por Valquiria Rita Geraldini

O uso das essências florais na superação dos medos

Medo de falar em público, da morte, de insetos, de ter uma doença grave, de perder o emprego, de sofrer um acidente, de ser assaltado e ainda tantos outros. Se formos fazer uma lista dos medos mais comuns, com certeza vai gerar um sem fim de páginas.

Sentir medo pode ser algo muito positivo e benéfico, pois ele é um mecanismo biológico que serve para nos proteger e está associado ao nosso instinto de preservação. Ele só não é positivo quando faz a pessoa paralisar, impedindo sua evolução, o seu progresso e a realização de seus projetos, muitas vezes fazendo com que uma sequência de desistências e negação de boas oportunidades aconteça, gerando frustração e, consequentemente, a perda da autoconfiança.

A Terapia Floral, através do uso das essências, pode contribuir na superação dos medos. É importante neste processo o reconhecimento do medo e não a sua negação, pois é desta forma que conseguiremos lidar com esse sentimento.

Existem diversas essências florais que podem contribuir para a superação dos medos. Para exemplificar, vou citar a essência floral Mimulus feita de uma flor lindíssima de cor amarelo dourado. Esta essência pertence ao Sistema dos Florais de Bach, que foi criado pelo médico inglês Edward Bach na década de 30 e vai ajudar a todos que tem medo de coisas conhecidas, tais como: dentista, morte, doença, animais, escuro, acidente. Também vai auxiliar as pessoas que são tímidas e retraídas, e é excelente para quando temos que falar em público.

Mimulus vai proporcionar coragem e calma para enfrentarmos as dificuldades e vivenciar as oportunidades da vida sem medos, auxiliando também a nos comunicarmos com os outros mais facilmente. Porém, se a queixa for medos ou preocupações de origem desconhecida, inclusive maus pressentimentos ou a sensação de que algo ruim vai acontecer, a essência floral mais indicada é Aspen, também do Sistema dos Florais de Bach. Aspen vai promover a sensação de paz interior e a libertação destes medos inexplicáveis.

Para as pessoas que sentem medo ou excesso de preocupação com os demais, principalmente com as pessoas queridas e que temem que algo ruim possa acontecer aos entes queridos, nutrindo maus pensamentos, será muito útil o floral Red Chestnut, também do Sistema dos Florais de Bach. Red Chestnut vai permitir que continuemos cuidando das pessoas que amamos, mas com compaixão e sem ansiedade, auxiliando para que os maus pensamentos sejam substituídos por pensamentos de proteção.

Ainda dentro do Sistema dos Florais de Bach, encontramos a essência floral Rock Rose que é indicada para terror e pânico, como o que sentimos, por exemplo, após termos sofrido ou presenciado um acidente ou após um assalto. Sempre que existir a sensação de pânico, será Rock Rose que vai nos auxiliar, inclusive em pesadelos. Ela vai proporcionar coragem, calma e presença mental, permitindo que a pessoa nas emergências possa agir calmamente.

As essências florais não possuem contra indicação e podem ser usadas por pessoas de qualquer idade. Normalmente, são utilizadas por via oral tomando-se 4 gotas, 4 vezes ao dia. São encontradas nas farmácias de homeopatia e manipulação do país.

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.