por Equipe Horóscopo Virtual

Os 3 calendários Maia

As civilizações antigas são fascinantes e têm uma aura de mistério por causa de todo o conhecimento que eles tinham na época. Como era possível construir tantas coisas sem a tecnologia que temos hoje? A cada novo campo de estudo sobre esses povos, mais compreendemos sobre como eles pensavam, se comportavam e no que acreditavam, o que revela diversas culturas extremamente ricas. Neste texto, vamos falar sobre o calendário que tornou uma dessas civilizações bem conhecidas hoje em dia: os maias.

Em uma época onde não existiam os equipamentos e tecnologias que utilizamos na astronomia hoje, é de surpreender como eles tinham um sistema de medição de tempo tão interessante. Os maias tinham três calendários para medir o tempo.

?O primeiro deles era o calendário longo. Ele foi criado no ano de 3.114 A.C, esse era o primeiro ano para eles. Assim como no calendário que utilizamos hoje, o primeiro ano é o de nascimento de Cristo. Os meses eram divididos em 18 com 20 dias cada, acrescentando 5 dias avulsos por ano que eram considerados de “má sorte”.

Esse calendário foi o que deu origem ao boato do fim do mundo em dezembro de 2012. Isso aconteceu porque ele tinha um total de 1.872.000 dias. O último dia equivalia ao dia 21 de dezembro de 2012 do nosso calendário. Felizmente, esse era apenas o fim de um grande ciclo maia e nada tinha a ver com o fim do mundo.

O segundo calendário maia era solar, ou seja, se baseava no movimento da Terra em torno do Sol. Ele tinha 365 dias, mas não possuía um padrão para nomear cada mês desse calendário, e as datas de mudanças de ciclos variavam entre as comunidades maias.

O terceiro calendário era utilizado para fins religiosos. Diferente do segundo calendário, em vez de utilizar o movimento da Terra como referência, ele utilizava o movimento de Vênus para se basear. Nele, o ano era mais curto, com 260 dias dividido em 13 meses de 20 dias cada.

Se você acha que às vezes é difícil lidar com o nosso calendário, imagine para os maias. Eles se achavam no tempo cruzando as informações dos três calendários e ainda davam nome para os dias e ciclos. Isso nos mostra como as civilizações antigas ainda podem nos despertar o interesse para diversos assuntos. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.