por Equipe Horóscopo Virtual

O caminho para a mudança interna

Eu não conheço ninguém que está completamente satisfeito consigo mesmo, sempre existe esse detalhe para melhorar ou aquele objetivo para atingir. No entanto, conheço muita gente que passa muito tempo tentando mudar, mas não consegue. O problema, geralmente, é que as pessoas procuram os motivos para essa mudança ou as formas para que ela seja obtida no lugar errado. Anotem aí: qualquer mudança pessoal, de qualquer natureza, só pode ser atingida se for feita internamente. Se é você que quer mudar, é você que tem que mudar, não adianta esperar que o mundo mude para você.

O primeiro e mais importante passo geralmente feito é: a decisão de que a mudança é necessária ou pretendida. O problema é o que sucede essa decisão. São estas ações que precisam de atenção para que a mudança seja atingida. Para te ajudar a atingir este objetivo da mudança interna, separamos quatro etapas simples que devem ser seguidas. Confira e coloque em prática:

Observação

É basicamente um exercício de autoconhecimento. Pare por um instante e analise seus atos, suas escolhas e principalmente seus sentimentos. Não julgue, culpe ou considere nenhuma dessas coisas certas ou erradas, apenas observe. 

Pense no que você quer mudar internamente. Vamos tomar de exemplo que seja a sua tempestuosidade. Pense nos motivos que te levam a agir desta forma, em quais situações isso ocorreu, em como você se sentiu nestas situações e após os acontecimentos. Reúna o máximo de informações a respeito de si mesmo que conseguir.

Compreensão

É como montar um quebra-cabeça de si mesmo. Nesta fase reúna todas as informações que conseguiu extrair de sua análise pessoal e tente juntar o que fizer sentido. Organize em sua mente os padrões que se repetiram em todas as situações lembradas. Preste mais atenção ainda no que aconteceu diferente nas vezes em que você reagiu ou se sentiu de outra forma.

É nesta fase que encontramos muitos motivos e consequências que nunca nos demos conta.

Responsabilidade

Um dos grandes problemas de não conseguir realizar a mudança interna está nesta fase. Infelizmente, a maioria das pessoas tende a culpar alguém de fora ou alguma situação que acredita fugir de seu controle para suas atitudes. Mas isto não existe. Coloque na sua cabeça que a única pessoa responsável pelo que acontece na sua vida ou pelo seu jeito é você mesmo. Obviamente somos influenciados por outras pessoas e pelo meio em que vivemos, mas sempre temos a possibilidade de escolher, aceitar ou negar. 

Se você quer mudar, tome para si toda e qualquer responsabilidade.

Escolha mudar

A força de vontade é sua maior aliada nesta etapa derradeira do processo de mudança. Agora que você já conhece suas motivações, compreende suas ações e sabe que a responsabilidade é toda sua, só resta agir para começar efetivamente a mudança pretendida.

Não é fácil e provavelmente também não é rápido, mas mesmo engatinhando se chega lá. Até correr leva um tempo, o ideal é que você se respeite e se incentive progressivamente. Não tenha medo de tropeçar e de errar, o importante é não sair da direção da mudança pretendida. Modifique seu modo de pensar nas situações identificadas e aos poucos perceberá que o objetivo fica mais próximo. É só questão de vontade e um pouco de disciplina. 


Artigo escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.