por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para a decoração de Natal com o Feng Shui

O Natal é conhecido por ser uma época de amor, compaixão, presentes e, é claro, decorações maravilhosas que enfeitam o exterior e o interior das residências, comércios e qualquer outro lugar. Cada cantinho fica ainda mais especial com a alegria das decorações natalinas.

Durante o Natal, costumamos desejar muita saúde, prosperidade, luz e felicidade para todas as pessoas que amamos e, inclusive, para nós mesmos. E já que estes são os desejos do final do ano, por que não, então, decorar a casa de forma que ela emane energias positivas e coisas boas?

É claro que todos os elementos presentes na decoração de Natal são positivos, mas enfeites em excesso ou em escassez, ou muitos estilos e cores misturados podem tirar a harmonia de um ambiente, causando um pouco de confusão e energia negativa. Utilizando alguns ensinamentos do Feng Shui pode-se trazer muita paz, serenidade e alegria por meio dos apetrechos natalinos!

Há cinco elementos chineses básicos: árvore, fogo, terra, metal e água. Os elementos de decoração de Natal podem, sim, ser divididos nas cinco categorias elementares e, para que um ambiente esteja harmônico, você precisa contar com ao menos um item de cada elemento. Portanto, analisando todos os objetos que você tem e dividindo-os nessas categorias, você conseguirá ter um ponto de partida para criar a decoração de cada local.  

Para tornar o trabalho mais fácil, abaixo você vê uma tabela que já possui a segmentação dos princípios que você deve seguir – no caso, as cores, as formas e os materiais presentes em cada elemento. Assim, basta você pegar um dos seus objetos e verificar em qual categoria ele se encaixa.

Por exemplo: o pinheiro, claro, é um objeto do elemento árvore, mas o formato de pirâmide remete ao elemento fogo – um mesmo objeto pode representar mais de um elemento. Então, decore o pinheiro com itens do elemento metal, terra e água, e sua árvore natalina será perfeitamente equilibrada.

Escolha objetos dos cinco elementos para decorar um ambiente. No caso do exemplo da árvore, os cinco elementos estão presentes nela própria. Mas, caso você prefira, pode deixar somente os elementos fogo e árvore no pinheiro e os outros elementos poderiam ser distribuídos nos locais próximos à árvore.

Caso seja um local grande, procure balancear a quantidade de objetos de cada elemento. Dessa forma, não importa o tamanho do espaço e se ele tem muitos ou poucos objetos de decoração, ele estará bem equilibrado e, consequentemente, exalando energia positiva. Quando a energia de um local flui de forma harmônica, boa sorte é consequência para as pessoas que o habitam.

Veja abaixo alguns exemplos de objetos natalinos de cada elemento:

Árvore

Pinheiro (árvore de Natal) e itens em verde e azul claro (como laços e fitas, por exemplo).

Fogo

Lâmpadas de Natal (aquelas que piscam e normalmente possuem coloração alaranjada), o fogo das velas, estrelas (como a que fica no topo do pinheiro) e itens em vermelho (como as famosas meias do Papai Noel que são penduradas próximas à escada ou à lareira).

Terra

Caixas de presentes que possuam dobras (ou seja, as que têm o formato mais quadrado ou retangular), itens em argila ou pedra (como um presépio, por exemplo) e itens em tons amarelados.

Metal

Bolas da árvore prateadas ou douradas, laços dourados ou prateados, sinos e globos de neve.

Água

O elemento água pode parecer um pouco difícil de ser incorporado, mas não é. Basta escolher itens com as cores deste elemento. Ou, por exemplo, deixar um vaso com água e flores decorando o ambiente. O elemento não precisa estar necessariamente no item natalino, mas sim próximo a ele, mesmo que seja na cor do piso, no tipo da mesa de jantar, ou em qualquer outro item.


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.