por Alana Morgana

O que é a religião Wicca

A Wicca foi fundada por Geral Gardner, antropólogo, que após o revogamento da Lei contra Bruxaria, em 1951, pôde resgatar a antiga religião em parâmetros atuais.

É uma religião de origem xamânica que tem a Deusa como a fonte primordial de tudo. Com Ela há a sua contraparte masculina que é o Deus Cornífero. Um deus de virilidade, de força e poder. Deus das florestas, da caça de tudo que é vivo e da abundância. A Deusa se manifesta em três: Donzela, Mãe e Anciã, assim como a Lua em suas fases nova, crescente e cheia.

Prima pela Natureza, pelos animais, acredita e trabalha com as forças dos Elementos, a Terra, a Água, o Fogo e o Ar e o Espírito que é a Deusa.

É originalmente uma religião Sacerdotal, porém estamos encontrando muitos devocionais, o que acho um crescimento muito grande e promissor. 

Não acredita em diabo ou satã, pois são os mitos do judaísmo e cristianismo. Não que não existam, mas fazem parte de outra egrégora. Trabalham com ervas e estudam a magia, feitiços e praticam a arte Divinatória. Realizam Sabás e Esbás. Sabás, são as estações do ano, ou a Roda do Ano e os Esbás a reverência à Lua, principalmente à Lua Cheia. Tem que se reverenciar a Lua e também os oito Sabás, chamado de Sabás das Bruxas.

Há várias tradições e com elas têm as suas normas e seus credos, sua linhagem, mas uma coisa é certa e comum a todas: Adora-se a Deusa, celebram os Esbás e Sabás. Algumas acreditam que o Deus vem em segundo plano, outras, que o Deus e a Deusa estão em planos iguais, e são Bruxas (os).

A Wicca vem resgatando alicerces da antiga religião, aonde o Sagrado Feminino era respeitado, enaltecido, aonde não havia essa força patriarcal. Com o advento da Nova Religião, o pagão (nome que significa, homem e mulher do campo), foi demonizado pelo cristianismo. Várias festas, como Páscoa (ovos de Páscoa), Natal, Celebração dos Ancestrais (Dia de Finados) e muitas outras, foram renominadas para celebrações cristãs.

O importante é que a religião Wicca, veio resgatar o Sagrado Feminino, o culto à Deusa e a feminilidade; o amor à natureza e aos animais e o respeito ao próximo.

Bênçãos Plenas.

 

O Diabo mora nos detalhes"

Alana Morgana

+ artigos

Alana Morgana, Matriarca e Suma Sacerdotisa da Tradição Athena Pronaia-Coven Corujas Lunares, Taróloga, Cartomante e Terapeuta Holística. Fundadora da Escola de Artes Mágikas Alana Morgana (desde 1984).