por Hellen Reis Mourao

Os vilões dos contos de fadas e os signos

Os vilões dos contos de fadas nos provocam várias emoções: raiva, angústia, medo... Mas também podem ser muito carismáticos, divertidos e inteligentes.

Esses personagens malvados trazem uma dimensão que falta aos heróis e heroínas e sempre impulsionam os heróis a grandes feitos. Portanto, sem eles não haveria história a ser contada e os mocinhos e mocinhas permaneceriam da mesma forma e maneira se um agente do mal não os tirasse da inércia.

Na Psicologia Analítica existe o conceito da sombra, que consiste na parte da nossa personalidade rejeitada, desprezada e que não combina com a nossa personalidade consciente e que gostaríamos que não existisse em nós. No entanto, essa parte nossa que fica inconsciente e não desenvolvida é fonte de desenvolvimento e crescimento. Com a sombra expandimos nossa personalidade e horizontes e saímos da nossa zona de conforto.

Os vilões então podem representar a sombra de cada signo e nos auxiliar a compreender nosso lado mais escuro.

Ao ver o seu signo abaixo, medite sobre o vilão ou vilã a ele associado. Leia a historia, busque a lição trazida para o seu dia a dia.

Você pode fazer o mesmo para o signo ascendente e lunar.

Com os vilões da Disney podemos deixar essa jornada mais divertida!

Áries: Hades (Hércules)

O vilão Hades da animação Hércules é sarcástico, impulsivo, agressivo, temperamental e rebelde.

Impulsividade, agressividade são características que o ariano precisa lidar em sua vida. 

O lado temperamental é bem característico dos arianos, que precisam de tudo para ontem. 

Hades é um estrategista e manipulador e tem a habilidade de gerar e controlar o elemento fogo em uma grande escala. O fogo é elemento do signo de Áries, o que aproxima Hades desse signo.

O lado temperamental vem do fato de Áries ser por vezes infantil.

Touro: Gaston (A Bela e a Fera)

Gaston, o vilão da animação A Bela e a Fera da Disney, não existe na história original.

Ele é bonito, forte, saudado como um herói no local e desejado por muitas das jovens da sua aldeia. No entanto, é grosseiro, inculto e egoísta. Chauvinista, ele também acredita que as mulheres só são boas para serem donas de casa e mães.

Apesar de Gaston apresentar uma vaidade bastante leonina, vemos nele muitas facetas negativas do signo de Touro.

O egoísmo, a vaidade, a teimosia (não aceita o não de Bela), e a grosseria.

Apesar de serem regidos por Vênus os taurinos no lado negativo podem ser bastante rudes, assim como um Touro em loja de porcelana. E toda essa grosseria e preconceito ferem a diplomacia, a delicadeza e o intelecto vibrante da libriana Bela. 

Gaston mostra o lado taurino que precisa ser trabalhado e lapidado.

Gêmeos: Rainha de Copas (Alice no País das Maravilhas)

Instável, volúvel, caprichosa e distraída, a Rainha de Copas é o verdadeiro exemplo do lado negro de Gêmeos e sua instabilidade emocional.

Como é um signo do elemento ar, os pensamentos, as fantasias e as ideias lhe apetecem mais e assim deixam de entrar em contato com as emoções se transformando em verdadeiras bombas de caprichos e oscilações.

Ela manda cortar as cabeças (sede do pensamento), porque não aguenta os próprios pensamentos em sua cabeça que jorram incessantemente.

Câncer: Mamãe Gothel (Rapunzel)

“Mamãe sabe mais!” essa frase de mamãe Gothel define um lado sombrio do signo de Câncer: a mãe devoradora!

Dramática, chantagista, fantasiosa, Gothel não permite que Rapunzel cresça para satisfazer seus caprichos. Assim como os nativos de Câncer, ela parece abnegada, mas no fundo é bastante egoísta e quer todos embaixo de suas asas.

Muitas mães (e pais também) cancerianas não permitem que os filhos cresçam, pois assim perdem sua referência. Se não desenvolverem outras facetas de sua personalidade, que não seja a maternidade, podem agir como Gothel e encarcerar os filhos e seus projetos criativos também em uma torre.

Leão: Rainha Má (Branca de Neve)

A Rainha Má da Branca de Neve é uma vilã com fortes traços leoninos.
Narcisista, mandona e que não admite que ninguém brilhe mais que ela. 

O lado negro do signo de Leão é bem representado pela Rainha Má, o narcisismo extremo, a necessidade de ser sempre o centro das atenções, a incapacidade de lidar com as frustrações. 

O leonino possui uma baixa autoestima que costuma ser compensada por uma vaidade e super valorização de seus atributos, isso porque ele não suporta ser alguém comum e não receber o reconhecimento devido pelos seus atributos sejam eles físicos, intelectuais.

Essa baixa estima deve ser trabalha para que não seja destrutiva tanto para si mesmo como para os outros, como mostra a história da Rainha Má.

Virgem: Jafar (Aladdin)

Jafar, o vilão da animação Aladdin, é uma figura rígida, perfeccionista, obsessiva, tímida e extremamente crítica.

Todos esses atributos o aproximam do signo de Virgem, pelo menos no lado negro do signo.

Por sua timidez o virginiano esconde, por vezes, um ávido desejo de poder que aparece em Jafar, que por muito tempo ficou por trás dos bastidores (típico de virginianos).

A postura rígida e crítica são atributos não positivos do virginiano, que precisa trabalhar a flexibilidade em relação a opinião alheia, sem atacar com suas críticas que por vezes, são infrutíferas e inúteis.

O virginiano pode ser muito sagaz e inteligente, mas precisa parar de querer mudar o mundo com sua crítica e se voltar para si mesmo, trabalhando seus pontos negativos. Assim ele pode se tornar um grande e sábio conselheiro.

