A música feminista de cada signo

Feminismo: palavra simples, que representa um conjunto de movimentos que tem revolucionado cada vez mais a vida das mulheres na sociedade e também fomentado o empoderamento feminino. Não é de hoje que a luta pela igualdade está presente em nosso mundo, mas toda essa batalha vem ganhando mais espaço com o passar dos tempos.

Infelizmente, há quem ainda acredite que a mulher deve se comportar de determinada forma ou usar um tipo de roupa específico, assim como há pessoas que pensam que não há desigualdade de gênero. O fato é que todos os padrões impostos por essa sociedade tão machista, cada vez mais, caem por terra com a força que as mulheres vêm conquistando, descobrindo e tomando para si. Dentro de tantas descobertas, a arte se tornou um meio de expressão e um meio de levantar a voz para que todos ouçam o que precisa ser dito.

No mundo da música, muitas cantoras e compositoras se destacam com canções sobre o tema. A dificuldade e a luta das mulheres se tornaram história, motivação e inspiração, que são embaladas por diversos gêneros musicais, todos com os mesmos objetivos: ressaltar o poder, a força das mulheres e a importância que a voz de cada uma tem no mundo.

Unindo o empoderamento feminino ao zodíaco, confira agora qual é a música feminista que mais combina com cada um dos 12 signos. Escute a que mais reflete sua personalidade, de acordo com as características e influências do seu astro, e empodere-se agora!

Áries – Maria da Vila Matilde, Elza Soares

Mulheres arianas são cheias de energia e, em certas situações, impacientes. Quando lidam com situações machistas ou preconceituosas, não têm muitas "papas na língua", vão direto ao ponto e não hesitam antes de falar o que pensam.

Sempre diretas e retas quando o assunto é lutar pelos direitos, as nativas de Áries não admitem discriminação e nenhuma situação que possa deixá-las desconfortáveis. A primeira reação de uma feminista ariana sempre será: "Cadê meu celular? Eu vou ligar pro 180! Vou entregar teu nome e explicar meu endereço. Aqui você não entra mais!", como diria Elza Soares!

Touro – Desconstruindo Amélia, Pitty

Taurinas são mulheres amáveis, que adoram se expressar, mas às vezes algumas pessoas confundem a doçura de Touro com passividade e falta de atitude – o que é um grande engano. Essas mulheres são donas de uma força ímpar e sempre lutam por todos os seus objetivos e desejos. Quando percebem que estão em alguma situação que as diminui, agem como na canção "Desconstruindo Amélia", da Pitty: "E eis que de repente ela resolve então mudar. Vira a mesa, assume o jogo, faz questão de se cuidar. Nem serva, nem objeto, já não quer ser o outro".

Elas podem ser boas em disfarces; mas, quando viram a mesa, agem com tudo.

Gêmeos – Tá pra nascer homem que vai mandar em mim, Valesca Popozuda

Nativas de Gêmeos são extremamente comunicativas e dedicadas. Geralmente são independentes desde muito cedo. Um dos pontos mais fortes dessas mulheres é a facilidade com a comunicação. Por esses motivos, carregam consigo ideais muito fortes e estão sempre à frente pela igualdade de gênero. Posicionam-se com clareza na sociedade e não desistem diante de críticas ou opiniões alheias.

Faça o teste e descubra: você é feminista?

Para representar Gêmeos no mundo da música, nada melhor do que uma canção da Valesca Popozuda, que sempre fala o que pensa e usa suas músicas para dar recados diretos aos homens que acreditam que podem assumir o controle da vida das mulheres. "Tá para nascer homem que vai mandar em mim, tá para nascer alguém que vai me esculachar", diz a cantora e um grande coral de mulheres empoderadas, não é mesmo?

Câncer – Eu sou problema meu, Clarice Falcão

Sensíveis, sentimentais e consideradas "dramáticas": cancerianas têm fama de fragilidade – mas é só fama, acredite. Mulheres de Câncer não costumam esbanjar tanta força diariamente; mas, quando passam por uma situação alarmante ou presenciam outra mulher vivendo algum desconforto, automaticamente se fazem fortes e revelam a lutadora feminista que habita em si.

Assim como Clarice Falcão, que demonstra doçura em suas canções, que também revelam ironia e empoderamento, cancerianas utilizam seu lado emocional para ressaltar o poder existente dentro de cada uma: "Não me leve a mal, mas você não me tem. Eu não sou um chapéu no armário de alguém. Não valho um real, também não valho cem. Eu sou problema meu!".

Leão – Independent women (Mulheres independentes), Destiny’s Child

Ah, as leoninas! Mulheres que lutam pela independência desde muito novas e as que têm uma das personalidades mais fortes do zodíaco. Determinação é quase o sobrenome destas nativas: elas nunca fugirão de uma luta, ainda mais se elas puderem estar na frente de qualquer batalha.

De forma alguma as leoninas sucumbem aos desejos e ideais masculinos e também não há argumento que invalide as causas pelas quais elas lutam. Uma canção que poderia ser o hino da força feminina para as nativas de Leão é: "The clothes I'm wearing, I bought it; the rock I'm rockin' I bought it, 'cause I depend on me (As roupas que eu estou vestindo eu comprei; os diamantes que eu estou balançando eu comprei, porque eu dependo de mim)" – frases que uma "mulher independente" diria, pois ela nunca depende de um homem.

Virgem – Triste, louca ou má, Francisco, El Hombre

Virginianas são metódicas, perfeccionistas e muito organizadas. Às vezes podem passar um ar de submissão, mas a verdade é que comumente elas agem como rebeldes e explosivas. Não pensam duas vezes antes de expor uma opinião e sempre são assertivas em tudo o que falam. Corajosas e firmes, mulheres de Virgem costumam liderar movimentos contra o machismo e estão sempre batendo de frente com o sistema, que ainda diminui a mulher em diversos pontos sociais.

A canção feminista deste signo é muito clara: "Triste, louca ou má será qualificada ela, quem recusar seguir receita tal...". Essas nativas sabem de tudo o que as mulheres enfrentaram, enfrentam e ainda enfrentarão neste mundo, mas sempre organizam suas ideias para não perder a linha.

Libra – Respect (Respeito), Aretha Franklin

Sofisticadas e exuberantes, as librianas são mulheres verdadeiras e comumente exalam feminilidade. Ao mesmo tempo em que elas têm a imagem de quem nunca perde as "estribeiras", são um tanto quanto briguentas e impacientes: tudo depende do momento e da situação. Quando as nativas de Libra entendem o poder que habita dentro delas, não há homem machista que resista aos seus argumentos.

Atente às formas de praticar o feminismo no seu dia a dia

Por isso, a poderosa Aretha Franklin é a porta-voz da canção feminista que mais combina com estas nativas: "When you come home,you might walk infind out I'm gone. It got to have a little respect (Quando você vier para casa, pode ser que você chegue e descubra que eu fui embora. Eu tenho de ter um pouco de respeito)".

Escorpião – Luz del Fuego, Rita Lee

Fortes por natureza, determinadas e às vezes rancorosas, as escorpianas estão sempre prontas para qualquer batalha. Mulheres de Escorpião não aceitam a posição de submissas, pois elas sempre querem estar no controle de tudo. A autonomia dessas nativas é algo invejável, e cada passo dado por elas tem o intuito de conquistar o poder que elas sabem que possuem e que podem conquistar. Na posição de feministas, são ótimas líderes, que não medem esforços para vencer qualquer luta e nunca desistem no meio do caminho.

Nesse caso, nada melhor do que uma canção de uma mulher que ocupou o cenário do rock nacional para representar a força escorpiana: Rita Lee. Em Luz del Fuego, a cantora fala: "Eu hoje represento a loucura, mais o que você quiser. Tudo que você vê sair da boca de uma grande mulher, porém louca!", e é isso mesmo. Pode até chamar uma escorpiana de louca, mas ela luta pelos seus direitos e ideais!

Sagitário – Woman (Mulher), Kesha

Mulheres de Sagitário amam a liberdade e por isso não admitem que digam o que elas devem e podem fazer. A vontade sagitariana é sempre vista como uma prioridade, pois, visto que essas mulheres lutam pela independência, fazem o que querem e quando querem. De jeito nenhum um homem poderá mudar o que essas nativas anseiam para suas vidas: opinião de homem não conta.

Feministas desde o berço, são representadas fortemente pela música Woman, de Kesha: "I’m a motherfucking woman, baby, alright. I don’t need a man to be holding me too tight (Eu sou um mulherão da porra, meu bem, isso mesmo. Eu não preciso de um homem para ficar me sufocando)". É exatamente isso: mulheres não precisam de homens, pois são fortes por si sós.

Capricórnio – Can’t hold us down, Christina Aguilera

Ambiciosas e tradicionais, mulheres de Capricórnio são focadas em seus objetivos de vida, tanto profissionais quanto pessoais e sociais. Por terem em sua personalidade uma ambição única, não aceitam que homens tentem assumir a posição de "dominadores" em sua vida. Elas amam pessoas e lutam fortemente pela igualdade de gênero. Por tanta determinação, às vezes as capricornianas acabam sendo os "pilares" de suas famílias, o que pode afetar a "masculinidade frágil" de homens que não aceitam ser mantidos por mulheres.

Neste caso, fica um recado da música que é a cara das mulheres deste signo: "Take a deep breathsay it loud: never can never will. Can’t hold us down (Respire fundo e diga alto: nunca puderam, nunca poderão. Não podem nos controlar)". É isso, não é? Podem tentar, mas nunca controlarão uma mulher capricorniana!

Aquário – Straitjacket, Alanis Morissette

Enérgicas, sempre em busca de uma novidade e desapegadas, as mulheres aquarianas têm a liberdade como um lema de sua vida. A igualdade é um fator muito importante para elas, que adoram lutar por causas sociais e buscam sempre influenciar aqueles que estão ao seu redor. Mulheres de Aquário são agitadas, modernas e gostam de observar o comportamento das pessoas – inclusive, lutam pelos seus ideais e também pelo bem-estar da sociedade como um todo. Destemidas, não se preocupam com o que dirão sobre suas ações: elas fazem o que querem.

Saiba tudo sobre a personalidade da mulher de cada signo

A música que mais reflete o lado feminista das aquarianas é Straitjacket, de Alanis: "The strings of my puppet are cut, the end of an era. Your discrediting’s lost my consent (As amarras do meu fantoche estão cortadas, o fim de uma era. Sua desconfiança já perdeu meu consentimento)". Não há como segurar uma aquariana.

Peixes – ***Flawless (Impecável), Beyoncé feat. Chimamanda Ngozi Adichie

Piscianas são vistas como mulheres sonhadoras, submissas e sensíveis, o que pode ser verdade; mas, a partir do momento em que elas têm de se posicionar e assumir o poder feminino, usam o seu lado mais sensitivo para aflorar a verdadeira heroína que mora dentro delas. As mulheres de Peixes costumam ter ligação forte com a espiritualidade e com isso acabam se conhecendo mais e entendendo o que elas querem para a vida – é praticamente impossível dominar uma pisciana.

Sempre preocupadas com o mundo e com o universo, essas nativas levantam questionamentos sobre a causa feminista com frequência e promovem grandes pensamentos naqueles que vivem a sua volta: "But why do we teach girls to aspire to marriagewe don't teach boys the same? (Mas por que ensinamos as meninas a ansiar pelo casamento e não ensinamos a mesma coisa para os meninos?)" Esse é o trecho de Flawless, canção da Beyoncé que poderia facilmente ter sido escrita por uma pisciana.

 

Como você pôde ver, o feminismo está fortemente presente no mundo da música e também faz parte da carreira de mulheres incríveis, que se posicionaram nessa luta pela igualdade. Agora que você já sabe a canção feminista que mais combina com o seu signo, compartilhe este artigo com quem precisa se empoderar e ainda descobrir um pouco mais sobre os signos do zodíaco diante deste assunto.

Confira também: