por Equipe Horóscopo Virtual

Fé em cada cantinho: o que há por trás dos templos budistas

Entrar em um templo budista é uma experiência única. Parece que tudo o que está lá tem o propósito de transmitir a energia do budismo para quem entra no recinto. Você sente um tipo de paz e respeito profundo e, então, percebe como um lugar pode influenciar o que você sente e pensa. E como eles conseguem chegar nisso? A arquitetura budista é milenar e tem toda uma história por trás de suas construções de templos e monumentos.

Os primeiros templos budistas apareceram por volta de 250 a.C., na época em que Buda se iluminou na Índia. As construções eram feitas principalmente de madeira, podendo conter também pedras e tijolos. O tipo de construção feita nessa época pelos budistas se chamava “estupa”. Mas o mais interessante dessa primeira fase da arquitetura budista era a escolha dos lugares para tais construções. Eles escolhiam túmulos antigos de pessoas que foram muito importantes para aquela região no passado. Dessa forma, vemos como suas crenças e seu respeito pelos antepassados tiveram um efeito sobre a forma como construíam.

Existe uma lenda sobre as estupas dessa época. Dizem que, quando Buda morreu, seu corpo foi cremado e suas cinzas divididas entre dez clãs guerreiros. Cada um desses clãs construiu uma estupa sobre as cinzas e, dessa forma, as construções seriam templos dedicados aos ensinamentos de Buda.

Desde então, as construções budistas se espalharam principalmente pela Ásia e hoje existem monumentos e templos inspiradores em diversos países. Na Tailândia, encontramos o Wat Phra Kaew (Templo do Buda de Esmeralda), que é um dos principais pontos turísticos do país e tem uma imagem de Buda esculpida em jade. Também na Tailândia, existe o templo Wat Pho, o templo do Buda reclinado, que também é um lugar muito reverenciado pelos budistas.

Na Índia, o templo Mahabodhi é um dos mais admirados e visitados. Isso porque foi construído na região onde Buda teria atingido a iluminação. É um dos templos mais antigos da Índia.

E, para não achar que somente na Ásia você pode conhecer um templo budista, aqui no Brasil existem alguns templos também. O mais famoso fica na cidade de Cotia, em São Paulo. É o Templo Zu Lai, que tem uma arquitetura inspirada nas construções budistas chinesas.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.