por Erickson Rosa

Não se deixe paralisar pelo medo

Medo... Uma palavra que temos pavor só de ouvir. O medo é um dos principais motivos das pessoas não conseguirem alcançar seus objetivos. Ele pode paralisar você e não deixar que você saia de uma área de conforto.

A maioria das pessoas se deixa paralisar pelo medo. É o caso de quem não sai da zona de conforto. A zona de conforto nada mais é do que uma zona de segurança. Mesmo que a pessoa esteja sofrendo naquela situação, aquilo é algo familiar.

Um exemplo disso seria a pessoa que quer empreender, mas possui um medo terrível de se arriscar. Assim, ela sofre trabalhando em um local que não gosta e fica cada dia mais e mais triste. O medo de errar a paralisa de mudar a sua vida e de se arriscar em seu empreendimento.

Mas, agora vamos utilizar a lógica. Nesse caso, não seria melhor arriscar e não dar certo, do que ficar pensando se daria certo ou não? Porque nesse caso existe a probabilidade de você conseguir atingir seu objetivo. Ficar parado não resulta em uma mudança, mas sim na certeza de que nada vai mudar para melhor.

Uma das coisas que me ajudou a superar os meus medos foi uma instrução que ouvi em uma palestra sobre motivação. O palestrante estava falando sobre como o medo pode paralisar as pessoas e que assim se perde grandes talentos. Isso porque a maioria das pessoas não sabe o que é a coragem. Elas confundem coragem com a ausência do medo. Porém, o medo é uma emoção protetiva e sempre iremos carregá-la enquanto vivermos. Ela sempre estará presente em nossas vidas. Não é algo que podemos e nem devemos eliminar.

Então, o que vem a ser a coragem?

Coragem é agir apesar do medo. É superar o medo com suas ações. Você avança apesar de sentir medo. A emoção do medo continua dentro de você, mas ela não a paralisa. Ela não tem mais poder sobre você.

Para superar o medo devemos agir com coragem! A sensação de medo vai ficando cada vez menor à medida que vamos agindo em direção aos nossos sonhos. O medo só aumenta se ficamos parados imaginando situações catastróficas. Quando falo em medo, refiro-me às situações imaginárias, que existem apenas em sua mente. Esse tipo de medo não deixará você avançar, a menos que faça algo a respeito. E esse algo é ter a ação corajosa de mudar.

Para iniciar sua mudança, sugiro começar por questionamentos. Do que hoje tem medo? O que impede você de mudar sua vida? Qual o principal obstáculo que acredita precisar superar? Será que tendo as mesmas atitudes terá resultados diferentes? Que ações precisa iniciar para mudar sua vida?

Comece a agir com coragem, apesar de sentir o medo. Todas as pessoas que se arriscaram para dar um salto em sua vida em algum momento sentiram medo. Mas, esse medo não as paralisou, ele foi apenas um alerta para dizer que elas estavam saindo da zona de conforto e explorando realidades ainda não conhecidas.

E você? Está pronta para conhecer realidades novas? 

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.