por Equipe Horóscopo Virtual

Os 12 trabalhos de Hércules e os signos

Se você é ligado em mitologia e em astrologia, com certeza já ouviu falar dos 12 trabalhos de Hércules, não é mesmo?

Regados de muita intensidade, eles têm significados profundos e complexos. Os trabalhos, que foram interpretados ao longo do tempo, marcam aspectos muito importantes na jornada humana e no nosso desenvolvimento espiritual.

O número 12 tem toda uma simbologia astral. Com referência explícita aos 12 signos do zodíaco, os trabalhos de Hércules têm forte referência e inspiração na constelação do zodíaco.

Quem foi Hércules

Hércules foi um herói considerado bastante indisciplinado. Por ter cometido diversos erros durante sua vida, foi caracterizado como um Deus de personalidade impulsiva e até mesmo violenta.

Considerado extremamente forte, Hércules tem uma imagem física bastante atraente. Apesar de seus muitos erros cometidos por pura inconsequência, Hércules conquista grandes feitos por seu esforço pessoal.

Após muitas falhas, ele começa a conquistar uma dimensão maior e mais profunda de si mesmo, deixando de lado sua natureza violenta e dando lugar a uma personalidade muito mais contida e reflexiva. Com o passar dos anos, Hércules passa a ser considerado um Deus que conquistou uma mente superior elevada e um profundo crescimento espiritual.

Os 12 trabalhos de Hércules

Os trabalhos têm relação direta com os signos do zodíaco e seguem a mesma contagem cronológica, respeitando as datas estabelecidas para cada signo no horóscopo que estamos acostumados.

Confira agora um pouco mais sobre cada um dos doze trabalhos de Hércules.

Áries e a captura das éguas antropófagas – De 20 de março a 20 de abril

Esse trabalho foi realizado por Hércules junto com seu amigo Abderis. Após aprisionar as éguas, Hércules enfrentou problemas devido à fraqueza e insegurança de seu amigo. Abderis acabou sendo pisoteado pelas éguas que vieram a fugir. Posteriormente, Hércules as capturou novamente e, humilhado, as levou a um lugar onde pudessem ser domesticadas. 

No plano astral, as éguas simbolizam os pensamentos descontrolados. É preciso capturá-los e muitas vezes recapturá-los para aprender a lidar com eles. 

Significado: o ariano deve ter foco no controle mental. A obtenção do autocontrole é uma das principais conquistas que deve ser buscada pelos nativos de Áries.

Touro e a captura do Touro de Creta - De 21 de abril a 20 de maio

Nesse trabalho, Hércules tinha a tarefa de capturar o touro. 

Esse trabalho tem uma ligação forte e expressiva ao corpo físico. O domínio da sensualidade é um dos principais destaques que deve ser dado a este trabalho. 

Significado: O touro representa o desejo animal e descontrolado, o fato de conseguir montar no animal significa conseguir controlá-lo. Os nativos de Touro devem ter atenção e cuidado ao controlar seus desejos mais profundos e intensos.

Gêmeos e os pomos de ouro de Hespérides – De 21 de maio a 20 de junho

Gêmeos é tido como o signo da dualidade. O signo pode ser representado por dois deuses: Nereu, o verdadeiro mestre que simboliza a alma, e Busiris, símbolo da razão -- ou pelos irmãos Castor e Pólux, onde Castor é mortal e Pólux, imortal.

Esse trabalho mostra que do sacrifício vem a recompensa. 

Significado: para os geminianos, é importante saber lidar com totalidade de seus sentimentos e de seu próprio equilíbrio.

Câncer e a captura do cervo dourado – De 21 de junho a 21 de julho

Neste quarto trabalho, a corça simboliza a intuição. Sempre muito intuitivos, os cancerianos costumam sofrer constantes transmutações do instinto. O trabalho refere-se à necessidade de aprender a desenvolver a intuição e trabalhar com ela dentro da realidade. 

Significado: Para os nativos de Câncer, é importante tomar consciência das coisas do espírito e das realidades espirituais.

Leão e a morte do Leão de Neméia – De 22 de julho a 22 de agosto

Aqui o homem precisa matar o leão de sua personalidade. Relacionado ao egoísmo, a vaidade e ao instinto controlador, o leão deve ser morto para que a fraternidade tome o lugar de muitas características ruins. 

