Lua Crescente em Sagitário — 22 de setembro de 2023

No dia 22/09, às 16h31, a Lua entra em sua Crescente, no grau 29°32’ do signo de Sagitário. Será uma segunda fase crescente no signo de Sagitário e isso traz ênfase para o desenvolvimento das características relacionadas ao signo no período de trabalho e expansão que propõe a fase lunar.

Signo de modalidade mutável e elemento Fogo, Sagitário é território regido por Júpiter. As principais características do signo envolvem o entusiasmo pela vida, o desejo por aventuras e a possibilidade de compartilhar tudo o que sabe com as pessoas. Mas também temos as características menos sublimes, como a aversão às responsabilidades, quando estas restringem sua necessidade de expansão, e a arrogância, quando, a partir de seu conhecimento profundo, desconsidera os saberes divergentes ou complementares.

A fase Crescente lunar é o período em que a Lua vai gradualmente ampliando a sua luminosidade para alcançar o ápice da lunação na fase Cheia seguinte. É o momento diante do qual somos estimulados a agir e tomar a frente em projetos que desejamos ver prosperar e diante dos quais ainda precisamos nos dedicar. A fase Crescente é a fase do trabalho e do esforço, é o período indicado para concentrar energia na ação e trabalhar duro para que as ideias possam florescer em realizações.

Entre a fase Nova, de definição de metas, e a fase Cheia, de colheita e divulgação de resultados, temos esse momento para colocar a mão na massa e fazer as coisas acontecerem. É no empenho desses dias que poderemos estimular o retorno de bons frutos. Cada fase lunar dura em torno de 7 dias e a fase Crescente deste mês ocorrerá entre os dias 22 e 29 de setembro.

A Lua Crescente em um signo de Fogo como Sagitário, tem o potencial de nos trazer otimismo e determinação para seguir em direção a verdades longínquas que proporcionam mais sentido à vida.

Acompanhe cada uma das fases da Lua em 2023

Com a capacidade de esperançar e mirar longe desse signo de Fogo, conseguimos oferecer um pouco mais de fé aos céticos signos de elemento Terra, trazer direção para os errantes movimentos dos signos de Ar e estimular com entusiasmo e alegria as emoções dos signos de Água.

O fato de termos uma dupla fase crescente em Sagitário reforça a necessidade de trabalharmos em prol da expansão da vida e da recuperação da fé e do otimismo! Sagitário, signo dessa Lua, é território de Júpiter, mas nesse signo a ação jupiteriana opera de modo bastante distinto da que ocorre em Peixes — signo de Água que também é regido por Júpiter. Pois, no lugar do olhar emotivo e disperso sobre a paisagem, temos em Sagitário um olhar que se expande com foco e segue ao longe com profundidade na observação e experimentação. De todos os signos de Fogo, Sagitário é aquele que busca ir além de si mesmo, ultrapassando fronteiras e agregando entendimento sobre o mundo em tudo o que realiza na vida.

É um signo vinculado às Leis e ao procedimento filosófico de busca pela verdade, ao indagar sobre os porquês e as razões do universo. Esse é o signo da maestria e do saber. Por esse motivo, há uma postura que envolve o aprender pela experiência, mas também o compartilhar de suas descobertas com a divulgação do conhecimento obtido.

Na relação de quadratura com Virgem, signo no qual se encontra o Sol, a Lua em Sagitário aponta para a oportunidade de desenvolvermos otimismo, mas com senso de realidade. Há como desafio o exercício de olharmos no detalhe para os aspectos práticos da vida, porém confiando na possibilidade de seu aprimoramento.

Enquanto o Sol em Virgem coloca em observação criteriosa nossas intenções e desejos diante de eventos e circunstâncias, a Lua em Sagitário estimula a acreditar que o aprimoramento é uma questão de dedicação e empenho diante da realidade dos fatos. Embora haja conflito entre entusiasmo e sensatez, a tensão traz oportunidade para encontrarmos uma boa medida para as coisas. Nem tanto ao céu, nem tanto à terra: é o que nos diz essa dinâmica.

