por Dr. Hoffnung

Os melhores motivos para viajar

Existe algo especial em viajar. É um sentimento único que você simplesmente não consegue alcançar de outra forma, uma certa sensação de liberdade e desprendimento que faz com que a gente assuma uma postura diferente em relação ao mundo. Tudo acaba se transformando em uma aventura; se perder no metrô de Paris ou tomar chuva durante um camping viram histórias para se contar somente pelo fato de acontecerem em outro lugar. Até mesmo nos eventos cotidianos, como ir a um McDonald´s diferente ou pegar um taxi, podem se tornar experiências únicas.

Quando viajamos, aceitamos a vida e aceitamos a nós mesmos. Viajar é uma possibilidade de nos reinventarmos, de descobrir uma felicidade escondida em nós. Depois de uma viagem, sempre voltamos um pouquinho diferentes, sempre melhores. Existem diversas razões para visitar outros lugares e para cada uma delas há um destino e um tipo de viagem ideal. Separamos aqui os melhores motivos para viajar e como aproveitar cada um deles.

 

Para se aventurar
 
Nas grandes cidades, a modernidade e as facilidades, muitas vezes, vêm atreladas a um sentimento de confinamento, estresse e alienação. O concreto dos prédios acaba se confundindo com os muros de uma prisão que esconde o sol da gente. Para escapar de tudo isso nada melhor do que fugir das grandes metrópoles e recarregar as energias junto à natureza. Acampar é sempre uma boa opção principalmente para quem quer viajar dentro do Brasil. Nosso País tem diversas praias e parques ecológicos maravilhosos onde você pode ir com uma barraca e com seus amigos. Para quem procura um destino internacional, Nova Zelândia também é uma ótima pedida.

Lembrando que independentemente do local para onde você for, é sempre importante ter cuidado redobrado, ficar atento aos equipamentos, em caixas de primeiros socorros e até mesmo um bom seguro viagem.

Para conhecer pessoas novas
            
Sem dúvida, uma das experiências mais enriquecedoras que você pode ter em uma viagem é conhecer novas pessoas. Não importa se elas moram no local ou estão só de passagem como você, as pessoas que você conhece durante uma viagem sempre tem muito o que acrescentar a sua vida. O destino não importa muito nesse caso, qualquer lugar do mundo oferece uma ótima oportunidade para conhecer novas pessoas, o importante é a maneira como você vai viajar. O melhor geralmente é viajar sozinho e procurar se hospedar em albergues ao invés de hotéis, eles são ótimos locais para encontrar pessoas do mundo inteiro. Se sua intenção é conhecer pessoas que moram no país, intercâmbios sociais são a melhor pedida.

 

Para adquirir cultura

Ler sobre a unificação alemã nos livros de história ou sobre o renascentismo nos livros de arte não lhe dá a mesma perspectiva do mundo do que conhecer o muro de Berlim ou ver a Monalisa de perto. Visitar lugares históricos e contemplar obras de arte pessoalmente criam uma conexão especial entre nós e o conhecimento, faz a gente se sentir parte daquela história. A maioria dos países tem museus e locais históricos que valem a pena ser visitados, é só uma questão de pesquisar e se planejar antes de fazer a viagem. Para quem nunca teve esse tipo de experiência, Paris e as cidades da Europa em geral são os melhores lugares para começar. Na hora de escolher a companhia, no entanto, dê preferência para os amigos que têm os mesmos interesses que você.

Para relaxar

Às vezes, tudo o que a gente quer é fugir da rotina e esquecer do trabalho, aproveitar as férias sem pensar na vida. Muitos de nós gostamos de ir à praia para escapar das pressões do dia a dia, mas a melhor opção para quem quer realmente relaxar e não esquentar a cabeça é se hospedar em algum resort que ofereça serviço completo. Essa é uma excelente viagem para se fazer principalmente em famílias com crianças, pois a maioria dos resorts oferecem serviços de babysitter. Passeios em cruzeiros também são uma ótima escolha para quem quer simplesmente aproveitar um tempo longe do trabalho sem se preocupar com nada e sem se planejar muito.

 

Para fazer compras

Embora a globalização e a internet tenham estreitado muito as barreiras do consumo, ao ponto de que hoje em dia você pode comprar basicamente qualquer item do conforto da sua casa com apenas um clique, fazer compras no exterior é ainda uma atividade muito divertida. Andar pelas lojas e encontrar produtos que você não tem no seu país fazem você se sentir como um criança em uma loja de brinquedos. Quando for ao exterior passe também pelo menos por um supermercado, pois você vai sempre encontrar produtos inusitados e interessantes. No Japão, por exemplo, há mais de 50 tipos diferentes de KitKat. Os destinos para esse tipo de viagem variam de acordo com o seu gosto de consumo, mas em geral Nova York é a cidade na qual você vai encontrar de tudo. 

 

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.