por Paulo Bregantin

A importância de sermos líderes

Este tema é muito gostoso de falar, pois hoje em dia é o que mais se tem comentado, pois muitos professores têm aparecido e estão dando cursos, escrevendo livros, fazendo seminários e tantas outras coisas e todas elas têm o seu valor, pois eu mesmo tenho feito alguns cursos sobre liderança e até mesmo tenho um estudo a esse respeito, e gostaria de desafiá-lo a fazer alguns desses cursos ou pelo menos assistir alguns seminários sobre o tema "Liderança". Porém, eu tenho que te dizer que não será um curso, ou a leitura de um bom livro, ou frequentando um bom seminário que você será um Líder. Isso não acontece da noite para o dia, requer um pouco mais de investimento e busca.

Agora uma coisa é importante que saibamos, todos os seres humanos têm seu "potencial" e sua "importância" dentro do mundo que vive. Partindo desse princípio, gostaria de decorrer um pouco sobre o Líder que existe dentro de cada pessoa.

Quando observo as pessoas que estão em minha volta, vejo muitas delas tentando viver ou buscar um estilo de vida moldada, dentro dos padrões estipulados pela mídia (TV, revistas, rádio, moda em geral) e com isso muitas pessoas perdem sua identidade e principalmente seu potencial. Não estou dizendo que esses padrões citados não têm importância, somente quero dizer que, às vezes, nós nos desvalorizamos porque queremos ser o que não somos e, com isso, perdemos, pois olhamos somente para os nossos defeitos e não virtudes.

Por exemplo: Tenho visto que o modelo ideal de mulher é aquele que não tem barriga, tem os seios "duros", o bumbum no lugar, não tem celulite, tem os dentes perfeitos, enfim, tudo "certinho". Pois é isso que vemos todos os dias na TV (novelas, filmes, Jornais, programas, etc), nos jornais e revistas, mas a nossa realidade não é essa, pois sabemos que a maioria das mulheres não tem seus corpos “perfeitos”, pois a maioria são mulheres trabalhadoras que não tem tempo, às vezes, nem de ir ao cabeleireiro uma vez por semana, nem todas podem fazer lipoaspirações para retirar as gordurinhas, nem todas podem fazer as dietas perfeitas na gravidez.

Isso cria um modelo de mulher falso da nossa realidade, e o que acontece?

Muitas delas acham que por não serem como as da mídia, não tem valor, ou se acham feias, gordas, etc. Isso não é verdade, pois o que faz uma mulher linda, vencedora e inteligente são suas atitudes e suas ações perante o mundo que ela vive. Entendeu o que estou querendo dizer?

Você não é reconhecido pelos padrões que o mundo impõe e sim por aquilo que você verdadeiramente é, então busque dentro de você mesmo a força para implantar seu estilo dentro do mundo que você vive, não esteja satisfeito com a nota que as pessoas estão te dando, lembre-se que você vale muito mais do que isso, lembre-se também que você é uma pessoa que ocupa um espaço aqui na terra e seu lugar já está garantido, não precisa comprar ingresso, nem gastar dinheiro para ser feliz.

Cada pessoa, por mais problemática que seja tem o seu valor, tem seu potencial, tem seu lado positivo, tem suas aptidões, por isso, não desanime se você está desempregada, pois você é uma pessoa capaz e mais cedo ou mais tarde sua oportunidade vai aparecer, lembre-se que ninguém é melhor que você, pois você não é comparado com nada e nem ninguém, porque Deus te criou único, depois de sua criação Deus jogou fora o molde e agora você está aqui na terra, para desenvolver seus projetos e fazer sua história.

Não aceite que os outros te menosprezem, pois eles fazem isso porque ainda não te conhecem, ou quem sabe você mesmo ainda não descobriu seu real valor para a sociedade, quem sabe chegou a hora de você buscar lá dentro o seu verdadeiro valor.

Uma vez li em um livro alguns atributos sobre liderança, gostaria neste momento de passá-los para você, quem sabe isso pode te ajudar a descobrir o seu grande potencial:

Lealdade

Um dos pontos mais importante para sua vida é ser leal, pois assim as pessoas confiarão mais em você e com isso você também terá mais autoconfiança. Seja leal aos seus projetos e compromissos, seja leal com a pessoa que você ama, seja leal com seu chefe, seja leal com os que te rodeiam, isso com certeza te ajudará muito na conquista da busca do seu potencial interior e exterior.