Para um contexto de Lua Crescente, podemos considerar que esse movimento é um auxílio para que os projetos e as situações — a serem desenvolvidos agora — possam contar com a dedicação e o empenho fundamentais ao seu crescimento. Com essa combinação zodiacal, ao reconhecermos as adversidades ou limitações da realidade, a tendência é não desanimar.

Há uma configuração que aponta para um olhar que define a dificuldade como aventura e desafio, não como bloqueio. Ao mesmo tempo, esse ânimo em vencer os obstáculos como exercício de aperfeiçoamento pede uma abordagem sem exagero ou possíveis negligências, pois as forças não são infinitas e os recursos não são inesgotáveis. O senso de proporcionalidade oferecido por Virgem deve ser acionado de modo a nos auxiliar a atingir os objetivos com o adequado aproveitamento de recursos.

A Lua Crescente no signo de Sagitário nos oferece a oportunidade de realizarmos nossos projetos e intenções com empenho e entusiasmo. O momento estimula a crença de que as coisas às quais nos dedicarmos em profundidade tenderão a gerar frutos prósperos. É tempo de empenhar-se em realizar um bom trabalho e não faltará motivação para isso.

A influência de setembro

Mas, sendo a segunda fase crescente do ano nesse signo, é fundamental avaliarmos as configurações específicas deste setembro de 2023 e detalharmos um pouco mais a tarefa do momento e no que ela se distingue da fase crescente anterior:

O evento celeste do dia 22/09 ocorre com os luminares (Sol e Lua) em relação tensa com Netuno. Se na crescente lunar anterior era Saturno quem fazia pressão por mais responsabilidade, agora Netuno alerta para a possibilidade grande de enganos e desilusões. A configuração de uma T-quadrada, que conecta os três planetas por oposição e quadraturas, avisa que o período trará um desafio emocional bastante grande.

Mas o céu é sempre um indicador dos caminhos de sabedoria que podemos seguir e, diante disso, precisamos considerar também os aspectos contextuais benéficos que estão dispostos. O Sol está em trígono com Plutão e a Lua em trígono com Lilith e em sextil com Saturno. Há força e determinação para resistir às fugas e enfrentar os fatos como são, se assim o decidirmos.

Se por um lado o Sol em Virgem — em conflito com Netuno em Peixes — aponta a necessidade de considerarmos nossa capacidade de empatia com cautela, pois há chance de oferecermos mais do que efetivamente podemos; por outro lado, o trígono que o Sol estabelece com Plutão em Capricórnio oferece firmeza de propósito e rigidez para que, ao identificarmos o autossacrifício, saibamos impor limites e dizer não. Nesse segundo aspecto, estão acionados dois planetas em signos de Terra, o que indica um favorecimento para posturas mais práticas diante da emocionalidade e idealização netuniana.

No entanto, é importante colocar que isso não significa se colocar com frieza diante dos eventos, pois Plutão não é do tipo que se coloca distante. A atitude prática da qual estamos falando envolve a coragem de olhar frente às emoções, mergulhar em profundidade por dentro delas e compreender o mecanismo que aciona os enganos e também as rotas de fuga — extremamente perigosas para os que se negam à experiência transformadora da dor.

Conheça as características do perfil do signo de Sagitário

No caso da Lua, o aspecto difícil com Netuno configura o risco de excessos na ordem da construção de um ideal inalcançável, de objetivos altos demais e de um exercício altruísta que possa exceder as nossas forças pessoais. No entanto, os aspectos fluentes com Lilith e Saturno podem contrapor esse movimento se soubermos nos conectar com o compromisso primário de cuidarmos de nós mesmos antes de nos dedicarmos aos outros. Lilith tem relação com temas que são tabu e, na perspectiva de um excesso de benevolência, podemos ter dificuldade em ver como adequado o que pode ser acusado de egoísmo ou ingratidão.