Significado: O domínio do eu interior é a tarefa mais difícil encontrada pelos nativos do signo de Leão. 

Virgem e a tomada do cinturão de Hipólita – De 23 de agosto a 22 de setembro

Neste trabalho, Hércules se depara com o mal feito por ele à Hipólita. Surpreendido por um monstro das profundezas, o remorso toma conta dele, que se recorda com amargor do mal que havia feito e das palavras que havia dito. 

Significado: Esse trabalho é muito importante no processo evolutivo de todos os nascidos sob o signo de Virgem. Ele mostra que é preciso se proteger e nutrir bons pensamentos. Hércules nos mostra que é preciso compreender profundamente nossa missão espiritual, mesmo que já se tenha obtivo aquilo que buscava.

Libra e a captura do javali de Erimanto – De 23 de setembro a 22 de outubro

No sétimo trabalho, Hércules enfrenta uma grande batalha antes de seguir seu caminho. Se deparando com amores e mortes, Hércules busca seu equilíbrio. 

Significado: O símbolo de Libra é uma balança e, apesar de simbolizar o equilíbrio, é preciso ter cuidado, pois os librianos costumam oscilar entre a justiça e a injustiça e entre a ignorância e a sabedoria. 

Este trabalho destaca o desenvolvimento que devemos ter na capacidade de controlar nossos desejos através da força do pensamento. 

Escorpião e a destruição da Hidra de Lerna – De 23 de outubro a 21 de novembro

Neste trabalho, Hércules enfrenta três serpentes que simbolizam a paixão, o ódio e o desejo de poder. As três também fazem referência a três importantes aspectos interiores do ser humano: o físico, o astral e o mental.

Significado: O trabalho destaca a luta diária dos escorpianos com as personalidades emocional e material.

Sagitário e a morte dos pássaros de Estinfalo – De 22 de novembro a 21 de dezembro

Neste trabalho, Hércules consegue enxergar o verdadeiro objetivo de sua vida. Através de dificuldades enfrentadas e muitas lições aprendidas, consegue deixar as nuvens de pensamentos mais limpas e claras, eliminando palavras mal ditas e os pensamentos criados por elas.

Significado: O trabalho mostra que os nativos de Sagitário devem se libertar da ilusão da mente inferior e se aprimorar na mente superior. Só assim será possível alcançar plenitude e liberdade.

Capricórnio e a morte de Cérbero, o guardião de Hades – De 22 de dezembro a 21 de janeiro

Neste trabalho, três coisas são necessárias para Hércules: purificar-se, atravessar o próprio inferno e enfrentar as tentações. Durante o percurso, o herói luta para libertar-se da irritabilidade e do egoísmo, atravessa o inferno coletivo e ainda é seduzido por Medusa. 

Significado: o trabalho mostra que é preciso descer aos infernos para salvar a humanidade. Hércules mostra aos capricornianos que, apesar das dificuldades encontradas para lidar com sua personalidade, é preciso enfrentá-las para se conseguir aquilo que deseja.

Aquário e a limpeza do estábulos de Áugias – De 21 de janeiro a 19 de fevereiro

Este é o 11º trabalho de Hércules. Nele, o Deus derruba barreiras e simboliza destruir velhos conceitos. A limpeza dos estábulos pode ser associada à limpeza que devemos fazer em nossas estruturas humanas, tanto no nível mental quanto físico e emocional. 

Significado: é preciso modificar conceitos. Os aquarianos devem, constantemente, limpar conceitos antigos. Baseados na iluminação espiritual, na percepção intuitiva e no amor fraternal, devem desenvolver a capacidade de identificar o que é bom e puro.

Peixes e a captura do gado vermelho do Gerião – De 20 de fevereiro a 20 de março

O homem de três cabeças presente nesse trabalho simboliza os desejos inferiores de todo nós. Ao matar o cão de duas cabeças, Hércules mostra que é possível controlar o psíquico e o emocional. 

Significado: As batalhas enfrentadas neste trabalho mostram aos piscianos que é importante valorizar o interior de nossa alma. Que, mesmo com as dificuldades e provações encontradas no caminho, após uma boa dose de coragem, é possível se manter intacto quanto aos seus valores e princípios.


Artigo escrito por Tatiane Silva de Paula.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.