Libra: Lady Tremaine (Cinderela)

Lady Tremaine, a madrasta de Cinderela é a típica faceta negativa de Libra.

Superficial, preocupada somente com as aparências e alcançar status por meio do casamento. Ela também é insegura e depressiva, características negativas de Libra que é bastante depressivo e pessimista, mesmo sendo regido por Vênus.

Tremaine é uma socialite determinada a ganhar status casando uma de suas filhas com o príncipe. Nada mais libriano que isso.

Ela também é amarga, fria e calculista, características que pouco se comenta sobre o signo de Libra, que pode ser uma pedra de gelo por trás de suas atitudes gentis.

Além disso, Tremaine é motivada pelos ciúmes da beleza de Cinderela. A beleza é algo que motiva o libriano, no entanto, quando é a beleza apenas externa que inevitavelmente tem um fim, pode levar o libriano a atitudes impensadas e a um estado depressivo sem fim.

Escorpião: Malévola (A Bela Adormecida)

A vingança - característica notória do escorpião. – é o que move Malévola na animação A Bela Adormecida.

Mas não é apenas essa característica negativa de escorpião que vemos na vilã. 

Malévola se autoproclama a Rainha do Mal, isso mostra a faceta do escorpiano que gosta, muitas vezes, de chocar e se identificar com o mal. Alguns adoram ser a ovelha negra da família.

Escorpião tem sede de poder e adora caçar algo. Eles sempre estão atrás de alguma intriga, assim como Malévola.

Outra faceta negativa de escorpião é a inveja. Como Malévola que tem inveja das outras fadas e despeito por não haver sido convidada para o batizado, o escorpiano tem sérios problemas com inveja e sempre tenta destruir seu alvo.

Sagitário: Úrsula (A Pequena Sereia)

Úrsula a vilã de A Pequena Sereia, é espalhafatosa, com senso de humor e obesa.

Cheia de exageros, Úrsula remete ao signo de Sagitário, o exagerado e palhaço do zodíaco.

Sagitarianos, assim como Úrsula são desastrados, desajeitados e devido aos seus exageros, podem se tornar obesos, pois gostam de liberdade, inclusive para comer.

Úrsula trata as enguias, como crianças e se refere a eles como "bebês", o que pode ser uma característica canceriana. No entanto, isso mostra também o lado exagerado e dramático de Sagitário (eles exageram até no drama).

A vilã usa contratos para obter o seu objetivo, mas tem pouca consideração para seguir até o fim. Bem sagitarianos, em seu lado negativo, também são famosos pela irresponsabilidade e por não cumprirem seus acordos.

Capricórnio: Capitão Gancho (Peter Pan)

Depressivo, inseguro, velho, ranzinza, chato, materialista, Capitão Gancho é a epítome do signo de Capricórnio. 

Gancho também morre de medo do Tic Tac do relógio que o crocodilo engoliu ao comer a sua mão.

O relógio está associado ao tempo, que está associado a Saturno, regente de Capricórnio. Gancho tem uma natureza solitária, sombria e deprimida, estado em que o capricorniano pode cair com frequência se não busca a mudança. Aliás, mudanças são difíceis para os nativos desse signo, pois assim como Gancho 

O Capitão também não interage com os demais, mesmo possuindo uma mente brilhante e grande conhecimento a transmitir para as pessoas. A insegurança do capricorniano é tamanha que muitas vezes não deixa seu lado sábio transparecer e passa a ser chamado de chato.

Aquário: Cruella (101 Dálmatas) 

Cruella De Vil, a vilã de 101 Dálmatas, é vaidosa, egocêntrica e extravagante, sofre de mudanças de humor violentas e é muito egoísta.

O signo de Aquário é conhecido por ser o “estranho” e extravagante do zodíaco. A aparência de Cruella completamente fora dos padrões nos dá indícios que a vilã possui características desse signo zodiacal.

Cruella também é fria, desapegada, insolente e rebelde. 

Os aquarianos são famosos por seu desapego e por querer chocar a sociedade. São frios e calculistas. 

Assim como Cruella, os aquarianos podem ser tomados por súbitas e explosivas mudanças de humor, isso porque evitam entrar em contato com suas emoções mais profundas. Seu mecanismo de defesa favorito é a racionalização.

E apesar de ser considerado amistoso e abnegado em relação a humanidade, o aquariano deve superar seu egoísmo. Porque, sim, eles podem ser extremamente egoístas, pensando apenas nas ideias deles.

Peixes: Dr. Facilier (A Princesa e o Sapo)

Também chamado de O Homem da Sombra, ele é o antagonista do filme A Princesa e o Sapo. 

Facilier usa truques de mágica para fazer negócios com suas vitimas e faz algumas conspirações com seus amigos “do outro lado”. 

Mágica, ilusão, fuga da realidade, fantasia, são sinônimos do signo de Peixes. 

Trata-se de um vilão esotérico que lê cartas de Tarot para suas vítimas, enganando-as. Essa tendência ao esotérico, a mediunidade e ao charlatanismo também, são aspectos dos piscianos.

O charlatanismo é justamente devido ao fato de que o signo trate muitas vezes da ilusão. Muitos nativos desse signo gostam de iludir a si próprios. 

Facilier é suave, falador e encantador, mas também cruel, impiedoso, sádico e vingativo. Os piscianos, assim como o vilão são encantadores e suaves, mas também trazem um lado bastante vingativo e imprevisível.

Hellen Reis Mourao

+ artigos

Analista junguiana. Formada em psicanálise e psicologia analítica. Especializada em Mitologia e Contos de Fadas. Atendimentos em psicoterapia.