É preciso que tenhamos atenção ao fato de que olhar para si é a regra primeira de sobrevivência e recuperação de saúde e forças. Somente quem está forte, saudável e vivo consegue auxiliar da melhor forma o outro que precisa. Além disso, precisamos pontuar que nem sempre a ajuda que o outro solicita é feita para algo que vá favorecê-lo. Altruísmo, por vezes, também envolve dizer não e apontar para o outro os motivos e argumentos pelos quais o auxílio que ele busca não será concedido. Saturno nos fornece a rigidez necessária para o movimento de observar e não permitir que a nossa generosidade seja usada para fins inadequados.

O dispositor da fase lunar é Júpiter, que nesse momento se encontra em quadratura com Vênus já em movimento direto no signo de Leão. Com este contato, Júpiter expande e pode conduzir a possíveis excessos e descompassos em nossas relações. No entanto, diferentemente da crescente sagitariana anterior, temos agora também um trígono com Mercúrio — que já saiu da retrogradação e coloca a racionalidade a pleno vapor.

Então, se por um lado, conflitos podem surgir, por outro o caminho do diálogo está indicado para as boas resoluções. O movimento do dispositor reitera a possibilidade de enganos, mas também de que a forma para encaminhar bem as questões não é da ordem da vazão emocional, e sim de sua condução ponderada e articulada com nossa elaboração mental.

Desenho de uma cabeça com um coração no lugar do cérebro

Quer saber como o nativo de cada signo receberá a influência dessa Lua Crescente em Sagitário? Leia abaixo as previsões para o seu signo solar e, para uma leitura mais detalhada e pessoal, leia também as previsões para o signo ascendente e o signo lunar do seu mapa de nascimento.

Lembrando que o céu não determina nosso destino, apenas aponta as possibilidades que nos estão disponíveis. São sempre as nossas ações e decisões que conduzem o caminho. Sejamos sábios!

Áries - O período pede ajustes no cotidiano e no modo como administra o que tem valor para você. É preciso organizar as questões internamente para que seja possível conduzir as ações com critério e adequada proporção no âmbito da vida prática. Quando organizamos as emoções e as dinâmicas internas, há um reverberar de energia de modo equilibrado no espaço exterior.

Não permita que a instabilidade interna se instale. É com equilíbrio pessoal que as atividades diárias terão oportunidade de reverberar em ganhos importantes.

Touro - Aproveite para observar o modo como você se expressa e a sua abertura para viver o prazer de modo mais profundo na vida. Há demandas externas que podem desafiar a sua zona de conforto, mas que, ao mesmo tempo, trazem o estímulo para maior comprometimento pessoal consigo na vida.

Encontrar a medida nesse processo é tarefa para ser desenvolvida dentro de si. Pois é por dentro que somos capazes de compreender o onde o prazer mora.

Gêmeos - Há uma tensão entre as parcerias e o campo social mais amplo que pode demandar maior esforço para que você mantenha entendimento e equilíbrio. Estabeleça a intuição como recurso para orientar a sua conduta nesse desafio e mantenha o vínculo íntimo com seu lugar de origem para dar parâmetro e direcionamento às ações.

É tempo de cuidar da sua sensação de conforto e pertencimento. Perceba em que campos ou a partir de quais conexões essa percepção de lar se estabelece na sua vida.

Câncer - Vamos lá investir nessas conversas importantes que não têm tido o espaço e o tempo necessários para se desenvolver. Saia um pouco do campo da expectativa e coloque o foco nas atitudes práticas e objetivas que possam impactar a sua relação com as pessoas, mas no âmbito das interações cotidianas como prioridade.

O dia de amanhã é sempre um possível que é construído a partir das nossas ações atuais, portanto não se perca do momento presente. Agir com ética e responsabilidade agora só tende a favorecer.