Coragem

Uma pessoa sem coragem, nunca saberá se tem potencial ou não, por isso seja uma pessoa que aceita desafios, não se contente com o normal e seja mais arrojado, viva mais intensamente sua vida, faça de cada momento o único e você verá as coisas à sua volta sendo transformadas, nunca se contente em ser o segundo, busque sempre o primeiro lugar, não desista na primeira tentativa, faça uma, duas, três, quatro, dez, vinte, mil tentativas, pois tenho certeza que você vai conseguir realizar todos seus sonhos. Isso é coragem: A arte de nunca desistir.

Sonhador

Não quero dizer para você viver no mundo dos sonhos, quero dizer para que você tenha seus momentos de sonhar e planeje seu futuro em cima desses sonhos, faça seus projetos em cima disso, pois sonhar é um direito seu, ninguém cobrará de você imposto sobre sonhos, ninguém precisa saber de seus sonhos, pois, então... Sonhe, meu amigo(a)! Quem sabe você é uma pessoa tão racional que já até esqueceu desse direito de sonhar.

Resistência Emocional

Toda pessoa que deseja buscar seu potencial deve ter muita resistência emocional. Isso é um exercício, pois muitas pessoas não acham seu verdadeiro potencial porque se decepcionam com muita facilidade, já no primeiro problema querem largar tudo. Crise é sinônimo de saída. Quando as pessoas te desapontarem, olhe para frente, siga avante e lembre-se que o tempo cura tudo, até mesmo as feridas mais profundas. Quantas pessoas que você conhece que perderam Pai, Mãe, filho, esposo (a) e disse que nunca mais viveriam, e passados alguns anos elas continuam suas caminhadas, claro que é difícil e às vezes demoram meses ou anos, mas a alegria vem.

Vigor Físico

Todos nós precisamos de vez em quando acordar mais cedo ou ir dormir mais tarde. O que eu quero dizer é que tem gente que está sempre cansado, todas às vezes dizem a mesma coisa: “Ah, que dia cansativo... Hoje eu estou quebrado"... Fazer isso uma vez ou outra, tudo bem, mas viver falando coisas desse tipo, é bastante ruim. Quem deseja descobrir seu potencial deve ter bom vigor físico.

Empatia

Esse é um aspecto muito importante na conquista do seu potencial, pois nós devemos nos colocar na situação dos outros, na maioria das vezes o que nós fazemos é julgar as outras pessoas e darmos as nossas opiniões, sem mesmo saber os verdadeiros fatos. Quem sabe chegou a hora de observarmos melhor as dificuldades das outras pessoas, pois assim veremos que os nossos problemas são importantes, porém os problemas das outras pessoas também.

Poder de Decisão

Lembre-se que seu futuro está em suas mãos, ser feliz ou infeliz só depende de você, não jogue sobre outros ombros as suas responsabilidades, é você que deve decidir sobre as coisas de sua vida. Claro que você pode e até deve procurar a opinião de outras pessoas, porém na hora de decidir sobre algo, isso é responsabilidade sua.

Autoconfiança

É impossível ter potencial sem autoconfiança, ou seja, confiar plenamente em você mesmo. Isso é um exercício, pois autoconfiança não vem da noite para o dia e requer da sua parte uma vontade intrínseca de ser assim. Todas as vitórias da vida são conquistadas em primeiro lugar na mente, pois é nela que mora a autoconfiança. Independentemente do que os outros possam falar ou fazer para você, o mais importante é que dentro da sua mente você saiba que tudo dará certo no final.

Competitividade

Aprenda desde cedo que o melhor jeito de medir seu potencial é colocando-se à disposição para competir com qualquer outra pessoa, ou seja, na disputa de um trabalho ou namorado. Aceite desafios, pois faz com que você cresça, nunca se importe se você vai ganhar ou perder, pois na busca do seu potencial, não existe ganhar ou perder, somente aprendizados. Quando você vence, ganha algum aprendizado e quando perde, também.

Responsabilidade

Sem dúvida, na busca do seu potencial é muito importante ser responsável em todas as atitudes e ações, isso fará com que você conquiste a confiança das pessoas que te rodeiam.

Existem muitos outros atributos, porém creio que esses são os essenciais para que você possa descobrir seu potencial interior e exterior. Nós, neste mundo que vivemos, precisamos de pessoas com potencial.

Não seja mais regido pela mídia ou por aquilo que as pessoas dizem de você, seja sim alguém diferente dos padrões, busque sua identidade e com isso você será muito mais feliz, pois isso é o que interessa, não é!? 

Paulo Bregantin

+ artigos

Mais de 25 anos dedicado ao cuidado de pessoas, sendo Psicanalista Clínico e escritor com várias obras publicadas. Atua nas redes sociais como dono, gerenciando a página Paulo Bregantin e o Grupo Psicanálise Integrativa.

facebook /Paulo-Bregantin