por Equipe Horóscopo Virtual

Ver um corpo sendo levado ao funeral traz sorte na Índia

Passar na frente de um funeral aqui no Brasil é algo bem tocante. É comum vermos pessoas chorando e aquela atmosfera de tristeza que fica no ar. Além disso, os indivíduos costumam usar roupas pretas para mostrar como o luto é algo doloroso. Mas não é assim em todos os lugares, e talvez seja algo que o oriente possa ensinar a nós ocidentais. A morte não é tão triste quanto parece. Na Índia, a cultura popular diz que ver um corpo sendo levado para o funeral traz sorte. Mas por quê?

Só é possível entender quando conhecemos algumas das crenças que eles têm por lá. Os indianos possuem o costume de cremar os mortos, em vez de enterrar. Eles não cremam apenas quando é o corpo de uma criança ou de uma pessoa santa. Se estiverem perto do rio Ganges, é para lá que as cinzas vão.

O cadáver é envolto em panos coloridos e as pessoas que o observam passar entoam mantras, mas sem tristeza na voz. O tom é mais de devoção do que de lamentação pela perda. Um dos motivos que nos levam a refletir sobre essa forma de encarar a morte é a crença na reencarnação, que é comum na Índia. Se a pessoa vai reencarnar, a vida segue e não há porque acreditar que você nunca mais irá vê-la de novo.

Em relação à crença da sorte ao ver o cadáver indo ao funeral, isso pode estar ligado a outros pensamentos da cultura indiana, como o conceito de morte e renascimento (também ligado à reencarnação) e ao fim de ciclos. Quando compreendemos que a vida é feita de fases, a morte nada mais é do que um símbolo que nos diz que algo está completo e pode dar espaço para um novo ciclo começar. Além disso, a morte pode indicar também o fim do mal e da tristeza na sua vida.

Por isso, quando os corpos vão para o funeral, as pessoas entendem esse acontecimento como um sinal de que o futuro trará a concretização de seus planos, pois os ciclos estão terminando. Assim, a morte deve ser vista com um olhar muito mais otimista. Dessa forma, percebemos como tudo é uma questão de ponto de vista. Se os indianos conseguem encarar a morte dessa forma, podemos aprender algo com eles, por mais que seja doloroso a perda de alguém querido. Todo ciclo que começa deve terminar, para que outros possam iniciar e a vida continuar a sua evolução. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.