Leão - O período favorece o empenho que você puder dedicar à carreira profissional e ao seu papel social como um todo. É preciso criar espaços de atuação nos quais o seu talento possa ser apreciado. Não se deixe abater por inseguranças e medos. A sua criatividade tem poder para encontrar soluções e estabelecer parcerias que estimulem o seu potencial inventivo. O segredo é confiar em si mesmo e seguir em frente.

Mesmo que os passos a serem dados pareçam gigantes, lembre-se que as coisas ganham proporções distintas ao mudarmos nossa posição diante dos fatos.

Virgem - Saiba para onde você deseja ir e construa um caminho para trilhar até lá. Se há estrada para percorrer, é possível que haja muitos jeitos de fazer a viagem.

Compare o comportamento dos signos na Lua Crescente

Do ponto de partida ao ponto de chegada, negociações devem ser feitas e você precisa trabalhar sua capacidade de escuta. Há quem deseje lhe acompanhar na jornada, então avalie como a parceria pode ser desenvolvida. Mas deixe de ter a sua intenção e o seu desejo como os elementos a nutrir as decisões mais importantes.

Libra - Recolha-se e aproveite o momento para compreender, a partir do silêncio e da própria companhia, os ajustes que precisam ser feitos em suas interações sociais. Há o que aprender ao se colocar disponível primeiramente para si mesmo. Nas atividades cotidianas os desafios estarão sendo vivenciados de maneira intensa, por isso cuidado com a dispersão e com o excesso de exigência. Quando sentir que algo não está em equilíbrio, retorne o seu olhar para dentro e recupere o foco e a motivação correta.

Escorpião - Valorize os seus próprios recursos e entenda que eles também podem ser investidos naquilo que for importante nessa tarefa de alcançar novos patamares de realização na vida. Mesmo que as ideias agora pareçam dispersas ou sem objetivo, há possibilidade de que ali na frente você compreenda as arestas que devem ser podadas para dar forma ao projeto.

É hora de expandir a sua rede de contatos e confiar na ajuda das pessoas que estão ao seu lado para tornar esse movimento consistente.

Sagitário - O trabalho pede espaço na sua vida. Então esteja atento às interações do dia a dia com seus colegas de equipe. A sua determinação está em teste e será preciso empenho em compreender o que exatamente você está propondo.

Há chances de interações com pessoas da família que possam vir a desestabilizar o seu foco e a sua objetividade. Mas mantenha o compromisso com os temas importantes e deixe claro os limites importantes que devem ser mantidos. Mantenha seu equilíbrio interno e as oportunidades estarão mais acessíveis.

Capricórnio - É importante olhar para a frente nesse momento e permitir projetar algo bom para a vida. Há chance de bons encontros e de diversão por esses dias, então embarcar na leveza dos sorrisos compartilhados pode ser interessante. Não seja pessimista e abra a possibilidade de acreditar na beleza do que está acontecendo.

Por vezes a ilusão não vem do excesso de fé, mas do excesso de dúvida. Aproveite esses dias tranquilos para conversar e dissipar quaisquer possíveis compreensões equivocadas sobre as circunstâncias.

Aquário - Nas interações sociais é possível que alguns valores pessoais estejam sendo questionados e isso pode evidenciar, pelo conflito ou pela convergência, o que você tem sustentado por herança e o que tem descoberto como valor de ordem pessoal. Não duvide das respostas que você tem obtido nos últimos tempos, mas não se apegue a elas para responder às novas indagações que estão no caminho.

É um momento que pede cuidado e atenção para compreender as transformações importantes diante do sentido que você dá ao seu lugar de pertencimento.

Peixes - Os seus relacionamentos estão sendo colocados em questão para que seja possível avançar em direção a interações mais interessantes. Você está se colocando em dúvida e tentando encontrar certezas que possam orientar os passos a equilibrar vida pessoal e trabalho.

O diálogo tende a ser o recurso mais potente para sair dessas equações mentais que parecem não ter fim. Ouça as pessoas e descubra quem são aqueles que podem auxiliar em suas dúvidas. Reconheça o que precisa ser aprendido e modifique seu modo de agir.

Confira também: