Ciganos na Umbanda: conheça a origem e magia desse povo místico

A linha dos Ciganos é uma das mais recentes dentro da umbanda. Como eles não caracterizavam um grupo de entidades espirituais próprias até algumas décadas, muita gente acha que eles fazem parte da linha do Oriente ou até da linha dos Exus, uns dos maiores orixás. Mas os Ciganos assumiram um papel muito especial dentro da umbanda que você irá conhecer neste artigo.

Aqueles que cultuam essas entidades têm a paixão e alegria despertadas em seus corações, além de se beneficiarem com muita fartura e aprenderem a encarar a vida com entusiasmo. Desde o surgimento dos Ciganos, esse povo carrega consigo diversas tradições, mistérios e encantamentos. Na umbanda, tanta sabedoria é útil na resolução de problemas do amor e dificuldades financeiras.

Se você se interessou pelo potencial da linha dos Ciganos, continue a leitura para conhecer mais sobre esses poderosos guias espirituais.

Saiba mais sobre os Ciganos:

Quem são Ciganos na Umbanda?

Como vimos, os Ciganos são uma linha de trabalho de entidades presentes na umbanda. É importanto, no entanto, diferenciá-los de outras linhas que não correspondem a sua atuação.

É comum, por exemplo, que os Ciganos sejam confundidos com a linha do Oriente, chamando os Ciganos Guardiões por nomes de exus, como a Cigana 7 Saias, da estrada e da Padilha. No entanto, os ciganos não fazem trabalhos como os exus e diferenciam-se na forma de realizar os atendimentos — muitas vezes, recorrendo a baralhos, leitura das mãos, especiarias, incensos e, principalmente, os quatro elementos naturais.

Saiba tudo sobre a gira da Umbanda

Além disso, o povo cigano é uma etnia e não uma religião. Dessa forma, para ser cigano, apenas nascendo de pai ou mãe ciganos.

Outra confusão muito frequente é com a linha do Oriente, que prega o desapego às ideias já enraizadas na vida do homem ocidental. No caso da linha dos Ciganos, o conceito principal é o da liberdade, que pode ser aplicada na prática através do nomadismo, por exemplo.

Os Guardiões Ciganos trabalham em pares e protegem 9 Clãs Ciganos. Os seus nomes podem variar, como Esmeralda, Pablo, Sarita, Wladimir ou outros, assim como as áreas da vida em que atuam. As seis principais etnias do povo cigano na umbanda são: Ciganos Árabes, Ciganos Ibéricos, Familia Real Cigana, Ciganos do Leste Europeu, Ciganos Latinos e Ciganos Expurgos.

Todos eles seguem a orientação de Santa Sara Kali, a padroeira do povo cigano, e são regidos pelos orixás Ogum e Iansã.

Características dos Ciganos?

Cigana em uma mesa lendo cartas

Além do culto à liberdade, os Ciganos trazem características muito específicas. Uma das principais é o culto à natureza, aos astros e à ancestralidade. Utilizam muitas cores, cristais e pedras preciosas. Também recorrem ao tarô cigano e elementos como incenso de canela, mirra e muita dança.

Dentro dos rituais da umbanda, costumam falar em uma mistura de português com espanhol — pode acontecer também de falarem em romanês, a língua original dos ciganos. Agora que constituem uma linha própria de trabalho, podem aparecer dessa forma. Ou, ainda, trabalhar de forma caridosa na linha de Exu.

A mensagem mais importante trazida pela linha dos Ciganos é o extremo desapego, o culto à liberdade e a alegria de viver. Por isso, quem busca por essas entidades recebe um grande alívio ao se libertar das amarras e das frustrações que costumam se tornar um peso na rotina.

A saudação usada para se referir ao povo cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”. Elas querem dizer “salve” e ajudam a trazer energias positivas no momento da oração.

Origem e história de Ciganos na Umbanda

No Brasil, os primeiros relatos sobre a chegada dos ciganos data da metade do século XVI. Eles vieram de três etnias: Rom, Sinti e Calon, sendo a etnia Calon a que mais se popularizou com seus costumes e suas danças.

Em vida, são pessoas que não deixam herança e não acumulam bens. Costumam casar entre si, ainda muito jovens. Desde pequenas, as meninas já aprendem a fazer a leitura das mãos e a prever o futuro.

