pelos outros ou por desejos momentâneos. 
3º decanato: 11 a 21 de julho 
Netuno rege este decanato. Quem se encontra nestes graus da roda do Zodíaco são pessoas entregues, ou seja, fazem o possível e o impossível pelas pessoas que amam.

Leão

1º decanato: 22 a 31 de julho
O regente é o Sol. A confiança é exacerbada. Busca sempre por destaque em todos os âmbitos da vida, principalmente no trabalho, onde quer posições de chefia, e no amor, pois precisa de alguém que o ame e o bajule. 
2º decanato: 1 a 11 de agosto 
Quem rege este decanato é Júpiter, astro responsável por pessoas curiosas e divertidas. A autoconfiança aparece em excesso. 
3º decanato: 12 a 22 de agosto
Com o regente Marte, as pessoas deste decanato são muito otimistas para enfrentar grandes problemas, mas estressadas com a rotina do dia a dia.

Virgem

1º decanato: 23 de agosto a 1 de setembro
O regente Mercúrio traz a organização como principal característica. Também é responsável por uma preocupação exacerbada em relação a própria saúde, o que torna a pessoa extremamente preocupada com limpeza.
2º decanato: 2 a 11 de setembro
O segundo decanato é regido por Saturno. Economia e seriedade são as principais características herdadas deste astro. 
3º decanato: 12 a 22 de setembro
Vênus rege este decanato e traz consigo características marcantes: são pessoas românticas, felizes e que zelam pela paz nos ambientes que frequentam e com as pessoas que convivem.

Libra

1º decanato: 23 de setembro a 1 de outubro 
Vênus rege as pessoas deste decanato. Por isso, são seres equilibrados, intensos e que pensam bastante. 
2º decanato: 2 a 11 de outubro
Como o regente Urano, pessoas deste decanato são extremamente criativas, ousadas e que não conseguem ficar estagnadas no mesmo lugar. Ficam deprimidas com a “mesmice”. 
3º decanato: 12 a 22 de outubro
O regente é Mercúrio. Pessoas com grande capacidade intelectual e sempre em busca de mais conhecimento.

Escorpião

1º decanato: 23 de outubro a 1 de novembro 
O regente Plutão traz às pessoas deste decanato muita intuição e intensidade. Por isso, não se deixa enganar com facilidade e se entrega às pessoas que sabe que pode confiar. 
2º decanato: 2 a 11 de novembro 
Netuno rege este decanato e, com ele, traz características como determinação e emoção, o que faz as pessoas não desistirem de seus objetivos e as deixa com dois extremos: muita felicidade nas vitórias, ou extrema frustração nas derrotas. 
3º decanato: 12 a 21 de novembro
Lua rege o terceiro decanato de Escorpião. Aqui, as pessoas odeiam a solidão e fazem de tudo para conseguir se firmarem com alguém. Amam acima de tudo.

Sagitário

1º decanato: 22 de novembro a 1 de dezembro
O regente é Júpiter. Otimismo e sinceridade, aliados a alegria e liberdade fazem as pessoas deste decanato a não se prenderem a ninguém, apesar de sempre quererem uma companhia para se divertir. 
2º decanato: 2 a 11 de dezembro 
Marte rege este decanato. Decidir tudo baseado em impulsos é a característica mais marcante, seguida por força de vontade e foco nos grandes objetivos da vida. 
3º decanato: 12 a 21 de dezembro
Com o Sol como regente, pessoas deste decanato são carismáticas e muito alegres. Há muito senso de humor e vontade de passar a vida sempre sorrindo.

Capricórnio

1º decanato: 22 a 31 de dezembro
O regente deste decanato é Saturno. Pessoas um pouco fechadas, extremamente econômicas (aqui estão os verdadeiros “mãos-de-vaca”). 
2º decanato: 1 a 10 de janeiro
Tendo como regente Vênus, a pessoa deste decanato é destaque em muitas situações, principalmente no âmbito profissional, o qual se dedica muito. 
3º decanato: 11 a 20 de janeiro
Mercúrio rege este decanato. Organização é primordial para as pessoas que aqui nasceram. São também críticos, tímidos e muito dedicados ao trabalho.

Aquário

1º decanato: 21 a 30 de janeiro
O regente Urano traz consigo a extrema valorização à liberdade. Por isso é muito difícil você formar uma base sólida de relacionamento com alguém. 
2º decanato: 31 de janeiro a 9 de fevereiro 
Mercúrio rege o segundo decanato de Aquário. Neste decanato, as pessoas são inteligentes, versáteis positivas e alegres. 
3º decanato: 10 a 19 de fevereiro 
Vênus rege os aquarianos do terceiro decanato, dando a eles características como romantismo e de saber dar valor a tudo que tem e a todos que tem por perto.

Peixes

1º decanato: 20 a 29 de fevereiro 
A regência de Netuno faz os piscianos de o primeiro decanato serem versáteis, adaptáveis, dedicados e criativos. 
2º decanato: 1 a 10 de março 
A Lua como regente traz aos piscianos características como generosidade, amor e ciúmes. São, também, pessoas um pouco avoadas e distraídas. 
3º decanato: 11 a 20 de março 
Plutão é o astro regente. São pessoas intuitivas e muito sensitivas. São atraídos por pessoas que sabem usar sua sensualidade de forma discreta.


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.