Descendente em Sagitário: Priorizando o amor livre

O Mapa Astral é um gráfico que diz mais sobre a sua personalidade do que você pensa. Ele traz elementos que nos permitem analisar diferentes aspectos da vida. Um desses elementos é o Descendente, ângulo ligado às nossas relações com os outros.

Aqui, você vai aprender um pouco mais sobre esse signo, mais precisamente o Descendente em Sagitário.

Para um entendimento mais abrangente, vamos explicar direitinho sobre esse ponto do Mapa que fica na cúspide (“fronteira”) da Casa 7 e se localiza no ponto oposto ao da Casa 1 (lar do Ascendente).

Também vamos falar das características Sagitário e da sua influência sobre o Ascendente, mostrando como é a pessoa que nasceu com esse posicionamento.

O que você encontrará neste artigo

Então, venha entender mais sobre Astrologia e dar um passo significativo na sua jornada de autoconhecimento. Boa leitura!

O Descendente no Mapa Astral

Então, para começar, vamos ao significado do Descendente e o papel dele. O Mapa Astral é dividido em 12 casas, 4 delas tendo maior expressividade no Mapa, já que exercem as influências mais potentes sobre a nossa personalidade. São elas: Ascendente (Casa 1), Fundo do Céu (Casa 4), Descendente (Casa 7) e Meio do Céu (Casa 10).

O Descendente trata de nossas relações com os outros e do tipo de pessoa por quem habitualmente nos sentimos atraídos. Como um contraponto ao Ascendente, ele permite que conheçamos a nós mesmos por meio do encontro com o outro. É aqui que se administram as parcerias, negócios, casamentos, amizades e, inclusive, as inimizades (e é por isso que a Casa 7, seu lar, é conhecida como a casa dos “inimigos declarados”).

Analise o perfil completo do signo de Sagitário

Dessa forma, o Descendente expressa como escolhemos nossos parceiros e os amigos mais estreitos, além de revelar nossos padrões de interação, demandas emocionais e expectativas quanto às pessoas. Por exemplo, é ele o “responsável” pela preferência por ter ao lado pessoas decididas, pela busca por quem seja leal e confiável, pela atração por quem seja mais culto ou filosófico, e por aí vai. E como seria esse ângulo do Mapa sob a influência do signo mais “de boas” do Zodíaco? É o que você vai descobrir, mais adiante.

Características do signo de Sagitário na Astrologia

Para descobrir como é o Descendente em Sagitário, é bom conhecer as características desse signo de Fogo. Compreendido entre os dias 22 de novembro e 21 de dezembro, é regido pelo planeta Júpiter no primeiro decanato, Marte no segundo e Sol no terceiro.

Como todo signo, tem aspectos positivos e negativos. Veja os mais marcantes.

Características positivas de Sagitário

Imagem de um homem em cima de um penhasco, entre as montanhas

- Liberdade como valor irrevogável, além da necessidade por independência e espaço.

- Espírito aventureiro, sem medo do desconhecido e de se jogar e explorar o que o mundo pode oferecer.

- Curiosidade, independência e mente aberta e extrovertida.

- Otimismo e uma visão positiva e entusiasta sobre a vida, o que coloca esse signo em busca de significado e propósito.

- Sinceridade, que marca a habilidade de dizer o que pensa sem fazer rodeios ou médias.

- Bom humor, jovialidade e espirituosidade, o que faz desses nativos pessoas que se apresentam sempre com um sorriso amigável e brilho no olhar.

Características negativas de Sagitário

- Falta de comprometimento com temas que fogem do seu interesse, ainda mais se o compromisso trouxer a sensação de prisão – tanto a pessoas como a situações.

- Individualismo motivado pelo desejo irrevogável de ser livre e priorizar as próprias escolhas, em detrimento dos outros.

- Falta de tato, devido à franqueza excessiva, desmedida e por vezes desnecessária.

- Desmotivação, provocada pela necessidade de sempre estar em busca de novidade, aventura e experiências que transcendam.

- Inconveniência e comportamento às vezes invasivo e constrangedor, algo que pode não agradar muito a quem não seja tão receptivo a esse jeito “engraçadinho” do sagitariano.

O que significa o Descendente em Sagitário?