Os Ciganos não representam um grau evolutivo entre as entidades. Na verdade, eles dizem respeito a uma cultura da qual diversos espíritos são adeptos dentro de sua organização e hierarquias. Por isso, inicialmente, não eram considerado uma linha dentro da Umbanda.

Conheça a diferença entre Umbanda, Candomblé e Quimbanda 

No entanto, aproximadamente a partir dos anos 1990, o povo cigano na umbanda começou a conquistar níveis de espiritualidade até, enfim, se tornarem uma linha de trabalho própria. Através do som dos atabaques, dos pontos cantados e das danças expressadas dentro dos terreiros, os espíritos ciganos foram se aproximando e passaram a se manifestar de forma mais ordenada dentro da religião.

Antes disso, é claro, os Ciganos já podiam ser encontrados em alguns terreiros, mas em aparições individuais. Agora, por outro lado, eles aparecem dentro de uma escala evolutiva, que já não se confunde mais com outras linhas. Hoje, diversas casas organizam um ou mais dias para o culto específico aos ciganos.

Na espiritualidade, os ciganos são espíritos que estão sempre com um baralho cigano, adagas, cristais, pedras, lenços e outros itens; são extremamente desapegados; não cultuam vínculos; trabalham com vários orixás e veneram a Santa Sara Kali.

Dia de Ciganos

O Dia Internacional dos Ciganos é comemorado em 8 de maio. A data foi escolhida mundialmente por causa do Dia de Celebração da Cultura Cigana, celebrado desde 1971 em toda a Europa. Já no Brasil, a data escolhida para homenagear esses povos foi 24 de maio. O dia é o mesmo em que se comemora o dia de Santa Sara Kali, a padroeira dos ciganos.

O decreto está em vigor em território nacional desde 2006, por uma ação do programa especial da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Seppir. No mesmo ano, foi lançado um selo e um carimbo dos Correios em homenagem aos ciganos.

Em 24 de maio, são realizadas diversas festas homenagens à Santa Sara Kali e à tradição cigana, sejam elas dentro ou fora da umbanda.

Pontos de Ciganos

Falando em homenagem, os pontos são uma maneira de reverenciar as entidades, bem como chamá-las para os rituais que acontecem dentro dos centros. Na umbanda, os pontos são consideradas canções sagradas. Conheça alguns dos pontos de Ciganos mais famosos:

“Noite de Lua Cheia
Baila Cigano, Baila (bis)
Traz seu amor na pemba
No canto do Himalaia
Ciganada baila, baila sem parar
Esse dia lindo, canto de Iemanjá”

“No Alto da Serra
Numa festa cigana,
Eu vi o Cigano bailar
Toca as castanholas Cigano (bis)
Toca sem parar”

“Ele é um Cigano faceiro, ele é
Ele é das 7 linhas e não é do Candomblé
Ele vem de muito longe,
Seus filhos ajudar
Ele vem de muito longe
Saravá nesse congá”

“Ganhei uma barraca velha
Foi o Cigano quem me deu
O que é meu é do Cigano
O que é dele não é meu
O Cigano é puerê, puerê, puerá (bis)”

Oração a Ciganos

Cigana com uma bola de cristal

As preces também são uma alternativa quando você precisa da orientação dos Ciganos. A seguir, aprenda algumas das orações destinadas ao povo cigano na umbanda:

Oração a Santa Sara Kali

Uma homenagem a padroeira dos ciganos, essa prece é uma forma de pedir a proteção da santa e pedir por mais sabedoria para si e para a humanidade como um todo:

“Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial.
Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir.
Santa Sara, protetora dos Ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo, proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios.
Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Santa Sara, ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais.
Santa Sara, ajude os necessitados; dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar, neste momento.
Santa Sara, dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.
Santa Sara milagrosa, protetora dos Ciganos, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
Que Assim Seja!”

Oração cigana do amanhecer

Se o que você busca é mais leveza para encarar a vida, essa prece recorre aos astros e aos elementos da natureza para alcançar a clareza necessária:

“Salve o Sol, a natureza, o orvalho da manhã!
Salve Deus Todo Poderoso, que me dá a felicidade de tomar a bênção de toda a natureza.
Salve o vento, a chuva, as nuvens, as estrelas e a lua!
Salve as forças das águas, a terra, a areia e o solo fértil!
Que belo seja seu remédio, o pão que parto à mesa seja multiplicado.
O Universo me abraça e que os quatro elementos: Terra, Água, Fogo e Ar me dêem as forças necessárias pra lutar.
Meus caminhos sejam abertos, hoje e sempre com toda a pureza dos elementais, dos anjos mensageiros de Deus e da nossa Rainha Santa Sara Kali.
Optchá!”

Prece cigana

Reunindo sabedoria, intuição e liberdade, a prece cigana serve para buscar proteção e orientação dos ciganos. Com essa oração, é possível estimular a conexão espiritual com essas entidades e se beneficiar de seus ensinamentos.

“Salve a cigana, com sua saia colorida e seu sorriso alegre. Que sua alegria e seu encanto, Cigana, me inspirem todos os dias. Salve a cigana, com sua energia e seu olhar penetrante. Que sua intuição e sua magia, Cigana, estejam sempre ao meu lado. Salve a cigana, com seu amor e sua liberdade. Que sua força e seu poder, Cigana, me protejam a cada passo. Salve a cigana, com sua dança e sua alegria de viver. Que sua presença e sua bênção, Cigana, sejam meu guia eterno.”

Prece ao povo dos ciganinhos

Através dessa oração, você poderá se conectar ainda mais com os espíritos ciganos, incorporando muito da sua liberdade e mistério. Peça proteção e benções com essa prece:
“Salve o Povo dos Ciganinhos, portadores da magia cigana. Com suas cartas e cristais, iluminam nossos caminhos. Que vossa luz nos inspire.”

Rituais e oferendas a Ciganos

Antes de apresentar as oferendas aos Ciganos, é importante ressaltar que, dentro da umbanda, os trabalhos podem ser bastante sérios. Se for esse o seu caso, procure um centro e um trabalhador de confiança para ser orientado sobre a melhor maneira de preparar o seu ritual.

Desvende os mitos e curiosidades sobre a Umbanda

O culto aos ciganos se dá através de taças com vinho ou água, doces e frutas solares. Os cristais, incensos, pedras preciosas e banhos de chás também trabalham a energia dessa linha de entidades.

Uma das maneiras de preparar o alguidar para o Cigano é reunindo 3, 5 ou 7 tipos diferentes de frutas vermelhas, moedas douradas, charuto, quartinha de barro e vinho licoroso doce branco. Abra as frutas e arranje-as no alguidar. Depois, regue com mel e acrescente as moedas.

Outra forma é adicionando um maço de cigarros longos, xarope de groselha e 3, 5 ou 7 rosas vermelhas. Abra as frutas e arranje-as no alguidar novamente, colocando as rosas junto, acrescentando as moedas e, dessa vez, regando com groselha.

Em geral, os atendimentos com Ciganos envolvem o ensinamento de simpatias que podem ser usadas para conquistar maior liberdade em questões profissionais, econômicas e emocionais — as que mais nos aprisionam nos dias de hoje.

Curiosidades sobre Ciganos

Por ser uma linha de entidades recente, o culto aos Ciganos dentro da umbanda ainda é raro. São poucas as casas que trabalham com esses guias. Muitas vezes, as Ciganas aparecem de forma misteriosa, escondida.

No entanto, já existem terreiros que separam dias específicos para dedicar a eles, geralmente com vinho, água, doces e frutas. Nesses centros, as entidades ciganas do sexo feminino tendem a aparecer com uma personalidade bastante vaidosa, enquanto as entidades do sexo masculino demonstram masculinidade e virilidade.

Em muitas ocasiões, os Ciganos são chamados para realizar curas espirituais. Mas a sua maior função é dar conselhos, especialmente no âmbito profissional e amoroso. As ciganas se saem muito bem orientando em casos de amores complicados ou até infidelidade.

Sendo assim, vemos que a cultura cigana possui um papel extremamente importante na umbanda. Além de acalmar o coração daqueles que procuram os Ciganos, eles ainda ajudam a enxergar a vida com mais leveza e a alcançar maior liberdade nos assuntos pessoais e profissionais. Compartilhe esse artigo com quem gostaria de saber mais sobre o povo cigano e conheça mais sobre os guias espirituais.

Confira também: