por Valquiria Rita Geraldini

Durma bem com o auxílio da Terapia Floral

Não há nada mais delicioso do que ter uma boa noite de sono, mas nem sempre isto acontece. A insônia é uma queixa muito comum nos consultórios de Terapia Floral.

Angústia, tensões do cotidiano, pressa, medo, ansiedade, preocupações de todo o tipo e estresse podem ser causa da insônia. Sendo assim, tudo o que for feito para aliviar ou eliminar tais fatores tornará possível o retorno das noites bem dormidas.

A Terapia Floral, através do uso das essências florais, pode ser muito útil para as pessoas que estão perdendo o sono.

Existem diversas essências florais que podem ajudar para termos uma boa noite de sono. Para exemplificar, selecionei algumas essências do Sistema de Florais de Bach, criado pelo médico inglês Edward Bach, e do Sistema de Florais da Califórnia, criado por Patricia Kaminski e Richard Katz. São elas:

Impatiens (Florais de Bach)

Auxilia a reduzir a insônia na medida em que diminui a ansiedade. Impatiens é indicada para as pessoas que querem tudo para ontem e também para a inquietação, a irritabilidade, o nervosismo e a agitação;

Red Chestnut (Florais de Bach)

Indicada para as pessoas que perdem o sono porque são excessivamente preocupadas com as pessoas que ama e tem medo de que algo ruim aconteça com elas;

White Chestnut (Florais de Bach)

Traz paz e serenidade mental. É muito útil para as pessoas que não dormem, pois as preocupações ficam dando voltas na mente;

Rock Rose (Florais de Bach)

É indicada para quem tem pesadelos e terror noturno;

Morning Glory (Florais da Califórnia)

É muito útil para quem troca o dia pela noite equilibrando o ritmo biológico ajudando a recuperar o ritmo diurno;

Chamomile (Florais da Califórnia)

Acalma e diminui a ansiedade e a perturbação emocional. Auxilia quem tende a acumular tensão psíquica no decorrer do dia, principalmente na região do estômago, não conseguindo liberar o estresse emocional à noite e por isso sofrem de insônia.

Os florais não possuem contraindicação e podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade, inclusive bebês. Podem ainda ser usados como coadjuvante com qualquer outro tratamento que seja necessário. São encontrados nas boas farmácias de homeopatia e manipulação do país. Normalmente são utilizadas tomando-se 4 gotas 4 vezes ao dia.

Para melhorar a qualidade do sono é interessante também colocar em prática algumas atitudes. São elas:

  • Tomar um banho morno antes de dormir proporciona relaxamento físico e mental;

  • Após às 18 horas, evite álcool, comidas pesadas e bebidas estimulantes como o café;

  • Observe a temperatura do ambiente. A sensação de frio ou de calor excessivos podem prejudicar a qualidade do sono;

  • Após às 20 horas, evite atividades estimulantes como fazer ginástica intensa ou até mesmo assistir filmes de ação. Prefira fazer atividades físicas durante o dia;

  • Se você não consegue dormir, saia da cama e faça algo relaxante como tomar um banho, um chá ou ler até que o sono reapareça. 

Valquiria Rita Geraldini

+ artigos

Valquiria Rita Geraldini é Terapeuta Floral, instrutora em Visualização Criativa e escritora. Atende em consultório e online além de ministrar cursos e dar supervisão para profissionais da área.