Ter Sagitário como signo Descendente significa atrair para esse ponto do Mapa (e, portanto, também para a Casa 7) qualidades como bom humor, otimismo, aventura e muita liberdade.

Toda pessoa com Descendente em Sagitário tem o Ascendente em Gêmeos, dois signos com muitos pontos em comum, especialmente quando se trata da capacidade de se expressar e da leveza de viver.

Como a Casa 7 é regida naturalmente pelo signo de Libra, as energias sagitarianas se harmonizam com esse signo, já que ambos partilham do apreço pelas coisas boas e por socializar com todos ao seu redor.

Estude o significado do signo descendente na Astrologia

Esse Descendente pede estímulo nas relações, além de parcerias que façam com que a pessoa se sinta livre para ser quem ela quiser ser. Também traz a necessidade de uma vida com menos marasmo, ou seja, tendo mais movimento, viagens, coragem para se jogar e descoberta de coisas novas.

Mas, apesar de o Descendente se direcionar a todo tipo de parceria e relação, nosso artigo traz um enfoque maior para os assuntos do coração. Sendo assim, os próximos tópicos vão se dedicar a esse tema. Confira!

O que o Descendente em Sagitário busca em seu parceiro?

Imagem de um casal abraçado e vendo o celular na mesa da cozinha

Em linhas gerais, quem nasce com o Descendente em Sagitário busca por alguém que lhe permita viver sem amarras, sem querer “moldar” sua personalidade e que não imponha mudanças em sua individualidade.

Busca um parceiro altamente culto e inteligente, podendo até mesmo vir a se relacionar com alguém que pertença a outra cultura, cidade, país...

Essa pessoa sente atração por quem goste de sair desbravando o mundo. Já viu aquele casal que vive viajando, fazendo mochilão para os lugares mais inusitados e incríveis? Pois então! É bem provável que um dos dois tenha Descendente em Sagitário.

Com Ascendente em Gêmeos, essa pessoa é curiosa, sociável e tem grande capacidade de se expressar, traços também encontrados no quadro geral de Sagitário. Sendo assim, aqui não existe uma busca pelo contraponto, mas sim por alguém que acolha suas necessidades expansivas.

Além do mais, ela não abre mão de alguém que se empenhe em fazer com que a relação se renove com frequência. Dessa forma, é preciso que haja estímulos, companheirismo e compreensão. E isso, às vezes, tem mais valor até mesmo que sexo (não que não seja importante).

Quais são os desafios desse posicionamento?

Como qualquer posicionamento, esse também traz desafios que precisam ser superados, para que se construa uma relação saudável e duradoura.

Um dos grandes desafios reside justamente em uma característica que ambos os signos têm em comum: a comunicação. O problema é que o Ascendente em Gêmeos tem uma necessidade de troca muito grande, coisa que tem um limite para Sagitário.

Outro ponto a ser observado é o cuidado para que essa valorização excessiva da inteligência não traga comportamentos ou atitudes arrogantes, ou aquela teimosia em não ceder na hora das famosas DRs.

É preciso também atentar para a saúde da relação, que necessita de uma certa maturidade, o que nem sempre é explorado pelas energias sagitarianas. E isso pode impedir que ambos cresçam e prosperem como casal.

Mais uma semelhança entre Ascendente e Descendente e que também pode causar atritos: aquele jeitão despreocupado em lidar com as coisas, ou mesmo a falta de comprometimento, pode vir a ser irritante quando a vítima da situação é a própria.

Deixe as cartas guiarem seu coração com o Tarot do Amor

Um meio de trazer equilíbrio para a relação é, em primeiro lugar, ter consciência de que relacionamentos demandam responsabilidade e comprometimento de ambas as partes. Abrir-se para o diálogo, aprendendo a ouvir mais (em vez de querer ser ouvido o tempo todo), também é de grande ajuda.

É claro que outros achados do Mapa vão trazer um diagnóstico mais detalhado sobre nossa personalidade. Dessa forma, nem todas as pessoas com Descendente em Sagitário vão pensar de forma idêntica (e quem pensa, não é?), mas nosso artigo certamente vai te ajudar a ter uma ideia geral.

Se você se identificou com tudo que leu até aqui, pode ser que seu Descendente seja esse. Quer descobrir? Faça seu Mapa Astral completo para saber esse e mais outros aspectos tão importantes sobre si. Preparado para se surpreender?

Confira também: