por Yolanda Coppen

Cuidados com as unhas

A dica de hoje é: Cuidado com suas unhas.

Toda mulher gosta de ter suas unhas muito bem cuidadas. Por isto, semanalmente, estão na manicure. Isto embeleza as mãos e pés e também é um sinal de saúde. Porém há necessidade de algumas precauções para evitar que doenças, como micoses ou infecções, acometam suas unhas.

O que fazer? Há um legislação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), pela qual todo instituto de beleza e estética, manicures e etc. são fiscalizados e orientados às boas práticas profissionais para evitar que doenças aconteçam entre as clientes.

Um dos cuidados importantíssimos, que devem ser seguidos e respeitados pelas manicures, é a esterilização dos materiais utilizados. Sim, os alicates ou outros instrumentos metálicos precisam passar por esterilização, caso contrário é possível a transmissão de fungos (causadores de micoses), bactérias (causadoras de diversas infecções), vírus da Hepatite B e C e vírus HIV (responsável pela AIDS). Assustador? Não se os materiais forem esterilizados corretamente pelos profissionais.

Então, toda mulher deve solicitar que o alicate ou instrumento metálico utilizado seja esterilizado pelo instituto de beleza ou manicure, ou então, utilizar seu próprio alicate, ou seja, um alicate pessoal. O alicate pessoal deve estar sempre bem limpo, com água, sabão e esfregado com um algodão umedecido com álcool 70%, a cada uso.

Nos institutos de beleza ou manicures, a esterilização correta é realizada por um aparelho chamado autoclave. Este equipamento esteriliza com calor úmido a uma temperatura entre 120°C e 130°C em um tempo entre 15 e 30 minutos, dependendo do equipamento e da programação de esterilização. Antigamente estufas eram utilizadas, mas hoje se sabe que esta não realiza a esterilização de modo adequado e em um curto espaço de tempo, sendo então desaconselhado o seu uso.

Para manter a saúde de nossas unhas, sejam das mãos ou pés, é importante mantê-las limpas, lavando-as com água e sabão sempre que necessário. Hidratá-las juntamente com a hidratação das mãos ou pés, com um creme hidratante que melhor se adapte à sua pele.

Ao embelezar as unhas, lixando-as para obter o formato desejado e pintando-as com esmalte, é importante lembrar que os materiais utilizados pelas manicures devem ser cuidados. A lixa deve ser individual para cada cliente. O alicate para retirar a cutícula, ou o afastador metálico, deve ter sido esterilizado antes de sua utilização. Esta esterilização é individual, ou seja, para cada cliente um novo alicate estéril deve ser manipulado e assim que usado, novamente deve ser esterilizado para a manipulação em outra cliente. Observe se estes cuidados são seguidos pela profissional que embeleza e cuida de suas unhas.

Agora, é manter as unhas bem tratadas e a beleza que tanto nós mulheres gostamos e merecemos.

Yolanda Coppen

+ artigos

Enfermeira, professora universitária. 25 anos de vivência na área de saúde e 14 anos na docência. Formanda pela UNIFESP, com especialização em Administração Hospitalar e Gestão de Efluentes Industriais e mestrado em Comunicação.